Whatsapp icon Whatsapp

Benefícios do chocolate

Benefícios do chocolate estão diretamente relacionados com a quantidade de cacau que o produto possui, sendo recomendada a ingestão de chocolate a partir de 70%.
Pedaços de chocolate em panela, em tábua; ao redor, porções de cacau em tigelas, em mesa.
O chocolate é produzido do cacau, fruto que apresenta compostos importantes para a nossa saúde.

Os benefícios do chocolate estão relacionados diretamente com a quantidade de cacau que ele possui. O cacau é um fruto rico em compostos fenólicos, os quais apresentam uma série de benefícios para a saúde, destacando-se seu alto poder antioxidante. O chocolate está relacionado com:

  • redução do risco de desenvolver alguns problemas crônicos;

  • aumento da sensibilidade à insulina;

  • melhora do humor;

  • ação anti-inflamatória.

Além disso, o chocolate é fonte de energia e fornece nutrientes importantes ao nosso corpo, como vitaminas e alguns sais minerais. É importante destacar, no entanto, que, para conseguir maiores benefícios ao consumir chocolates, deve-se optar por aqueles com maior quantidade de cacau.

Leia mais: Alimentação saudável — diferentemente do que muitos pensam, não é cheia de restrições ou sem sabor

Quais são os benefícios do chocolate?

Os benefícios do chocolate estão relacionados, principalmente, com a sua matéria-prima: o cacau. O cacau é o fruto do cacaueiro e destaca-se por apresentar uma grande quantidade de compostos fenólicos ou polifenóis — produtos do metabolismo da planta que apresentam efeitos importantes em nosso corpo. Entre os principais compostos fenólicos encontrados no cacau, estão os flavonoides e taninos.

Alguns compostos fenólicos apresentam grande capacidade antioxidante, como os flavonoides. Sabe-se que os danos oxidativos no DNA, as proteínas, os lipídios e os componentes celulares contribuem para desenvolvimento de várias doenças, incluindo aterosclerose, problemas pulmonares e desenvolvimento de cânceres. A presença de compostos antioxidantes no cacau e, consequentemente, no chocolate ajuda a proteger o organismo contra o estresse oxidativo, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

O chocolate atua ainda na melhoria da memória e função cognitiva cerebral, melhora a sensibilidade à insulina, apresentando, portanto, capacidade de reduzir a glicemia, e possui atividade anti-inflamatória. Alguns trabalhos demostraram também que o consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar em até 4% o teor de colesterol HDL, conhecido como “bom colesterol”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, quando nos alimentamos de produtos feitos do cacau, liberamos para o nosso organismo compostos fenólicos, como flavanóis e procianidinas, que atuam reduzindo a tendência de agregação das plaquetas e, consequentemente, prevenindo contra a formação de coágulos.

O chocolate também está relacionado com a melhora do nosso humor, uma vez que é fonte de triptofano, um precursor da serotonina, hormônio que regula o humor. O chocolate também reduz a liberação de cortisol e catecolaminas, combatendo, desse modo, a ansiedade. Ele é fonte também de teobromina, que apresenta propriedades diuréticas, estimulantes e relaxantes. A teobromina também atua diminuindo a pressão arterial.

Além de todos esses benefícios, devemos destacar que o alimento é fonte também de proteínas; gordura; sais minerais, como magnésio, cálcio e ferro; e vitaminas, como a E, C e do complexo B. Trata-se, portanto, de um alimento muito nutritivo e também energético.

Leia mais: Sais minerais — são substâncias inorgânicas que desempenham variadas funções nos organismos dos seres vivos

Quais são os melhores chocolates para a saúde?

Os chocolates que apresentam maiores benefícios à saúde são aqueles com maiores teores de cacau. Assim sendo, para conseguir aproveitar todos os benefícios do chocolate, recomenda-se que ele tenha 70% de cacau em sua composição. A quantidade diária de chocolate que pode ser ingerida diariamente para se observar benefícios à saúde ainda não está bem estabelecida.

É importante destacar que o chocolate ao leite apresenta menor quantidade de componentes benéficos à saúde, devido à baixa quantidade de cacau. Ele também é mais calórico que os chocolates amargos. Em relação ao chocolate branco, este contém apenas a manteiga do cacau em sua composição, o que faz com que não seja um verdadeiro chocolate. Trata-se, portanto, de um alimento com grande quantidade de calorias e que não possui os compostos benéficos encontrados na massa de cacau.

Quais as desvantagens do chocolate?

Rapaz segurando, com uma mão, uma barra de chocolate, e posicionando a outra na região do estômago, demonstrando sentir dor
Apesar de ser um alimento benéfico, o chocolate tem que ser ingerido com moderação.

É importante destacar que, apesar de o chocolate ser benéfico à saúde, seu consumo deve ser feito com moderação. O chocolate é um alimento que fornece grande quantidade de energia ao nosso corpo, podendo gerar, por exemplo, o ganho de peso e todos problemas associados a isso. O consumo exagerado também pode provocar problemas pontuais, como enjoos, refluxo, tonturas e diarreia.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Azocorantes
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os azocorantes, os corantes alimentícios!
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Comer muitos ovos de Páscoa faz mal?
Clique aqui e entenda por que comer muitos ovos de Páscoa faz mal mesmo o chocolate apresentando substâncias benéficas para o corpo humano.
Ovo de Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a história do ovo de Páscoa. Conheça sua origem, seu significado e qual sua relação com a Páscoa cristã.
Sacarose ou Açúcar Comum
Conheça a estrutura química da sacarose, mais conhecida como açúcar comum, a sua reação de obtenção e a reação de hidrólise com formação do açúcar invertido.
Ácido málico, ácido tartárico e ácido fumárico
Como estes três ácidos são usados pela indústria de alimentos?
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).