Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História do Brasil
  3. Brasil Colônia
  4. Conquista ou descobrimento do Brasil?

Conquista ou descobrimento do Brasil?

Muita polêmica há em torno do descobrimento do Brasil em decorrência de documentos que comprovam não ter sido Cabral o primeiro europeu a chegar por aqui.

O chamado Descobrimento do Brasil ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, quando a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral chegou às terras do atual Sul da Bahia. Entretanto, inúmeros historiadores questionam se o termo correto a ser utilizado é “descobrimento”. A pergunta que permeia esse questionamento é como pode o Brasil ter sido descoberto se antes da chegada dos portugueses, e durante milhares de anos, já havia pessoas habitando as terras brasileiras?

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade. O descobrimento refere-se, então, aos povos da Europa, e não aos povos que já habitavam o continente americano.

Pensando por esse prisma, a chegada de Cabral ao território brasileiro representou mais o início de uma conquista que um descobrimento. Conquista da terra, mas também domínio, exploração e aculturamento dos povos que habitavam o continente. Esse foi o sentido da colonização brasileira iniciada por Cabral. O que se desenhou a partir daí foi o conflito entre povos que partilhavam modos de viver e cultura distintos, no qual o europeu procurou cristianizar e escravizar os indígenas para colocar em andamento seu processo colonizador.

Portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Brasil?

Mesmo a afirmação de que foi a esquadra de Cabral a primeira a chegar ao Brasil é questionável. Historiadores apontam documentos da época que indicam que outros navegadores já conheciam as terras brasileiras. O navegador português Duarte Pacheco Pereira possivelmente chegou ao território brasileiro em 1498, a serviço do rei D. Manuel I. O italiano Américo Vespúcio em finais de 1499 e os espanhóis Vicente Yañez Pinzón e Diego de Lepe teriam navegado na costa brasileira meses antes de Cabral, em 1500.

A chegada de Cabral não teria ainda sido um acaso, um desvio fortuito decorrente de problemas climáticos no oceano Atlântico. Possivelmente, Vasco da Gama instruiu Cabral a desviar da costa africana para fugir das correntes marítimas contrárias no Golfo da Guiné. A passagem de Cabral pelo Brasil possivelmente serviu como uma ação para garantir a posse do território garantido aos portugueses através do que foi estipulado no Tratado de Tordesilhas. Nesse tratado, era estabelecida uma linha imaginária localizada a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, dividindo o mundo não europeu entre Portugal e Espanha. O primeiro ficaria com as terras localizadas a leste dessa linha imaginária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A viagem de Cabral inseriu-se, então, nas diversas expedições de conquista da costa africana e dos territórios asiáticos ricos em especiarias. A esquadra que saiu de Lisboa em 9 de março de 1500 era composta por 13 embarcações (10 naus e três caravelas) e cerca de 1500 homens. O objetivo da missão de Cabral era utilizar as riquezas que levava para realizar alianças e lucrativos negócios em Calicute, na Índia.

Carta de Caminha e o registro da chegada dos portugueses

Em 22 de Abril, pouco mais de um mês após a partida de Lisboa, os homens da esquadra de Cabral avistaram um monte no litoral brasileiro, ao qual deram o nome de Monte Pascoal, em decorrência do período da Páscoa, e desembarcaram no local que chamaram de Porto Seguro, no sul do atual estado da Bahia. Hoje a localidade se chama Santa Cruz de Cabrália.

Pedro Álvares Cabral e sua esquadra permaneceram no litoral brasileiro por pouco mais de uma semana. Aqui realizaram duas missas, reabasteceram suas embarcações e fizeram registros da nova terra ainda por conquistar. O documento mais famoso dessa chegada foi a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei português no dia 1º de maio de 1500, quando uma das embarcações retornou a Portugal. Antes de ser conhecido como Brasil, o território português nas Américas receberia alguns nomes, entre eles Pindorama, Ilha de Santa Cruz e Terra de Santa Cruz.

