Elis Regina

Elis Regina foi uma cantora brasileira que ficou imortalizada como uma das maiores cantoras de MPB da história. Faleceu precocemente em 1982.
Elis Regina ao lado de Jair Rodrigues. (Créditos: Arquivo Nacional | Domínio público). [imagem_principal]
Elis Regina ao lado de Jair Rodrigues. (Créditos: Arquivo Nacional | Domínio público).

Elis Regina foi é uma das grandes cantoras da música popular brasileira de toda a história. Ela é considerada uma das grandes intérpretes e uma das mais belas vozes da música brasileira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as canções de sucesso interpretadas por Elis Regina, está Como nossos pais, e um de seus álbuns mais conhecidos é Falso Brilhante. Casou-se duas vezes, foi mãe de três e morreu precocemente aos 36 anos de idade.

Leia também: Maria Bethânia — uma das mais potentes vozes da música popular brasileiras

Resumo sobre Elis Regina

  • Elis Regina foi uma cantora brasileira de grande sucesso na década de 1970.

  • Ela é considerada, ainda hoje, uma das grandes intérpretes e cantoras da música popular brasileira.

  • Ela iniciou sua trajetória na música, trabalhando em uma rádio e televisão gaúcha.

  • Criticou de maneira contundente a Ditadura Militar.

  • Faleceu precocemente, em 1982, por conta de consumo excessivo de cocaína e bebidas alcoólicas.

Biografia de Elis Regina

Elis Regina jovem.
Elis Regina foi uma das grandes cantoras da MPB.[1] (Créditos: Arquivo Nacional | Domínio público)

Elis Regina Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945, sendo originária da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ela era filha de Romeu de Oliveira Costa e Ercy Carvalho e cresceu em um bairro nobre da capital gaúcha. Estudou em instituições públicas da região. Os relatos da infância de Elis já demonstram que ela tinha uma afeição e interesse muito grande pela música.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carreira musical de Elis Regina

O interesse de Elis pela música fez com que ela desse início a sua carreira profissional como cantora aos 13 anos. Ele foi contratada para trabalhar como cantora pela Rádio Gaúcha, recebendo a alcunha de “estrelinha da Rádio Gaúcha”. Em 1962, ela passou a trabalhar também na TV Gaúcha e, nessa época, ela fazia alguns trabalhos como cantora em boates.

Entre 1961 e 1964, Elis Regina teve dois contratos com diferentes gravadoras, que foram responsáveis por gravar alguns álbuns com a cantora. A recepção do público a esses álbuns foi decepcionante e, em 1964, Elis mudou-se para o Rio de Janeiro, com apoio de sua família, para dar sequência a sua carreira artística.

No Rio de Janeiro, Elis conseguiu emprego na TV Rio, participando de diversos programas televisivos. A chegada de Elis no Rio de Janeiro permitiu que ela ganhasse visibilidade e fizesse contatos. Logo, ela começou a fazer uma série de shows, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo.

Os shows em São Paulo renderam muito à carreira de Elis e, em 1965, ela mudou-se para a capital paulista, sendo convidada para assumir um programa da TV Record como apresentadora. As canções interpretadas por Elis e Jair Rodrigues nesse programa renderam três álbuns, que foram grandes sucessos de venda.

A partir daí a carreira de Elis Regina deslanchou, e a década de 1970 foi o seu auge, sendo o período que ela lançou alguns dos álbuns mais conhecidos de sua carreira. O sucesso de Elis Regina fez dela um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Leia também: Milton Nascimento — cantor e compositor brasileiro conhecido como "a voz de Deus"

Morte de Elis Regina

O sucesso de Elis Regina foi interrompido por sua morte prematura em 19 de janeiro de 1982. A morte de Elis Regina foi um choque, uma vez que tinha apenas 36 anos e foi cercada por algum mistério.

Posteriormente foi comprovado que a morte de Elis Regina se deu pelo consumo excessivo de cocaína, tranquilizantes e uísque. O laudo do IML sobre a morte da cantora gerou alguma polêmica e a família da cantora questionou o resultado, mas investigações sobre a morte dela foram arquivadas tempos depois sem nenhuma novidade.

Principais álbuns

Ao longo de sua carreira, Elis Regina lançou diversos álbuns de sucesso. Alguns deles foram os seguintes:

  • Em Pleno Verão (1970);

  • Ela (1971);

  • Elis (1972)

  • Elis & Tom (1974)

  • Elis (1974);

  • Falso Brilhante (1976);

  • Elis (1977);

  • Essa Mulher (1979);

  • Saudade do Brasil (1980).

