Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química presente em alimentos
  4. Macarrão instantâneo: conheça seus componentes

Macarrão instantâneo: conheça seus componentes

A moda alimentar do século XXI é o que se conhece por “comida instantânea”, que ganhou seus adeptos pela praticidade do preparo. Para uma geração que mal tem tempo para se alimentar, os alimentos pré-cozidos (alimentos que tem seu preparo dentro de poucos minutos) apareceram como solução para uma alimentação rápida. Dentre eles podemos citar o mais popular de todos: o macarrão instantâneo. Só resta saber se este tipo de alimento é capaz de nutrir nosso corpo, e para isso te convido a dar uma espiada na composição:

Extrato de levedura: é ele que deixa o macarrão rico em vitaminas do complexo B, pode ser encontrado também em cervejas.

Vitamina B6: também conhecida como piridoxina, dá ao alimento um maior valor nutricional. Essa vitamina é a mesma encontrada em frutas e cereais.

É... parece que no quesito vitaminas esse alimento não deixa muito a desejar. Vejamos agora a origem daquele sabor de “quero mais”:

Guanilato dissódico: esse ingrediente, que também pode ser encontrado em batatas fritas e sopas instantâneas, constitui um fino pó branco capaz de intensificar o sabor do macarrão.

Glutamato monossódico: se classifica como aminoácido, é responsável por ativar as papilas gustativas, uma vez ativadas elas realçam o sabor do alimento.

Atenção: não é recomendável fazer uso desta alimentação diariamente como substituta aos alimentos convencionais, uma vez que a mesma não possui todos os nutrientes de que nosso corpo necessita para sobreviver.
Macarrão rico em vitaminas do complexo B.
Macarrão rico em vitaminas do complexo B.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Um dos benefícios do chocolate: sensação de prazer.
Chocolate é um alimento saudável?
Benefícios do chocolate, chocólatras, flavonóides, antioxidante, circulação sanguínea, manteiga de cacau, triptofano, magnésio, produção de serotonina, neurotransmissor cerebral, sensação de prazer, cafeína, teobromina, substâncias estimulantes, Amenizar a TPM, alimento energizante.
Vinho e sua ação no organismo.
Boas novas sobre o vinho
Conheça os benefícios da ingestão do fermentado de uva.