 

Alguns fatos indicam que não foram os portugueses os primeiros europeus a chegar às terras brasileiras.
Alguns fatos indicam que não foram os portugueses os primeiros europeus a chegar às terras brasileiras.
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As Grandes Navegações resultam de uma série de interesses que marcaram a Europa.
Grandes Navegações
As motivações que impulsionaram a aventura européia pelos mares e oceanos.
Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização.
Capitanias Hereditárias
Clique no link e acesse este texto sobre a primeira divisão territorial que os portugueses implantaram durante a colonização da América Portuguesa: as capitanias hereditárias. Entenda o contexto histórico e as causas do surgimento das capitanias. Conheça ainda quais eram as funções dos donatários.
A colonização do Brasil: um processo que marcou profundamente a formação do nosso país.
Colonização do Brasil
Colonização, Expansão Marítima, Tratado de Tordesilhas, Península Ibérica, Portugal, Colonização Portuguesa, pau-brasil, capitanias hereditárias, governo geral, Ordem de Jesus, jesuítas, exploração colonial.
O bandeirantismo teve grande contribuição na descoberta das primeiras regiões mineradoras.
Entradas e Bandeiras
As duas empreitadas que abriram caminho para descoberta de ouro no Brasil.
Representação da chegada do governador Tomé de Sousa à Bahia.
Governos gerais
Brasil Colônia, Administração Colonial, Colonização do Brasil, Governos Gerais, governador-geral, ouvidor-mor, capitão-mor, provedor-mor, Duarte da Costa, Tomé de Souza, Mem Sá, Invasão Francesa.
Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador.
Governo-Geral
O que você sabe sobre o Governo-Geral? Obtenha informações valiosas sobre o modelo administrativo implantado por Portugal com o objetivo de centralizar a administração da colônia. Veja os principais acontecimentos dos três governos que administraram o Brasil no período de 1548 a 1572.
O “homem bom”: símbolo da exclusão política sacramentada no ambiente colonial.
Os homens bons
A restrita parcela de indivíduos que tratavam de questões políticas na colônia.
19 de abril: um curto espaço para a reflexão sobre a inserção dos índios na sociedade brasileira
19 de Abril - Dia do Índio
Confira uma discussão sobre a comemoração realizada no dia 19 de abril no Brasil: o Dia do Índio. Veja de forma rápida como e quando os índios estabeleceram-se no Brasil, a relação de conflito entre colonizadores e indígenas, as políticas públicas e os direitos desses povos, bem como a importância dessa data para a sociedade
Maurício de Nassau foi responsável pela condução de boa parte das ações coloniais holandesas.
Colonização Holandesa
As ações tomadas pela Holanda no tempo em que dominou parte do território brasileiro.
D. João VI, rei de Portugal que transferiu a Corte para o Brasil em 1807-1808*
Período Joanino
Entenda as transformações ocorridas no Brasil durante o Período Joanino, iniciado com a transferência da corte portuguesa em 1808.
22 de abril – Descobrimento do Brasil
Clique aqui para saber sobre o descobrimento do Brasil. Entenda como os portugueses chegaram aqui, e veja se esse dia é considerado feriado nacional.
As implicações históricas e culturais ligadas ao emprego das sesmarias.
As sesmarias
Uma política de distribuição de terras de grande relevância na História do Brasil.
Pero Vaz de Caminha retratado lendo a carta para Cabral e outros tripulantes.
Carta de Pero Vaz de Caminha
Saiba o que é a Carta de Pero Vaz de Caminha e que importância ela tem para a compressão da história do Brasil.
O futebol trazido pelos europeus foi absorvido por inúmeras cultuas diferentes *
Aculturação
Entenda como se dá o processo de aculturação. Clique aqui!
Tiradentes (esq.) e Cipriano Barata (dir.): personagens marcantes das revoltas coloniais brasileiras.
Revoltas Coloniais
Os levantes que marcaram o fim da colonização portuguesa no Brasil.
A ação dos jesuítas garantiu a expansão do catolicismo ao longo do território brasileiro.
Os jesuítas no Brasil
A ação dessa ordem religiosa no ambiente colonial brasileiro.
Ao longo de três séculos, cerca de 5 milhões de africanos foram desembarcados no Brasil como escravos.
Diferenças entre escravidão indígena e escravidão africana
Leia este texto e aprenda mais sobre a escravização de indígenas e de africanos no Brasil. Entenda as particularidades de cada uma e saiba quando terminaram.
O vaqueiro: uma das figuras peculiares da atividade pecuarista colonial.
Pecuária Colonial
Uma importante atividade que movimentou a economia interna da colônia.