Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Produtos da combustão da gasolina

Produtos da combustão da gasolina

A gasolina é um combustível composto por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16  a  C11H24.

Os produtos da combustão da gasolina são gerados pelo escapamento de automóveis e são:

Monóxido de carbono (CO) - produto típico dos motores de combustão interna, é formado porque a combustão é incompleta. Não há oxigênio suficiente disponível para reagir rápida e completamente com todo o carbono disponível;

Óxidos de nitrogênio (NOx) - o nitrogênio e o oxigênio no ar se combinam de várias maneiras;

Hidrocarbonetos não queimados (HC) - nem todos os hidrocarbonetos são consumidos durante a reação, porque a fase de combustão é muito rápida.

Existe um acessório nos carros que permite conter um pouco destes poluentes, são os catalisadores: a função deles é transformar os gases de escape em substâncias inofensivas. Os catalisadores podem eliminar o monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos, o processo consiste na reação com bastante oxigênio. O grande problema é que os catalisadores não retêm todos os poluentes, e alguma porção sempre escapa.

Podemos facilmente visualizar estes poluentes nos grandes centros urbanos, estão na forma de smog (nevoeiro de fumaça), que constitui uma camada densa e escura. Em dias quentes essa camada se intensifica, e pode ser diminuída com a chuva: este agrado da natureza pode aliviar um pouco da fumaça e da sensação de abafamento provenientes da poluição.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O óleo diesel abastece máquinas de grande porte.
Oleo Diesel
Combustível derivado do petróleo, classificação do óleo diesel, produto inflamável, Rudolf Diesel, motores de grande porte, refino do petróleo, destilação fracionada, nafta, querosene, gasóleo, Extra Diesel Aditivado, óleo diesel Tipo Metropolitano, óleo diesel Tipo Interior.
O gás natural é distribuído de forma segura pelos gasodutos.
Gás Natural combustível
Composição do gás natural, combustível fóssil, fonte de energia não renovável, Vantagens do Gás Natural, gasodutos, gás inodoro e incolor, decomposição da matéria orgânica, geração de eletricidade e de força motriz, fonte de energia limpa.
Poder Calorífico de combustíveis
Quantidade de energia interna contida no combustível.
Calor, Peso e Viscosidade de combustíveis
Propriedades presentes em combustíveis.
A gasolina adulterada é um lucro fácil para o dono do posto, mas representa possíveis prejuízos para o consumidor
Adulteração da gasolina e suas consequências
Saiba como é realizada a adulteração da gasolina, quais são os produtos usados mais frequentemente e quais as consequências para o carro.
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Smog ao oeste de Los Angeles, Califórnia
Smog fotoquímico e industrial
Conheça o smog, um tipo de poluição atmosférica tão nocivo que levou 4000 pessoas à morte em Londres no ano de 1952.
Ilustração de um motor de explosão interna com quatro pistões
Funcionamento do Motor de Combustão Interna
Conheça os estágios de funcionamento do motor de combustão interna e entenda como a gasolina faz o carro andar.