Whatsapp icon Whatsapp

Fertilizantes químicos e poluição

Fertilizantes: benefícios para as plantas, mas, e nós?
Fertilizantes: benefícios para as plantas, mas, e nós?

A agricultura se sustenta com a ajuda dos fertilizantes químicos, se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial. Mas juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos e mares. A razão de os poluentes estarem ligados à plantação de verduras e legumes você fica sabendo agora.

Os fertilizantes contêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais. Esses compostos, quando presentes na água, aumentam consideravelmente a população de algas e plantas, pois como o próprio nome diz, eles tornam o solo fértil. E a consequência desse distúrbio na vegetação aquática é a Eutrofização.

O fenômeno de Eutrofização é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água. Veja as consequências em Oxigênio dissolvido da água (link).

Quem não se lembra do DDT? A utilização desse fertilizante foi proibida nos anos 70, depois que foi revelada sua ação tóxica e cancerígena em organismos vivos.

É por esses e outros motivos que a Agricultura deve ser uma atividade bem planejada, não se tornando uma inimiga e sim uma atividade aliada da natureza.

Veja mais!
Oxigênio dissolvido da água
Malefícios do DDT

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Acidentes caseiros com produtos químicos
Como prevenir intoxicações dentro de sua casa.
Demanda Química de Oxigênio
Demanda Química de Oxigênio, quantidade de oxigênio dissolvido, degradação de matéria orgânica, Demanda Bioquímica de Oxigênio, oxidação da matéria orgânica biodegradável, ataques biológicos, oxidante químico, dicromato de potássio.
Soluções para o meio ambiente
Como diminuir os índices de CO2 utilizando elementos químicos.
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.