Principais músicas

Elis Regina ficou marcada na história como uma das principais cantoras da cultura brasileira. As interpretações de Elis Regina ficaram marcadas e algumas das principais canções que ela interpretou foram:

  • Como nossos pais;

  • O bêbado e a Equilibrista;

  • Fascinação;

  • Tiro ao Álvaro;

  • Águas de Março;

  • Alô, Alô, Marciano;

  • Velha Roupa Colorida;

  • Arrastão;

  • Madalena;

  • Maria, Maria.

Elis Regina e a Ditadura Militar

Ao longo de sua trajetória na música, Elis Regina ficou marcada como uma profunda crítica da Ditadura Militar, que governava o país desde 1964. Elis Regina viu muitos de seus amigos artistas serem perseguidos pelos militares, sendo muitos presos e muitos que se exilaram para evitar de sofrer com essa perseguição.

Ela fez críticas veladas aos militares, uma vez que críticas mais contundentes e abertas poderiam render-lhe uma prisão. Ela chegou a afirmar que o Brasil era governado por gorilas e acabou sendo obrigada a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo. Ela atuou fortemente pela anistia e pela redemocratização do Brasil, mas faleceu antes de ver a ditadura se encerrar.

Legado e homenagens

A morte de Elis Regina foi um choque para todo o país, uma vez que uma de suas maiores cantoras falecia precocemente. O legado que ela deixou foi exatamente esse, de ser um dos grandes nomes da MPB, deixando alguns dos álbuns mais importantes já produzidos em nossa música. Além disso, ficou o exemplo de coragem pelas críticas feitas a ditadura.

Elis Regina foi homenageada por diversas vezes desde o seu falecimento. Ela possui um acervo em sua homenagem na Casa de Cultura Mário Quintana, um espaço cultural em Porto Alegre; uma peça teatral foi criada para contar detalhes da vida e carreira de Elis Regina; a cantora foi homenageada em um desfile de uma escola de samba de São Paulo; um filme foi lançado contando a vida da cantora, assim como uma minissérie foi lançada com o mesmo intuito.

Vida pessoal de Elis Regina

A vida pessoal de Elis Regina ficou marcada por dois casamentos. O primeiro casamento de Elis Regina foi com Ronaldo Bôscoli, com quem permaneceu casada entre 1967 e 1972. O segundo casamento de Elis Regina, por sua vez, foi com César Camargo Mariano e se estendeu de 1973 a 1981.

Desses casamentos, Elis Regina teve três filhos:

  • João Marcelo Bôscoli (1970);

  • Pedro Camargo Mariano (1975);

  • Maria Rita (1977).

Fontes

REDAÇÃO. Elis Regina foi vítima de overdose: como foram as últimas horas da cantora. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/07/04/elis-regina-foi-vitima-de-overdose-como-foram-as-ultimas-horas-da-cantora.htm

GUIMARÃES, Thiago. Hoje é Dia: semana recorda o adeus às cantoras Elis Regina e Maysa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-01/hoje-e-dia-semana-recorda-o-adeus-cantoras-elis-regina-e-maysa

BARREIROS, Isabela. Há 76 anos, nascia Elis Regina, um dos maiores nomes da MPB. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-elis-regina-mpb-carreira.phtml

VIANA, Eliete. Pesquisas abordam a trajetória de Elis Regina na MPB. Disponível em: https://www.fflch.usp.br/25334

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Bossa Nova
Saiba mais das características, importância e principais figuras que marcaram a Bossa Nova.
Ditadura Militar no Brasil
Veja de que forma os militares tomaram o poder em 1964, instaurando uma ditadura militar no país, e os principais acontecimentos que marcaram esse regime.
Jovem Guarda
Clique no link e saiba mais sobre a Jovem Guarda. Veja sua influência e como teve fim esse movimento. Conheça alguns de seus sucessos na música.
Mangue Beat
Acesse este link para conhecer o Mangue Beat, movimento de contracultura que surgiu em Recife. Entenda o contexto de origem desse movimento.
Rita Lee
Acesse o texto e clique no link para saber detalhes da vida de Rita Lee. Conheça suas origens, veja destaques de sua carreira musical e vida privada.
Tropicalismo
Conheça o tropicalismo, um dos principais movimentos artísticos do Brasil. Entenda as principais transformações socioculturais da segunda metade do século XX.