Whatsapp icon Whatsapp

Gás Natural combustível

O gás natural é distribuído de forma segura pelos gasodutos.
O gás natural é distribuído de forma segura pelos gasodutos.
Composição

O gás natural é quimicamente definido como uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves, à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar.

A composição do gás natural pode variar bastante, o gás metano é o principal componente, podendo conter etano, propano, butano e outros gases em menores proporções. Apresenta baixos teores de dióxido de carbono, compostos de enxofre, água, nitrogênio, esses são denominados de contaminantes do gás natural.

Origem

É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.

Utilização

Na área de transportes, pode ser utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.

Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, e ainda como matéria-prima nos setores químico, petroquímico e de fertilizantes.

Vantagens do Gás Natural

- A sua combustão é completa, liberando como produtos o dióxido de carbono e vapor de água, sendo os dois componentes não tóxicos, portanto o gás natural é uma fonte de energia limpa, produz baixo impacto ambiental. Substitui outros combustíveis mais poluentes, como óleos combustíveis, lenha e carvão.

- Possui facilidade de transporte e manuseio, não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis. Sua distribuição é feita através de uma rede de tubos e de maneira segura, os chamados gasodutos.

- Proporciona uma maior segurança por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento. Essa é a grande diferença em relação ao gás de cozinha (GLP), que por ser mais pesado que o ar tende a se acumular junto ao ponto de vazamento, facilitando a formação de mistura explosiva.

Por ser um combustível fóssil (formado a milhões de anos), apresenta a desvantagem de ser uma energia não renovável, portanto finita.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cientista calibrando a entrada de ar em um bico de Bunsen.
Combustão
Conheça mais sobre a combustão, suas características, tipos e aplicações. Veja também alguns exercícios sobre o tema.
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Álcool: mais vantagens sobre outros combustíveis.
Combustível Álcool
Processo de obtenção do álcool, vantagens no uso do álcool etílico, Álcool combustível, etanol, líquido inflamável, índice de octonas, octonagem, poder calorífico do álcool combustível, motor de combustão interna.
Asfalto é um subproduto do petróleo.
Destilação do petróleo
Conheça os subprodutos dessa riqueza natural.
Imagem que ilustra a pressão nas jazidas de petróleo.
Extração de petróleo
Como essa grandeza econômica é retirada da natureza?
O óleo diesel abastece máquinas de grande porte.
Oleo Diesel
Combustível derivado do petróleo, classificação do óleo diesel, produto inflamável, Rudolf Diesel, motores de grande porte, refino do petróleo, destilação fracionada, nafta, querosene, gasóleo, Extra Diesel Aditivado, óleo diesel Tipo Metropolitano, óleo diesel Tipo Interior.
Poder Calorífico de combustíveis
Quantidade de energia interna contida no combustível.
Produtos da combustão da gasolina
Conheça os compostos originados pela queima desse combustível.
Qual combustível afeta menos a atmosfera?
Qual polui mais: Álcool ou Gasolina?
Decida qual deles usar e garanta um futuro melhor para as próximas gerações.
video icon
Biologia
Peroxissomos
Peroxissomos são organelas membranosas de contorno arredondado que ocorrem em células animais e de plantas. Estão diretamente ligados à oxidação de certas substâncias orgânicas, em especial ácidos graxos. São famosos por estarem relacionados com processos de desintoxicação da célula e, assim, do organismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.