Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta da família das Zingiberaceae e originária da ilha de Java, Índia e China. A planta foi levada para a Europa durante as Cruzadas, tendo se propagado por todo o continente. No Brasil, o gengibre foi introduzido pelos portugueses por volta do século XVI.

A planta pode medir até 1m de altura, possui folhas verde-escuras, caule grosso e subterrâneo, além de flores tubulares. Suas propriedades medicinais são conhecidas a milhares de anos atrás. De fato, o gengibre é indicado para amenizar os sintomas de gripes, resfriados, tosses e outras doenças respiratórias. É o rizoma da planta, isto é, seu caule subterrâneo, que é aproveitado na maioria dos casos.

Os rizomas também podem ser utilizados na culinária, no preparo de temperos, molhos e doces, ou consumidos em sua forma crua.
Gengibre
Gengibre
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
O mel é rico em lactose e glicose, auxiliando na alimentação e armazenamento de fontes de energia
Mel
Saiba mais sobre esta preciosa fonte energética, feita a partir do néctar das flores.
Leite
Leite
Composição e benefícios à saúde
A cúrcuma é uma planta muito utilizada como corante.
Cúrcuma
Clique aqui para saber mais sobre a cúrcuma, uma planta muito utilizada atualmente como corante. Confira algumas características da cúrcuma, como ela é usada e como é vendida. Além disso, conheça também algumas de suas propriedades farmacológicas e também se ela pode ser prejudicial à saúde.
Chicória
Chicória
Chicória, hortaliças, benefícios da chicória para a saúde, importância dos alimentos na saúde, origem da chicória, consumo e emprego da chicória na culinária, saúde, escarola.
Limão: o ácido que pode ser base.
Gastrite combina com limão?
Dá para acreditar? Conheça as propriedades benéficas do limão para o tratamento da desagradável gastrite.