Epiglote

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na região da laringe que garante que o alimento siga seu caminho em direção ao esôfago.

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.

Localização e estrutura da epiglote

A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide.

Função da epiglote

A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.

Observe como a epiglote move-se a fim de impedir a entrada de alimento na traqueia.

Observe como a epiglote move-se a fim de impedir a entrada de alimento na traqueia

Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região. Como a entrada da traqueia está tampada, o alimento só possui um caminho a seguir: o esôfago. Vale frisar que a epiglote não impede a passagem de substâncias gasosas, não obstruindo, portanto, a respiração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O engasgo e sua relação com a epiglote

Algumas vezes, a epiglote falha em sua tarefa de fechar a passagem do sistema respiratório. Nesses casos, o alimento chega à laringe em vez de seguir para o esôfago. Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.

Diferença entre glote e epiglote

Muitas pessoas utilizam os termos glote e epiglote como sinônimos, entretanto, são dois conceitos distintos. A epiglote é a estrutura cartilaginosa que garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório. A glote, por sua vez, é uma região localizada entre as duas pregas vocais.

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A epiglote é uma importante estrutura cartilaginosa encontrada

a) na cavidade oral.

b) na laringe.

c) no esôfago.

d) na traqueia.

e) nos brônquios.

Questão 2

A epiglote impede que alimentos entrem no sistema respiratório. Durante a deglutição, ela é pressionada, garantindo que o alimento não passe para

a) o esôfago.

b) a boca.

c) o nariz.

d) a traqueia.

e) o brônquio.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Órgãos do aparelho digestório humano.
Digestão
Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê são os micronutrientes, o quê são os macronutrientes, órgãos que fazem parte do processo digestório, a mastigação, a deglutição.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Principais componentes do sistema respiratório humano
Sistema Respiratório
Veja como ocorre a respiração e saiba quais órgãos compõem o sistema respiratório humano.
Ao engasgar deve-se estimular a tosse.
Engasgo
Engasgo, o que é engasgo, como o engasgo ocorre, perigos do engasgo, o que fazer quando uma pessoa engasga, o que fazer quando um bebê engasga.