Alimentos Orgânicos

São chamados alimentos orgânicos aqueles que são cultivados de maneira especial, livres de agrotóxicos e que são produzidos em solo trabalhado. Em relação aos alimentos de origem animal, não possuem hormônios de crescimento, anabolizantes e outras drogas. Podem ser alimentos orgânicos: verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros.

Os alimentos orgânicos favorecem o organismo e ainda o meio ambiente, pois são isentos de qualquer tipo de adubo químico bem como pesticidas. Também não utilizam sementes transgênicas para o cultivo, já que nessa especialidade alimentícia o produtor não pode modificar as características reais do solo e do meio a serem utilizados no plantio.

Apesar de serem produzidos de forma mais natural, os alimentos orgânicos ainda são fontes de várias pesquisas e discussões, pois não foi comprovada a sua superioridade quanto aos alimentos convencionais. Acredita-se que por não terem auxílio de produtos químicos para se defenderem, as plantas orgânicas trabalham em ritmo mais acelerado para produzir maior quantidade de substâncias antioxidantes (hipótese).

Dentre os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil destacamos: cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem. É importante ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outros.
Alimentos cultivados sem produtos químicos
Alimentos cultivados sem produtos químicos
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Fast-food
Perigos do Fast-Food
Perigos do fast-food, a cultura do fast-food, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, calorias presentes em uma refeição fast-food, saúde.
Alimentação e saúde
A importância de se alimentar-se bem.
Rúcula
Rúcula
Rúcula, vegetal da mesma família da mostarda, dos brócolis e do agrião, origem do agrião, valor nutritivo da rúcula, formas de consumo da rúcula, conservação da rúcula, aspectos a serem observados ao comprar a rúcula.
O mel é rico em lactose e glicose, auxiliando na alimentação e armazenamento de fontes de energia
Mel
Saiba mais sobre esta preciosa fonte energética, feita a partir do néctar das flores.
Cereais integrais são muito importantes para a saúde
O consumo de cereais integrais
Por que alimentar-se com cereais integrais?
Ao utilizar agrotóxicos sem a devida proteção, o trabalhador rural coloca em risco sua saúde
Os agrotóxicos e nossa saúde
Conheça os riscos que os agrotóxicos proporcionam à saúde humana, bem como os sintomas de intoxicação.
As pirâmides alimentares são diferentes em cada país, pois adotam a realidade de seu povo
Pirâmide alimentar
Saiba o que é a pirâmide alimentar e por que é importante compreendê-la!
Inhame
Inhame
Inhame, benefícios do inhame para a saúde, maiores produtores de inhame, utilização do inhame na culinária, características do inhame, alimentos, saúde.
Pão Integral
Pão
Pão, alimento preparado com farinha, alimento fonte de energia, nutrientes presentes no pão, tipos básicos de pão, pão levedado, pão ázimo, pão integral, história do pão, industrialização do pão, o surgimento das primeiras padarias.
Cenoura
Cenoura
Cenoura, raiz rica em vitamina A, valor nutritivo da cenoura, legume, legume que contém vitamina A, formas de consumo da cenoura, legume que contém sais minerais, betacaroteno, vitaminas do complexo B.
Proteja seu sorriso com fibras.
Alimentos benéficos à saúde bucal
Mantenha seu sorriso comendo!