Perigos do Fast-Food

O tempo talvez seja um dos principais elementos de valor no contexto globalizado atual. As sociedades, majoritariamente as ocidentais, se tornaram muito apressadas. Um reflexo dessa “correria” é encontrado na alimentação, nos chamados fast-foods (do inglês, “comida rápida”).

Fast food é uma expressão utilizada para se referir a todo alimento preparado em um pequeno intervalo de tempo e consumido por conveniência, como sanduíches e pizzas. De fato, esse hábito alimentar se tornou um elemento cultural em alguns lugares, especialmente nos Estados Unidos, fato criticado desde o final do século XX. Um dos piores perigos desse hábito foi comprovado através dos dados demonstrando a obesidade dos americanos: Entre 1988 e 1994, 23% dos habitantes do país podiam ser caracterizados clinicamente como obesos. Em 1999, esse número subiu para 30%.

Além de uma refeição dessas ser extremamente calórica (um sanduíche, um refrigerante médio e algumas batatas fritas possuem em torno de 1500 Kcal), correspondendo à grande parte do que deveria ser ingerido num dia, pode causar problemas de saúde. A grande quantidade de gordura presente nesses alimentos pode elevar os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças coronárias. Além disso, o açúcar presente nesses alimentos pode ter uma ligação direta com doenças cardíacas e diabetes.

Segundo o estudo Desenvolvimento do Risco Arterial Coronário em Jovens Adultos feito nos Estados Unidos, a obesidade é responsável por cerca de 300 mil mortes no país, e a cultura do fast-food é, provavelmente, o principal responsável por isso.
Fast-food
Fast-food
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Rúcula
Rúcula
Rúcula, vegetal da mesma família da mostarda, dos brócolis e do agrião, origem do agrião, valor nutritivo da rúcula, formas de consumo da rúcula, conservação da rúcula, aspectos a serem observados ao comprar a rúcula.
Alface
Alface
Alface, hortaliças, importância da alface para a saúde, vitaminas, sais minerais, consumo da alface, saladas.
Noz
Noz
Noz, fruto da nogueira, origem da nogueira, alimento nutritivo, alto valor energético, fruto de sabor levemente amargo, valor nutritivo do fruto, formas de conservação da noz.
Cereais integrais são muito importantes para a saúde
O consumo de cereais integrais
Por que alimentar-se com cereais integrais?
Alimentos cultivados sem produtos químicos
Alimentos Orgânicos
Alimentos Orgânicos, o que são alimentos orgânicos, benefícios dos alimentos orgânicos, polêmicas voltadas aos alimentos orgânicos, os alimentos orgânicos produzidos no Brasil.
Pão Integral
Pão
Pão, alimento preparado com farinha, alimento fonte de energia, nutrientes presentes no pão, tipos básicos de pão, pão levedado, pão ázimo, pão integral, história do pão, industrialização do pão, o surgimento das primeiras padarias.