Pão

Pão Integral
Pão Integral
O pão, alimento preparado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, está presente na mesa de todos os povos e classes sociais. É uma ótima fonte de energia, contém importantes nutrientes, como carboidratos e proteína, o que faz dele um alimento apropriado para todas as fases da vida.

A mistura básica do pão pode ser acrescentada de gordura, especiarias, frutas secas ou cristalizadas, e ainda enriquecida com fibras, como linhaça ou aveia. Existem dois tipos básicos de pão: o pão levedado acrescentado de levedura ou fermento e o pão ázimo, não fermentado.

Segundo historiadores, o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia. Acredita-se que os primeiros pães foram elaborados de farinha misturada ao fruto do carvalho. Seriam alimentos achatados, duros, secos e impróprios para o consumo logo após o preparo, em razão do gosto bastante amargo.

O pão integral é composto por farinhas integrais, ou seja, com farinhas completas das quais não foram retirados quaisquer constituintes.

Existem relatos sobre o surgimento do pão que datam cerca de seis mil anos antes de Cristo, no Egito, onde o pão foi levedado e teria sido descoberta a fermentação. Em função das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar entre quatro a oito horas.

A industrialização do pão ocorreu somente no século XIX, com o aparecimento da máquina, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais).

As primeiras padarias apareceram em Jerusalém, depois dos hebreus terem aprendido as melhores técnicas de fabricação e obtido a receita com os egípcios.

O alimento também teve sua história na Grécia e em Roma. Na Grécia ocorreu no mesmo período que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde, 800 a.C.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Alimentos cultivados sem produtos químicos
Alimentos Orgânicos
Alimentos Orgânicos, o que são alimentos orgânicos, benefícios dos alimentos orgânicos, polêmicas voltadas aos alimentos orgânicos, os alimentos orgânicos produzidos no Brasil.
Almeirão
Almeirão
Almeirão, valor nutritivo do almeirão, importância do almeirão na saúde, importância dos alimentos na saúde, saúde, chicória amarga, consumo do almeirão, valor nutricional do almeirão.
O brócolis é um alimento nutritivo que tem sido cada vez mais comercializado.
Brócolis
Conheça mais sobre o brócolis, uma hortaliça que faz muito bem à sua saúde, estando relacionada até mesmo com prevenção contra o câncer.
Fruto do pé de guaraná.
Guaraná em pó
Propriedades e benefícios do uso do guaraná em pó.
Noz
Noz
Noz, fruto da nogueira, origem da nogueira, alimento nutritivo, alto valor energético, fruto de sabor levemente amargo, valor nutritivo do fruto, formas de conservação da noz.
Fast-food
Perigos do Fast-Food
Perigos do fast-food, a cultura do fast-food, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, calorias presentes em uma refeição fast-food, saúde.
video icon
História
Guerra dos Sete Anos
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco da história da Guerra dos Sete Anos, conflito travado entre diversas monarquias nacionais europeias em torno do controle de regiões de exploração colonial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?