Whatsapp icon Whatsapp

Araçá

Araçá é um fruto utilizado na alimentação humana, podendo ser ingerido in natura ou utilizado na fabricação de outros produtos, como sucos, licores e sorvetes. A denominação araçazeiro é feita para indicar algumas plantas do gênero Psidium. As espécies que apresentam maior interesse econômico são a Psidium guineense e a P. cattleianum. O araçá destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, fibras e outros compostos.

Leia também: Goiaba – fruto carnoso, de casca verde e muito rico em fibras solúveis

O araçazeiro

O araçazeiro é a planta que possui como fruto o araçá. Essa planta pertence à família Myrtaceae e ao gênero Psidium, o qual é conhecido por englobar outras espécies de interesse econômico, como a goiabeira  (Psidium guajava). Araçazeiro é uma denominação utilizada para mais de uma espécie do gênero, sendo as espécies Psidium guineense e P. cattleianum as de maior interesse comercial.  

  •  Psidium cattleianum

Uma das espécies mais importantes de araçá é a P. cattleianum, originária do Sul do Brasil. É uma espécie de arbusto ou arvoreta que pode atingir uma altura de até seis metros. Apresenta tronco tortuoso, possui casca fina e as folhas são simples, sem pelos, com uma textura que lembra couro (coriácea) e com coloração verde. As flores são brancas.

Os frutos são globosos, apresentam coloração amarela ou vermelha e são do tipo baga. A polpa do fruto é aromática e possui muitas sementes. O tamanho do fruto pode variar, apresentando um peso de, normalmente, 20 gramas. A espécie é dividida em dois morfotipos: o araçá-amarelo e o araçá-vermelho.

O araçá é o fruto do araçazeiro, o qual se destaca por ser rico em vitamina C.
O araçá é o fruto do araçazeiro, o qual se destaca por ser rico em vitamina C.
  • Psidium guineense

Outra espécie de grande importância comercial é a P. guineense, a espécie mais conhecida que ocorre no Centro-Oeste. É uma espécie de arbusto ou arvoreta e pode atingir cerca de seis metros de altura. Apresenta folhas coriáceas com coloração que varia do marrom-amarelado ao marrom-avermelhado.

As inflorescências, em sua fase inicial, são recobertas por pelos marrom-avermelhados, os quais se tornam cinza-amarelados. As pétalas das flores que formam a inflorescência são esbranquiçadas. O fruto tem formato, geralmente, subgloboso, sua polpa é amarelada e apresenta grande quantidade de sementes. Os frutos podem atingir até 17 gramas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consumo do araçá

O araçá é um fruto que pode ser consumido in natura ou pode ser utilizado na fabricação de outros produtos, como polpas, sorvetes, licores, geleias, sucos e doces, sendo esses últimos conhecidos popularmente como araçazada.

Por não haver um plantio ordenado de araçazeiros, poucos frutos estão disponíveis para a produção desses produtos em larga escala. É por isso que produtos derivados do araçá são frequentemente produzidos de maneira artesanal e mais conhecidos pelas populações que vivem nas áreas onde essas plantas se desenvolvem.

Apesar de ser conhecido basicamente por sua utilização na alimentação humana, o araçazeiro  apresenta outras utilizações, e não é apenas o fruto que é aproveitado. A madeira, por exemplo, é utilizada para a produção de móveis, cercas, vigas e também como lenha; as folhas são utilizadas para tingir papel e tecido; e a casca é empregada no curtimento de peles.

Não podemos nos esquecer também de que a planta é utilizada na ornamentação e na recuperação de áreas degradadas. O araçazeiro possui óleos essenciais, que são utilizados na indústria de aromas, e compostos que permitem que a planta seja usada pela medicina popular e pela indústria farmacêutica.

Leia também: Jabuticaba – fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica

Benefícios do araçá

O araçá pode ser ingerido “in natura” ou ser usado na fabricação de outros produtos, como o suco.
O araçá pode ser ingerido “in natura” ou ser usado na fabricação de outros produtos, como o suco.

O araçá é um fruto suculento, doce e com certa acidez, destacando-se por apresentar uma série de compostos importantes para a nossa saúde. Bem como a maioria das frutas, o araçá é rico em vitaminas, fibras e sais minerais.

Em relação às vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C, relacionada com formação das fibras colágenas, manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, auxílio na absorção de ferro pelo organismo e que apresenta papel antioxidante. A quantidade de vitamina C presente no araçá é, segundo a Embrapa, até três vezes maior que a presente na laranja. 

No que diz respeito aos sais minerais, o araçá possui minerais como cálcio, ferro e fósforo. O conteúdo de fibras é alto, o que faz com que o consumo do fruto favoreça o funcionamento adequado do intestino. O araçá também apresenta grande quantidade de compostos fenólicos, os quais estão relacionados com propriedades antioxidantes.

Estudos demonstram que o consumo de araçá está relacionado com a redução dos níveis de colesterol total, LDL e gordura no fígado. Na medicina popular, as raízes do araçazeiro são reconhecidas por sua propriedade diurética e antidiarreica. Além das raízes, as folhas dessa planta são também utilizadas no controle da diarreia.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Alimentos antioxidantes
Como controlar a ação do oxigênio em nosso corpo?
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Colesterol
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol, como síntese, transporte, como controlá-lo, seus benefícios ao organismo e também seus malefícios!
Fibras
Entenda o que são fibras e compreenda os benefícios ocasionados pela sua ingestão.
Frutos
Clique aqui e aprenda a definição e os tipos de frutos existentes!
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Goiaba branca e vermelha: diferenças além da cor
Saiba sobre os efeitos benéficos das duas espécies.
HDL e LDL
Entenda a diferença entre HDL e LDL e compreenda por que o HDL é conhecido como colesterol bom e o LDL é conhecido como colesterol mau.
Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
Marmelo
Características da fruta e seu emprego na culinária.
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Tipos de frutos
Entenda como os frutos são classificados, quais são os seus tipos, sua estrutura e curiosidades.
Vitamina C
Você conhece os benefícios da vitamina C? Clique aqui e saiba mais sobre essa vitamina e onde ela pode ser encontrada.
Vitaminas
Entenda o que são vitaminas e a importância dessas substâncias para o organismo.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.