Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Tragédia de Bhopal

Tragédia de Bhopal

A cidade de Bhopal está localizada na Índia Central, ela foi palco de uma das maiores tragédias da história. Tudo começou em 3 de dezembro de 1984, em uma fábrica de inseticidas que utilizava a seguinte reação para obter seu produto final:

Isocianato de metila                            1-naftol                                          1-naftol-N-metilcarbamato (inseticida Sevin)

A matéria prima, Isocianato de metila, usada neste processo é uma substância gasosa altamente tóxica. A fábrica usava grande quantidade do gás e por isso mantinha cheio o estoque nos tanques. Ocorreu que na madrugada do dia 03, em razão de inúmeras falhas, o gás retido nos tanques vazou completamente. No mesmo instante, milhares de pessoas saíram às ruas sentindo os seguintes sintomas: dificuldade para respirar, olhos queimando, tonturas, entre outros. A perda da visão foi uma das sequelas dos acidentados, e o pior, várias pessoas (dentre elas crianças) chegaram a óbito no mesmo dia e nos dias seguintes.

Muitas mulheres grávidas que habitavam a cidade de Bhopal sofreram abortos instantâneos e houve morte de grande parte dos bebês que nasceram naqueles dias. Foi uma verdadeira catástrofe. Calcula-se que nas primeiras horas o acidente fez cerca de 8000 vítimas fatais. E nos anos que sucederam, o número de mortos chegou a 22.000.

Acidentes como o de Bhopal, demonstram a falta de respeito ao próximo. Os avanços tecnológicos não podem ultrapassar os princípios da cidadania e da ética.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

DDT – O inseticida cancerígeno

Vítimas do acidente de Bhopal.
Vítimas do acidente de Bhopal.
Publicado por: Líria Alves de Souza