Cajá-Manga

Fruto da cajazeira, árvore que atinge até 20 m de altura, o cajá-manga é uma fruta de casca lisa e fina, de cor alaranjada. Sua polpa é suculenta, aromática e de sabor agridoce. Contém vitaminas A e C, fibras, sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. O cajá é originário das Ilhas da Sociedade, no Oceano Pacífico, presente em quase todo o território brasileiro, principalmente no Norte e no Nordeste.

A cajazeira se adapta bem em climas úmido e quente. A colheita dos frutos é feita manualmente. O período de safra varia de estado para estado.

A fruta é consumida ao natural, pode ser usada no preparo de coquetéis, licores, sorvetes, geléias, compotas. A polpa congelada do cajá serve como ingrediente para suco, sendo uma das mais comercializadas na região da Bahia.
Cajá-manga
Cajá-manga
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Carambola
Carambola
A carambola é considerada uma fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala. Confira aqui mais sobre essa fruta!
Ingá
Ingá
O ingá é comum na região Norte do Brasil. Clique aqui e conheça as principais características, utilização e propriedades desse fruto.
O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
O araçá é uma fruta da mesma família da goiaba, por isso apresentam semelhanças.
Araçá
Clique aqui e conheça mais sobre o araçá, fruta que tem o sabor semelhante ao da goiaba e que pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas.