Gastrite combina com limão?

Por tratar-se de uma fruta cítrica, muitos acreditam que o limão piora os terríveis sintomas da gastrite. Porém, alguns fatores evidenciam justamente o contrário.

A gastrite é uma inflamação da camada superficial do tecido de revestimento do estômago: a mucosa gástrica. Estresse, tabagismo, alimentação inadequada, abuso do álcool e a presença da bactéria H. pylori são alguns fatores que propiciam sua manifestação. Como sintomas, temos queimação, mal-estar, dor de cabeça e, em alguns casos, vômito. Estes ocorrem quando o indivíduo come muito depressa ou fica sem se alimentar em intervalos grandes; e quando ingere determinados alimentos ou sente emoções fortes.

Na medicina popular, vegetais como acelga, alface, cebola, chuchu, mamão, pera e tamarindo são indicados para se tratar desta moléstia. Ouve-se também falar no uso do limão para tal – mas será que essa é uma boa ideia?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitas pessoas acreditam que o limão, por ser ácido, pode ser um grande vilão do estômago e duodeno, principalmente para aqueles que são acometidos pela gastrite. Entretanto, não é bem isso o que acontece.

Uma vez ingerido, este fruto, oriundo da planta Citrus limonum, estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no nosso organismo. Além disso, o ácido cítrico se oxida, atuando como uma base. Tais substâncias, aliadas aos outros componentes do limão - felandrina, hidrocarbonetos terpênicos, limonina, óleo essencial, ácidos orgânicos, bioflavonoides, pectinas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, sais minerais e vitamina C - controlam a acidez estomacal e eliminam resíduos, regenerando os tecidos inflamados. Assim, previne também outras doenças.

Limão: o ácido que pode ser base.
Limão: o ácido que pode ser base.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
O estímulo a uma alimentação saudável deve se iniciar ainda na infância.
Alimentação saudável
Você sabe como ter uma alimentação saudável? Neste texto, traremos algumas dicas sobre alimentação saudável e citaremos alguns erros quando o assunto é alimentação.
Chicória
Chicória
Chicória, hortaliças, benefícios da chicória para a saúde, importância dos alimentos na saúde, origem da chicória, consumo e emprego da chicória na culinária, saúde, escarola.
Gengibre
Gengibre
Gengibre, características do gengibre, importância do gengibre na saúde, alimentos, origem do gengibre, alimentos, alimentação, saúde.
Açaí + morango: mistura antioxidante.
Alimento rejuvenescedor
Descubra a fórmula da juventude!
Cenoura
Cenoura
Cenoura, raiz rica em vitamina A, valor nutritivo da cenoura, legume, legume que contém vitamina A, formas de consumo da cenoura, legume que contém sais minerais, betacaroteno, vitaminas do complexo B.
O jiló é um fruto amplamente utilizado na culinária
Jiló
Descubra alguns aspectos interessantes a respeito do jiló e seus benefícios para a saúde.
Rabanete
Rabanete
Rabanete, hortaliças, importância do rabanete na saúde, saúde, valor nutritivo do rabanete, importância dos alimentos na saúde.
A deficiência em Vitamina A pode causar diversos distúrbios oculares
A deficiência de Vitamina A e a Xeroftalmia
Compreenda o que é a Xeroftalmia e suas consequências.