Whatsapp icon Whatsapp

Antimônio

Antimônio é componente de sombras para olhos.
Antimônio é componente de sombras para olhos.
O antimônio é um metal sólido de cor cinza prateada, é quebradiço e pertence à família 5A da tabela periódica. O antimônio já foi aplicado na medicina para induzir o vômito em pacientes, mas seu uso foi discriminado por provocar a morte, pois a dose letal é muito próxima da permitida.

O minério sulfeto de Antimônio é retirado da natureza e dá origem ao metal Antimônio, esse metal possui a propriedade de se expandir quando submetido a resfriamento e solidificação.

Desde a Antigüidade o Antimônio é usado para fazer finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos. As ligas de chumbo e Antimônio são muito úteis, já que o Antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, o que permite um melhor acabamento aos objetos.

Outra aplicação de Antimônio é na forma de Óxido. Este composto pode ser adicionado a plásticos com o intuito de reter o fogo. E é justamente por esta propriedade que o Óxido de Antimônio é usado no interior de colchões para evitar que em eventuais incêndios o colchão se queime e gere chamas. Os sais de antimônio são aplicados também na fabricação de maquiagens.

No organismo humano este mineral também é útil, mas em pequenas doses (0,5 mg) diárias. A massa total de Antimônio em um adulto chega a 2 mg, não sendo necessário mais que isso para se manter saudável, e aliás, como já foi dito, em grandes doses pode ser fatal. Os efeitos adversos de pequenas doses são: fraqueza, depressão e dores de cabeça. Agora, a ingestão em altas doses provoca morte em apenas alguns dias.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Gesso para imobilizações é fabricado a partir de Sulfato de Cálcio.
Aplicação dos Sais Inorgânicos
Caráter iônico, Aplicação dos sais inorgânicos, Bicarbonato de sódio, Carbonato de amônio, Carbonato de lítio, Cloreto de amônio, Cloreto de sódio, Fluoreto de estanho II, Iodeto de sódio, Iodeto de potássio, Nitrato de potássio, Permanganato de potássio, Sulfato de bário, Sulfato de cálcio, Sulfato de ferro II, Nitrato de potássio, Sulfato de magnésio.
Recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio para desenvolver os ossos.
Cálcio
Mineral Cálcio, aleitamento materno, alimentos ricos em cálcio, derivados do leite, laticínios, fosfato de cálcio, osteoporose, baixos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, controle hormonal, redução de sintomas da tensão pré-menstrual.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
Flúor
Mineral flúor, alimentos que contêm flúor, água fluoretada, frutos do mar, fígado bovino, Teflon, polímero que contém flúor, efeito benéfico no esmalte dental, desmineralização dental, remineralização, osteoporose, manchas no esmalte dos dentes.
Damasco é uma fruta rica em Manganês.
Manganês
Metais de transição, metabolismo de carboidratos, excesso de manganês no organismo, deficiência de manganês, manganês afeta a capacidade reprodutiva, metais pesados, absorvido no intestino delgado.
Selênio
Selênio, sais minerais, alimentos ricos em selênio, nutriente capaz de proteger as células, efeitos de radicais livres, aparecimento de doenças crônicas, sistema imunológico, glândulas tireóide, combate ao câncer, luta contra o envelhecimento.
Toxicidade do Cromo
Esse elemento pode ser cancerígeno.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.