Whatsapp icon Whatsapp

Bossa Nova

João Gilberto: um dos importantes compositores da Bossa Nova
João Gilberto: um dos importantes compositores da Bossa Nova

Na década de 1950, o Brasil vivenciou algumas transformações que conseguiram aproximar elementos de natureza política, econômica, social e cultural. Nesse período, a tônica governamental, fortemente representada pelo mandato de Juscelino Kubitschek, era a de promover a modernização do país. Nesse sentido, a industrialização e a urbanização eram os elementos centrais de alguns discursos e ações da época.

Essas ações de ordem modernizadora impactaram os grandes centros urbanos do país, estabelecendo novos postos de trabalho e o crescimento das classes médias. Em termos estatísticos, a população brasileira ocupava cada vez mais as cidades e, com isso, o Brasil deixava de ser um país essencialmente agrário. Em um primeiro instante, essas experiências foram claramente notadas nas cidades da região Sudeste.

Para além do desenvolvimento econômico, os debates sobre a modernização do Brasil também tinham outras características. No âmbito cultural, o discurso de modernização tinha fortes vínculos com a ideia de cosmopolitismo. Sob tal aspecto, a possibilidade de transformar o Brasil em uma referência cultural de âmbito internacional seria um modo de romper com a ideia de que o país sempre esteve reproduzindo os referenciais estéticos estrangeiros.

É nesse contexto que a Bossa Nova, um gênero musical que marca esse mesmo período, aparece como uma manifestação que eficazmente representou esse tipo de demanda modernizante. Por um lado, a Bossa Nova reafirmava a tradição musical brasileira ao ter o samba como uma grande referência. Por outro, dialogava com o jazz norte-americano nas formas de interpretação e no ritmo desacelerado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além desses elementos ímpares, a Bossa Nova incorporou a questão da modernização em diversas letras. Não raro, encontramos a figura de um narrador que fala de experiências especificamente vivenciadas nos centros urbanos ou citando diretamente o movimento das pessoas nas calçadas e o trânsito dos automóveis pelas ruas asfaltadas. Carlos Lyra, Tom Jobim, João Gilberto, Nara Leão e Edu Lobo foram alguns dos importantes ícones dessa novidade musical brasileira.

Ao longo da década de 1960, a Bossa Nova foi alvo de aplausos e vaias no interior das várias análises sobre tal manifestação de nossa cultura. Por um lado, o discurso nacionalista  acreditava que a bossa perpetuava nossa “colonização cultural” ao dialogar com a música norte-americana. Por outro, diversos entusiastas celebravam o fato da Bossa Nova se transformar em um sucesso comercial de grande expressão, chegando ao ponto de ser apreciada por públicos de outros países.

Com o passar das décadas, a Bossa Nova acabou sendo um gênero musical encampado ao conjunto de experiências musicais que representam a Música Popular Brasileira – mais comumente conhecida pela sigla MPB.  Por fim, a Bossa Nova acabou sendo um marco do hibridismo,  da mistura de diferentes referências estéticas a serviço de uma manifestação artística original.


Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Mundo Educação
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

A constituição de 1946 foi uma das principais conquistas do governo de Eurico Gaspar Dutra.
Constituição de 1946
Clique aqui e conheça o momento político no qual foi criada a Constituição de 1946!
Revotla da Vacina: um dos levantes que marcou as contradições do governo Rodrigues Alves.
Governo Rodrigues Alves
Governo Rodrigues Alves, República Oligárquica, modernização urbana, bota-abaixo, Revolta da Vacina, favelas, Osvaldo Cruz, Lei da Vacina Obrigatória, anexação do Acre, Barão de Rio Branco, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Convênio de Taubaté.
JK e Fidel: uma relação delicada frente ao contexto político de uma época.
JK x Fidel Castro
Fidel Castro, Ernesto “Che” Guevara, Revolução Cubana, Juscelino Kubitscheck, Operação Pan-Americana, OPA, Aliança para o Progresso, governo Kennedy, Jânio Quadros, principio de autodeterminação.
Samba
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o samba, patrimônio cultural do Brasil. Entenda como esse estilo surgiu no começo do século XX.
video icon
Português
Tempos verbais
Pretérito, presente ou futuro são tempos verbais que exprimem uma variação que indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo. Nesta videoaula, estudaremos cada um deles, organizados conforme os modos verbais. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.