Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias foi um navegante português que fez parte das expedições durante as Grandes Navegações. Ele teve origem em uma família da pequena nobreza, iniciando sua trajetória como navegante na década de 1480. Em 1488, liderou uma das expedições mais importantes para a história de Portugal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse ano, ele liderou a expedição que realizou o feito de contornar o Cabo das Tormentas (renomeado como Cabo da Boa Esperança), abrindo o caminho para que os portugueses pudessem alcançar a Índia. Fez parte da expedição de Cabral, falecendo após sua embarcação naufragar no caminho para a Índia, em 1500.

Leia também: Cristóvão Colombo — o navegante genovês que liderou a expedição espanhola que chegou à América em 1492

Resumo sobre Bartolomeu Dias

  • Bartolomeu Dias foi um navegante português do período das Grandes Navegações.

  • Ele nasceu por volta de 1450, em Mirandela, sendo de uma família da pequena nobreza.

  • Em 1488, Bartolomeu Dias liderou a expedição portuguesa que contornou o Cabo das Tormentas (renomeado como Cabo da Boa Esperança), abrindo o caminho marítimo para a Índia.

  • Em 1500, ele ingressou na expedição liderada por Pedro Álvares Cabral, estando presente no Brasil.

  • Faleceu ainda em 1500, quando seu navio naufragou a caminho da Índia.

Quem foi Bartolomeu Dias?

Selo com ilustração de Bartolomeu Dias e do Cabo da Boa Esperança (antes, Cabo das Tormentas).
Bartolomeu Dias foi um navegante português do período das Grandes Navegações. [1]

Bartolomeu Dias foi um navegador português que esteve presente em diversas expedições no período das Grandes Navegações. Esse acontecimento ficou marcado por ser a série de expedições marítimas que levou os portugueses a chegarem na Índia, em 1498, e no Brasil, em 1500. Bartolomeu Dias foi uma figura importante nesse processo, conseguindo um grande feito.

Bartolomeu Dias ficou marcado por ter sido o comandante da expedição que conseguiu contornar o Cabo das Tormentas (renomeado como Cabo da Boa Esperança), no extremo sul do continente africano, abrindo o caminho para que os portugueses pudessem de fato alcançar a Índia alguns anos depois. Essa, no entanto, não foi a única expedição da qual ele participou.

Muitos detalhes da biografia de Bartolomeu Dias são desconhecidos, mas sabe-se que ele nasceu por volta do ano de 1450, na cidade de Mirandela, sendo parte de uma família que pertencia à pequena nobreza de Portugal. Sua família possuía uma certa tradição marítima, sendo parente de Dinis Dias, outro importante navegador do período.

Ele estudou na Universidade de Lisboa, sendo esse o provável local onde adquiriu os conhecimentos necessários para se tornar um navegador. Uma grande expedição conhecida da qual ele participou se deu em 1481, sendo parte de uma expedição que partiu com o objetivo de criar um entreposto comercial no litoral de Gana.

A expedição era liderada por Diogo Azambuja, e Bartolomeu Dias foi indicado para liderar uma das embarcações que compunha a expedição. O envolvimento dele nessa expedição foi importante para que ele pudesse ampliar seus conhecimentos sobre o oceano e o litoral africano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Viagem de Bartolomeu Dias

Em 1486, Bartolomeu Dias foi nomeado por Dom João II, rei de Portugal, para liderar uma nova expedição portuguesa. Essa expedição tinha como objetivo navegar até o litoral sul do continente africano, possuindo dupla missão:

  • encontrar o mítico reino de João Preste, um suposto rei cristão que governaria no interior da África;

  • contornar o sul da África.

Esse segundo objetivo era mais desafiador porque nenhum europeu havia navegado até aquele local, por conta da dificuldade que envolvia o contorno do sul da África. A força das correntes marítimas e as águas agitadas transformavam a travessia daquele local conhecido como Cabo das Tormentas (renomeado como Cabo da Boa Esperança) uma atividade extremamente perigosa.

Bartolomeu Dias e a descoberta do Cabo da Boa Esperança

Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a chegar e navegar no Cabo da Boa Esperança (antes, Cabo das Tormentas). Sua expedição saiu de Lisboa, em agosto de 1487, contando com duas caravelas e uma embarcação de abastecimento. Seis africanos escravizados atuavam como intérpretes dos europeus na expedição.

Até dezembro de 1487, Bartolomeu Dias teria passado por São Jorge da Mina, foz do rio Zaire e região da atual Namíbia. Daí em diante, o navegador português encontrou grande dificuldade de navegar pela costa africana e, receando que a força das águas causasse uma tragédia, decidiu afastar-se do litoral da África.

