Araçá

Araçá é um fruto utilizado na alimentação humana, podendo ser ingerido in natura ou utilizado na fabricação de outros produtos, como sucos, licores e sorvetes. A denominação araçazeiro é feita para indicar algumas plantas do gênero Psidium. As espécies que apresentam maior interesse econômico são a Psidium guineense e a P. cattleianum. O araçá destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, fibras e outros compostos.

Leia também: Goiaba – fruto carnoso, de casca verde e muito rico em fibras solúveis

O araçazeiro

O araçazeiro é a planta que possui como fruto o araçá. Essa planta pertence à família Myrtaceae e ao gênero Psidium, o qual é conhecido por englobar outras espécies de interesse econômico, como a goiabeira  (Psidium guajava). Araçazeiro é uma denominação utilizada para mais de uma espécie do gênero, sendo as espécies Psidium guineense e P. cattleianum as de maior interesse comercial.  

  •  Psidium cattleianum

Uma das espécies mais importantes de araçá é a P. cattleianum, originária do Sul do Brasil. É uma espécie de arbusto ou arvoreta que pode atingir uma altura de até seis metros. Apresenta tronco tortuoso, possui casca fina e as folhas são simples, sem pelos, com uma textura que lembra couro (coriácea) e com coloração verde. As flores são brancas.

Os frutos são globosos, apresentam coloração amarela ou vermelha e são do tipo baga. A polpa do fruto é aromática e possui muitas sementes. O tamanho do fruto pode variar, apresentando um peso de, normalmente, 20 gramas. A espécie é dividida em dois morfotipos: o araçá-amarelo e o araçá-vermelho.

O araçá é o fruto do araçazeiro, o qual se destaca por ser rico em vitamina C.
O araçá é o fruto do araçazeiro, o qual se destaca por ser rico em vitamina C.
  • Psidium guineense

Outra espécie de grande importância comercial é a P. guineense, a espécie mais conhecida que ocorre no Centro-Oeste. É uma espécie de arbusto ou arvoreta e pode atingir cerca de seis metros de altura. Apresenta folhas coriáceas com coloração que varia do marrom-amarelado ao marrom-avermelhado.

As inflorescências, em sua fase inicial, são recobertas por pelos marrom-avermelhados, os quais se tornam cinza-amarelados. As pétalas das flores que formam a inflorescência são esbranquiçadas. O fruto tem formato, geralmente, subgloboso, sua polpa é amarelada e apresenta grande quantidade de sementes. Os frutos podem atingir até 17 gramas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consumo do araçá

O araçá é um fruto que pode ser consumido in natura ou pode ser utilizado na fabricação de outros produtos, como polpas, sorvetes, licores, geleias, sucos e doces, sendo esses últimos conhecidos popularmente como araçazada.

Por não haver um plantio ordenado de araçazeiros, poucos frutos estão disponíveis para a produção desses produtos em larga escala. É por isso que produtos derivados do araçá são frequentemente produzidos de maneira artesanal e mais conhecidos pelas populações que vivem nas áreas onde essas plantas se desenvolvem.

Apesar de ser conhecido basicamente por sua utilização na alimentação humana, o araçazeiro  apresenta outras utilizações, e não é apenas o fruto que é aproveitado. A madeira, por exemplo, é utilizada para a produção de móveis, cercas, vigas e também como lenha; as folhas são utilizadas para tingir papel e tecido; e a casca é empregada no curtimento de peles.

Não podemos nos esquecer também de que a planta é utilizada na ornamentação e na recuperação de áreas degradadas. O araçazeiro possui óleos essenciais, que são utilizados na indústria de aromas, e compostos que permitem que a planta seja usada pela medicina popular e pela indústria farmacêutica.

Leia também: Jabuticaba – fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica

Benefícios do araçá

O araçá pode ser ingerido “in natura” ou ser usado na fabricação de outros produtos, como o suco.
O araçá pode ser ingerido “in natura” ou ser usado na fabricação de outros produtos, como o suco.

O araçá é um fruto suculento, doce e com certa acidez, destacando-se por apresentar uma série de compostos importantes para a nossa saúde. Bem como a maioria das frutas, o araçá é rico em vitaminas, fibras e sais minerais.

Em relação às vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C, relacionada com formação das fibras colágenas, manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, auxílio na absorção de ferro pelo organismo e que apresenta papel antioxidante. A quantidade de vitamina C presente no araçá é, segundo a Embrapa, até três vezes maior que a presente na laranja. 

No que diz respeito aos sais minerais, o araçá possui minerais como cálcio, ferro e fósforo. O conteúdo de fibras é alto, o que faz com que o consumo do fruto favoreça o funcionamento adequado do intestino. O araçá também apresenta grande quantidade de compostos fenólicos, os quais estão relacionados com propriedades antioxidantes.

Estudos demonstram que o consumo de araçá está relacionado com a redução dos níveis de colesterol total, LDL e gordura no fígado. Na medicina popular, as raízes do araçazeiro são reconhecidas por sua propriedade diurética e antidiarreica. Além das raízes, as folhas dessa planta são também utilizadas no controle da diarreia.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Rugas: por que elas aparecem?
Alimentos antioxidantes
Como controlar a ação do oxigênio em nosso corpo?
O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Cajá-manga
Cajá-Manga
Valor nutritivo e formas de consumo do cajá-manga.
A aterosclerose pode ser causada pelo aumento dos níveis de LDL
Colesterol
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol, como síntese, transporte, como controlá-lo, seus benefícios ao organismo e também seus malefícios!
As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal
Fibras
Entenda o que são fibras e compreenda os benefícios ocasionados pela sua ingestão.
Fruto seco do tipo sâmara, da <i>Tipuana tipu</i>.
Frutos
Clique aqui e aprenda a definição e os tipos de frutos existentes!
Goiaba
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Quais os benefícios da goiaba?
Goiaba branca e vermelha: diferenças além da cor
Saiba sobre os efeitos benéficos das duas espécies.
Altas taxas de colesterol podem estar relacionadas com problemas cardíacos
HDL e LDL
Entenda a diferença entre HDL e LDL e compreenda por que o HDL é conhecido como colesterol bom e o LDL é conhecido como colesterol mau.
Jabuticaba
Jabuticaba
Conheça as características da jabuticaba, fruta originalmente brasileira.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
Lichia, fruta rica em vitamina C
Lichia
Na China, todas as partes da lichia são utilizadas na medicina popular. Conheça mais sobre essa fruta!
Marmelo
Marmelo
Características da fruta e seu emprego na culinária.
Morango
Morango
Confira aqui as características do morango e seus benefícios para a saúde.
O sódio, presente no sal de cozinha, é um importante mineral para o nosso organismo
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Os frutos podem ser definidos como o ovário maduro
Tipos de frutos
Entenda a classificação dos diferentes tipos de frutos em simples, agregados e múltiplos e conheça alguns dos principais exemplos.
A vitamina C é encontrada em todos os vegetais
Vitamina C
Você conhece os benefícios da vitamina C? Clique aqui e saiba mais sobre essa vitamina e onde ela pode ser encontrada.
As vitaminas podem ser adquiridas por meio de uma alimentação saudável
Vitaminas
Entenda o que são vitaminas e a importância dessas substâncias para o organismo.