Whatsapp icon Whatsapp

Minerais no organismo

Os sais minerais no organismo humano desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.
Vários são os minerais que desempenham funções importantes no organismo
Vários são os minerais que desempenham funções importantes no organismo

A saúde do ser humano está relacionada com as mais variadas substâncias químicas, como proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios, sais minerais etc. Entre essas substâncias, os minerais ou sais minerais apresentam diversas e importantíssimas funções no organismo humano.

Antes de conhecer a importância dos minerais no organismo, é fundamental defini-los. Trata-se de substâncias inorgânicas, isto é, possuem origem mineral e não podem ser produzidos no organismo de um ser vivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo que não sejam produzidos por nós, os minerais desempenham funções vitais para o organismo, ou seja, a presença deles favorece o equilíbrio e manutenção de funções corporais básicas, como:

Funções corporais básicas dos sais minerais:

  • Condução de impulsos nervosos;

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Atividade e manutenção celular;

  • Ativação e regulação de atividades de diversas enzimas;

  • Controle do equilíbrio ácido-base;

  • Contração dos músculos;

  • Realização de processos metabólicos.

Funções estruturais no organismo:

  • Formação dos dentes;

  • Formação das unhas;

  • Formação dos ossos.

A importância da presença dos minerais no organismo é indiscutível. Todavia, devemos ter uma alimentação saudável para que todas essas funções possam ser realizadas. Veja alguns dos principais minerais provenientes de uma boa alimentação:

Exemplos de minerais, suas funções e alimentos que os possuem
Exemplos de minerais, suas funções e alimentos que os possuem

Uma alimentação rica em minerais é fundamental, já que a ausência deles também pode acarretar diversos problemas de saúde para o indivíduo. Alguns exemplos são:

  • Osteoporose

  • Deficiência no crescimento

  • Cãibras

  • Aumento da pressão arterial

  • Disfunção reprodutiva

Nos textos dispostos logo mais abaixo, você encontrará artigos que apresentam diversas informações sobre as funções de vários minerais no organismo humano, bem como sobre os problemas que podem ser gerados pela deficiência deles.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos de Minerais no organismo

Antimônio é componente de sombras para olhos.
Antimônio
Antimônio, doses corretas de antimônio no organismo, toxicidade do antimônio, metal sólido de cor cinza prateada, induzir o vômito em pacientes, Óxido de Antimônio, fabricação de maquiagens, sais de antimônio.
Gesso para imobilizações é fabricado a partir de Sulfato de Cálcio.
Aplicação dos Sais Inorgânicos
Caráter iônico, Aplicação dos sais inorgânicos, Bicarbonato de sódio, Carbonato de amônio, Carbonato de lítio, Cloreto de amônio, Cloreto de sódio, Fluoreto de estanho II, Iodeto de sódio, Iodeto de potássio, Nitrato de potássio, Permanganato de potássio, Sulfato de bário, Sulfato de cálcio, Sulfato de ferro II, Nitrato de potássio, Sulfato de magnésio.
Recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio para desenvolver os ossos.
Cálcio
Mineral Cálcio, aleitamento materno, alimentos ricos em cálcio, derivados do leite, laticínios, fosfato de cálcio, osteoporose, baixos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, controle hormonal, redução de sintomas da tensão pré-menstrual.
Já sentiu dor nessa região?
Cálculo renal
Você já ouviu falar de cálculo renal? Confira aqui como ele é formado e o que ele pode causar no organismo!
Cobre
Toxicidade do cobre, papel fundamental no metabolismo dos organismos vivos, acúmulo no organismo, cupremias, taxas de cobre, acúmulo maléfico, metal pesado, ácido nítrico, sintomas de intoxicação, excesso de cobre no organismo, sulfato de cobre é letal em humanos.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
Flúor
Mineral flúor, alimentos que contêm flúor, água fluoretada, frutos do mar, fígado bovino, Teflon, polímero que contém flúor, efeito benéfico no esmalte dental, desmineralização dental, remineralização, osteoporose, manchas no esmalte dos dentes.
O polifosfato evita a oxidação de carnes congeladas.
Fósforo
Fósforo e suas funções no organismo, metabolismo dos glicídios, metabolismo intermediário de açúcares, micronutriente, balanço ácido-básico do organismo, anemia, fraqueza muscular, polifosfato, agentes quelantes, auto-oxidação de lipídios.
Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
Magnésio
Magnésio, mineral essencial para o corpo humano, evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, aumentar a densidade óssea, reações metabólicas, produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.
Damasco é uma fruta rica em Manganês.
Manganês
Metais de transição, metabolismo de carboidratos, excesso de manganês no organismo, deficiência de manganês, manganês afeta a capacidade reprodutiva, metais pesados, absorvido no intestino delgado.
Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
Propriedades do Cloro
Cloro, gás em temperatura ambiente, cloretos, cloratos, cloreto de sódio, erupções vulcânicas, oxidante, branqueador, desinfetante, Benefícios do cloro, sistemas de saneamento básico, equilíbrio ácido-base, manutenção do Ph sangüíneo, ativação de enzimas, Ação tóxica do Cloro.
Selênio
Selênio, sais minerais, alimentos ricos em selênio, nutriente capaz de proteger as células, efeitos de radicais livres, aparecimento de doenças crônicas, sistema imunológico, glândulas tireóide, combate ao câncer, luta contra o envelhecimento.
Derivados do leite são ricos em sódio.
Sódio na medida certa
Quais são os benefícios e malefícios do sódio, mineral, metal alcalino, fisiologia animal, regulação osmótica do sangue, fluidos intercelulares, equilíbrio ácido-base, Letargia, Cefaléia, hipertensão, cloreto de sódio, distúrbios fisiológicos, Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Toxicidade do Cromo
Esse elemento pode ser cancerígeno.
Mariscos do mar são ricos em mineral zinco.
Zinco
Componente essencial no sítio ativo de muitas enzimas, Funções do Zinco no organismo, metabolismo celular, função neurológica, reprodução, síntese de hormônios, transmissão do impulso nervoso.
video icon
Biologia
Transgênicos
Se tornou bastante comum a utilização de alimentos transgênicos em nossa alimentação. Alguns produtos são produzidos com uma grande eficiência e conseguimos quase que 100% de aproveitamento graças a processos de transgenia, o debate sobre a segurança desses produtos ainda é muito grande e está longe de uma conclusão. Mas a verdade é que transgênicos estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.