Ao fazer essa manobra, Bartolomeu Dias lançou sua expedição em alto-mar, navegando para sudoeste por 13 dias, depois navegando para leste e, finalmente, para o norte. Com essa manobra, ele contornou o Cabo das Tormentas, chegando ao chamado Cabo do Canhão, atualmente conhecido como Vleesbai, na África do Sul.

Bartolomeu Dias fez cálculos para confirmar se tinha contornado o Cabo das Tormentas, chegando à conclusão de que tinha mesmo realizado esse feito. Ele queria continuar navegando na direção da Índia, mas foi impedido por sua tripulação, que o forçou a retornar para Portugal. Isso aconteceu porque a tripulação estava cansada depois de tantos meses de viagem, temendo também ficar sem suprimentos.

A expedição liderada por Bartolomeu Dias chegou em Lisboa no dia 2 de dezembro de 1488. Apesar de Bartolomeu Dias ter nomeado o cabo como Cabo das Tormentas, o rei Dom João II renomeou o local como Cabo da Boa Esperança porque reforçava a esperança portuguesa de encontrar uma rota marítima para a Índia.

Bartolomeu Dias e o descobrimento do Brasil

A expedição de Bartolomeu Dias e os demais feitos portugueses das Grandes Navegações têm relação direta com a chegada dos portugueses ao Brasil. Foi nesse processo de exploração e expansão marítima que os europeus chegaram ao Brasil, em 22 de abril de 1500. A chegada dos portugueses aqui aconteceu durante a expedição de Pedro Álvares Cabral.

Essa expedição, liderada por Cabral, era integrada por 13 embarcações e por mais de 1200 homens que navegariam ao oeste para verificar as possibilidades de Portugal no oeste e depois iriam à Índia para comercializar especiarias com os reinos locais. Bartolomeu Dias era um dos membros dessa expedição, sendo nomeado para liderar uma das embarcações.

Confira também: Como foi a chegada dos portugueses ao Brasil?

Morte de Bartolomeu Dias

A expedição de Cabral, que trouxe os portugueses ao Brasil pela primeira vez na história, ficou marcada também como o momento no qual Bartolomeu Dias faleceu. Ele fazia parte da expedição, esteve presente no Brasil, permaneceu aqui durante alguns dias, mas faleceu no trajeto até a Índia. A morte dele aconteceu quando sua embarcação naufragou tentando contornar o Cabo da Boa Esperança, em 23 de maio de 1500.

Ironicamente, o local no qual Bartolomeu Dias marcou seu nome na história por um grande feito foi também o local onde ele faleceu. Os integrantes da embarcação que ele liderava também faleceram.

Curiosidades sobre Bartolomeu Dias

  • As duas caravelas da expedição de Bartolomeu Dias se chamavam São Cristóvão e São Pantaleão.

  • A viagem liderada por Bartolomeu Dias durou um total de 16 meses, sendo explorados mais de 2000 quilômetros da costa africana.

  • Bartolomeu Dias não recebeu recompensas significativas do rei português pelo seu feito.

Crédito de imagem

[1] irisphoto1 / Shutterstock

Fontes

DOMINGUES, Ester Joelza. Bartolomeu Dias contorna a África. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/bartolomeu-dias-contorna-a-africa/.

CRESPO, Mário. Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/bartolomeu-dias/.

FERRONHA, António. Os descobrimentos portugueses: Diogo Cão e Bartolomeu Dias. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/os-descobrimentos-portugueses-diogo-cao-e-bartolomeu-dias/.

INNOCENTINI, Valdir; BRANDÃO, Ingrid Neves; ARANTES, Fernando Oliveira e PRADO, Simone C. S. Cunha. Possíveis dificuldades que acompanharam a viagem de Vasco da Gama à Índia. Disponível em: http://mtc-m16b.siD.inpe.br/col/cptec.inpe.br/walmeida/2003/08.13.15.30/doc/Innocentini_Possiveis%20dificuldades.pdf.

JACOB, Ernst GerharD. A descoberta da África sudoeste pelos portugueses. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/122749.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Carta de Pero Vaz de Caminha
Clique aqui e descubra o que diz a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao rei Dom Manuel I em 1500.
Descobrimento do Brasil
Clique aqui e entenda como se deu o “descobrimento do Brasil”, um dos principais acontecimentos da história do nosso país.
Grandes Navegações
Acesse este texto e saiba o que foram as Grandes Navegações. Entenda por que Portugal foi pioneiro nessa empreitada e quais foram seus grandes feitos.
Período Pré-Colonial
Entenda o Período Pré-Colonial, que marcou os anos iniciais da colonização do Brasil por Portugal.