Whatsapp icon Whatsapp

Poder Calorífico de combustíveis

O Poder Calorífico de combustíveis é definido como a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será a energia contida.

Um combustível é constituído, sobretudo de hidrogênio e carbono, tendo o hidrogênio o poder calorífico de 28700Kcal/kg enquanto que o carbono é de 8140Kcal/kg, por isso, quanto mais rico em hidrogênio for o combustível maior será o seu poder calorífico.

Há dois tipos de poder calorífico:

• poder calorífico superior

• poder calorífico inferior

Poder Calorífico Superior

É a quantidade de calor produzida por 1 kg de combustível, quando este entra em combustão, em excesso de ar, e os gases da descarga são resfriados de modo que o vapor de água neles seja condensado.

Poder Calorífico Inferior

É a quantidade de calor que pode produzir 1kg de combustível, quando este entra em combustão com excesso de ar e gases de descarga são resfriados até o ponto de ebulição da água, evitando assim que a água contida na combustão seja condensada.

Como a temperatura dos gases de combustão é muito elevada nos motores endotérmicos, a água contida neles se encontra sempre no estado de vapor, portanto, o que deve ser considerado é o poder calorífico inferior e não o superior.

Fórmula para determinar o poder calorífico inferior.

Para a gasolina: Para o benzol:

PCI = PCS - 780 Kcal/Kg PCI = PCS - 415

Para álcool etílico: Para o óleo diesel:

PCI = PCS - 700 PCI =PCS - 730

Para álcool metílico:

PCI = PCS - 675

PCI = PODER CALORIFICO INFERIOR

PCS = PODER CALORIFICO SUPERIOR
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Gás Natural combustível
Composição do gás natural, combustível fóssil, fonte de energia não renovável, Vantagens do Gás Natural, gasodutos, gás inodoro e incolor, decomposição da matéria orgânica, geração de eletricidade e de força motriz, fonte de energia limpa.
Petróleo: mistura de hidrocarbonetos
Composição, extração e utilização desta riqueza subterrânea.
Produtos da combustão da gasolina
Conheça os compostos originados pela queima desse combustível.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.