Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Petróleo: mistura de hidrocarbonetos

Petróleo: mistura de hidrocarbonetos

O Petróleo é um produto da transformação da matéria orgânica (encontrada no fundo dos mares ou em terra) que passou por modificações ao longo de milhares de anos. O nome dado a essa espécie deriva do latim: petra = pedra, oleum = óleo e, como o próprio nome já diz, é um líquido oleoso (denso e de cor escura), extraído da pedra.

Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.

Jazidas de Petróleo: talvez você pense que o petróleo é encontrado na forma de um rio subterrâneo, mas não é verdade. O óleo fica impregnado às rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia) e estas o absorvem transportando-o para o interior da crosta terrestre. As jazidas (poços de petróleo) são formadas porque algumas rochas são impermeáveis, sendo assim, o óleo se acumula formando poços de petróleo.

Extração de Petróleo: primeiro é preciso localizá-lo, o que é difícil porque se encontra em locais subterrâneos. Após a etapa de localização é hora de perfurar o poço, e para retirar o petróleo depende da quantidade de gás presente: se for em grande quantidade o óleo é expelido sozinho em razão da pressão exercida sobre o mesmo, agora se não houver pressão alguma é preciso recorrer às bombas de extração.

Utilizações do Petróleo: sua utilização mais conhecida é como combustível de automóveis, mas também é usado na obtenção de plásticos, fibras artificiais e até medicamentos.
Petróleo bruto.
Petróleo bruto.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Poder Calorífico de combustíveis
Quantidade de energia interna contida no combustível.
Volatilidade de combustíveis
Porcentagem do combustível a uma dada temperatura.
Calor, Peso e Viscosidade de combustíveis
Propriedades presentes em combustíveis.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos
Você conhece os riscos da poluição por petróleo? Clique aqui e conheça os principais danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos.
Como o petróleo refinado é classificado?
Densidade do petróleo
Classificação do petróleo pela escala API.