Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome da fome noturna

A síndrome provoca obesidade a longo prazo.
A síndrome provoca obesidade a longo prazo.
A Síndrome da Fome Noturna é um problema que acomete inúmeras pessoas na atualidade. Caracterizada pela falta de apetite durante o dia e o inverso durante a noite, se manifesta em pessoas que possuem vida agitada, alto grau de estresse, ansiedade e pressão no trabalho. Existem pessoas que após cerca de duas horas de sono acordam para atacar a geladeira, sentem necessidade de ingerir algo (normalmente bem calórico) antes de voltar pra cama.

Algumas pessoas que possuem essa síndrome conseguem se recordar do acontecido, mas algumas não se lembram de nada. Não se sabe ao certo a origem dessa necessidade, se origina ao dormir e faz com que a pessoa acorde para saciá-la ou se origina após a pessoa acordar, porém acredita-se no envolvimento da melatonina e lipitina liberadas pelo cérebro durante o sono. Aos portadores da síndrome pode haver insônia, dor de cabeça, irritação, cansaço, aumento do colesterol, hipertensão, diabetes e outros.

A doença pode ser tratada por um psicólogo na busca por controlar os impulsos que provocam a má alimentação. A reeducação alimentar, na tentativa de resgatar a boa alimentação durante o dia, também pode ser útil durante o tratamento.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Andropausa
Andropausa, o que é andropausa, sintomas da andropausa, período em que a andropausa ocorre, exames que devem ser feitos para diagnosticar a andropausa, tratamento para a andropausa.
Narcolepsia
Distúrbio do sono que pode provocar constrangimentos e colocar a pessoa em situações de perigo.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar
Dicas para enfrentar o clima seco.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.