Araçá
Araçá é um fruto utilizado na alimentação humana, podendo ser ingerido in natura ou utilizado na fabricação de outros produtos, como sucos, licores e sorvetes. A denominação araçazeiro é feita para indicar algumas plantas do gênero Psidium. As espécies que apresentam maior interesse econômico são a Psidium guineense e a P. cattleianum. O araçá destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, fibras e outros compostos.
Leia também: Goiaba – fruto carnoso, de casca verde e muito rico em fibras solúveis
O araçazeiro
O araçazeiro é a planta que possui como fruto o araçá. Essa planta pertence à família Myrtaceae e ao gênero Psidium, o qual é conhecido por englobar outras espécies de interesse econômico, como a goiabeira (Psidium guajava). Araçazeiro é uma denominação utilizada para mais de uma espécie do gênero, sendo as espécies Psidium guineense e P. cattleianum as de maior interesse comercial.
-
Psidium cattleianum
Uma das espécies mais importantes de araçá é a P. cattleianum, originária do Sul do Brasil. É uma espécie de arbusto ou arvoreta que pode atingir uma altura de até seis metros. Apresenta tronco tortuoso, possui casca fina e as folhas são simples, sem pelos, com uma textura que lembra couro (coriácea) e com coloração verde. As flores são brancas.
Os frutos são globosos, apresentam coloração amarela ou vermelha e são do tipo baga. A polpa do fruto é aromática e possui muitas sementes. O tamanho do fruto pode variar, apresentando um peso de, normalmente, 20 gramas. A espécie é dividida em dois morfotipos: o araçá-amarelo e o araçá-vermelho.
-
Psidium guineense
Outra espécie de grande importância comercial é a P. guineense, a espécie mais conhecida que ocorre no Centro-Oeste. É uma espécie de arbusto ou arvoreta e pode atingir cerca de seis metros de altura. Apresenta folhas coriáceas com coloração que varia do marrom-amarelado ao marrom-avermelhado.
As inflorescências, em sua fase inicial, são recobertas por pelos marrom-avermelhados, os quais se tornam cinza-amarelados. As pétalas das flores que formam a inflorescência são esbranquiçadas. O fruto tem formato, geralmente, subgloboso, sua polpa é amarelada e apresenta grande quantidade de sementes. Os frutos podem atingir até 17 gramas.
Consumo do araçá
O araçá é um fruto que pode ser consumido in natura ou pode ser utilizado na fabricação de outros produtos, como polpas, sorvetes, licores, geleias, sucos e doces, sendo esses últimos conhecidos popularmente como araçazada.
Por não haver um plantio ordenado de araçazeiros, poucos frutos estão disponíveis para a produção desses produtos em larga escala. É por isso que produtos derivados do araçá são frequentemente produzidos de maneira artesanal e mais conhecidos pelas populações que vivem nas áreas onde essas plantas se desenvolvem.
Apesar de ser conhecido basicamente por sua utilização na alimentação humana, o araçazeiro apresenta outras utilizações, e não é apenas o fruto que é aproveitado. A madeira, por exemplo, é utilizada para a produção de móveis, cercas, vigas e também como lenha; as folhas são utilizadas para tingir papel e tecido; e a casca é empregada no curtimento de peles.
Não podemos nos esquecer também de que a planta é utilizada na ornamentação e na recuperação de áreas degradadas. O araçazeiro possui óleos essenciais, que são utilizados na indústria de aromas, e compostos que permitem que a planta seja usada pela medicina popular e pela indústria farmacêutica.
Leia também: Jabuticaba – fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica
Benefícios do araçá
O araçá é um fruto suculento, doce e com certa acidez, destacando-se por apresentar uma série de compostos importantes para a nossa saúde. Bem como a maioria das frutas, o araçá é rico em vitaminas, fibras e sais minerais.
Em relação às vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C, relacionada com formação das fibras colágenas, manutenção da integridade dos vasos sanguíneos, auxílio na absorção de ferro pelo organismo e que apresenta papel antioxidante. A quantidade de vitamina C presente no araçá é, segundo a Embrapa, até três vezes maior que a presente na laranja.
No que diz respeito aos sais minerais, o araçá possui minerais como cálcio, ferro e fósforo. O conteúdo de fibras é alto, o que faz com que o consumo do fruto favoreça o funcionamento adequado do intestino. O araçá também apresenta grande quantidade de compostos fenólicos, os quais estão relacionados com propriedades antioxidantes.
Estudos demonstram que o consumo de araçá está relacionado com a redução dos níveis de colesterol total, LDL e gordura no fígado. Na medicina popular, as raízes do araçazeiro são reconhecidas por sua propriedade diurética e antidiarreica. Além das raízes, as folhas dessa planta são também utilizadas no controle da diarreia.