Whatsapp icon Whatsapp

Anatomia humana

Anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano. A sua compreensão é importante para entender o funcionamento do organismo.
Ilustração do corpo humano com o sistema muscular em evidência.
O estudo da anatomia humana permite compreender como é a estrutura do nosso corpo.

A anatomia humana estuda a forma e a estrutura do corpo humano. É uma ciência intimamente relacionada com a fisiologia, uma vez que, para compreender a função de uma estrutura, é fundamental compreender sua organização.

A anatomia humana pode ser chamada de macroscópica, quando observa as estruturas sem necessidade de objetos de ampliação, ou de microscópica, quando utiliza microscópio para melhor visualização. De acordo com o método de estudo, a anatomia pode ser sistêmica, topográfica, radiológica, de superfície, seccional ou comparada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Tecidos humanos — os agrupamentos de células que apresentam formas e funções semelhantes

Resumo sobre anatomia humana

  • É a ciência que estuda a estrutura e a forma do corpo humano e suas partes.

  • Seu estudo é realizado desde os primórdios da humanidade.

  • A dissecação é uma técnica importante dessa ciência e, por muito tempo, foi proibida.

  • De acordo com o método de observação, a anatomia é dividida em microscópica ou macroscópica.

  • De acordo com o método de estudo, a anatomia pode ser sistêmica, topográfica, radiológica, de superfície, seccional ou comparada.

  • Anatomia e fisiologia humana são duas ciências que andam juntas.

  • A posição anatômica é a posição padrão adotada nas descrições anatômicas.

Videoaula sobre anatomia humana

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é anatomia humana?

A anatomia humana é a ciência que estuda a forma e a estrutura do organismo humano e das partes que o compõem. O termo anatomia é derivado do grego ana, que significa “partes”, e tomei, que significa “cortar”.

Na anatomia, cortar e explorar o corpo humano é extremamente importante para visualizar e estudar órgãos e regiões que existem no nosso corpo, de forma que a dissecação de cadáveres é o principal método de ensino e aprendizagem.

A anatomia humana é estudada desde os primórdios da história da humanidade, tendo evoluído à medida que novas técnicas foram surgindo. As primeiras dissecações públicas de corpos humanos e animais foram realizadas, segundo os registros de Galeno, por Herófilo (ca. 300 a. C.) e Erasístrato (ca. 290 a. C.) na famosa Escola de Alexandria. Posteriormente, no século 2 d.C., a dissecação humana, por motivos éticos e religiosos, foi proibida.

Ilustração da dissecção da coluna cervical.
A dissecação do corpo humano permite observar como é a estrutura do nosso corpo. Ela foi proibida no século 2 d.C. por motivos éticos e religiosos.

Outros nomes que merecem destaque na história da anatomia humana são Galeno e Andreas Vesalius. Galeno (129-199 d.C.), médico dos gladiadores e do imperador Marco Aurélio, merece destaque por, em um período em que a dissecação humana era proibida, realizar dissecações em animais como uma forma de tentar entender como seria o funcionamento do corpo humano. Apesar de alguns erros terem ocorrido, seus conhecimentos foram muito valiosos.

Andreas Versalius (1514-1564) era grande defensor da técnica de dissecação como única forma de entender o funcionamento do corpo humano. Seu principal trabalho é intitulado o De humani corporis fabrica e foi finalizado em 1543. Nessa obra, Versalius apresentou uma série de desenhos e descrições feitas com base na dissecação de corpos humanos.

Além de focar no estudo dos corpos humanos, ele também dissecava outros animais, entretanto, diferentemente de Galeno, não fazia inferências e focava em analisar as diferenças entre eles. Versalius conseguiu mostrar que alguns conhecimentos de Galeno estavam equivocados. Desse modo, com os estudos baseados na dissecação de seres humanos, muitos avanços surgiram no campo da anatomia humana.

Leonardo da Vinci (1452-1519) também é um importante nome quando falamos em anatomia humana. Isso porque Da Vinci fez ilustrações muito precisas do corpo humano, desenhando, por exemplo, músculos, o esqueleto, o coração e o desenvolvimento do feto no útero.

Divisões da anatomia humana

A anatomia humana pode ser dividida utilizando-se como critério o método de observação ou o método de estudo.

→ Divisão da anatomia humana pelo método de observação

O método de observação leva em consideração a maneira como uma estrutura é observada. De acordo com esse método, a anatomia é dividida em:

  • Macroscópica: aquela em que você observa uma estrutura corporal a olho nu, sem necessidade de aparelhos para ampliá-la.

  • Microscópica: aquela em que as estruturas observadas são pequenas, e faz-se necessário o uso de um microscópico para observá-las.

→ Divisão da anatomia humana pelo método de estudo

O método de estudo leva em conta a maneira como o corpo humano é estudado. Em relação a esse método, a anatomia pode ser dividida em:

  • Sistêmica (ou descritiva): divide o corpo em sistemas orgânicos.

  • Topográfica (ou regional): divide o corpo em segmentos ou regiões.

  • Radiológica: estuda o corpo humano com base no uso de imagens.

  • De superfície: foca o estudo nos relevos e depressões existentes na superfície do corpo.

  • Seccional: analisa os cortes seriados.

  • Comparada: como nome sugere, compara o organismo humano com o de outros animais.

Anatomia e fisiologia humana

  • Anatomia humana: ciência voltada para o estudo da estrutura e forma do organismo humano.

  • Fisiologia humana: ciência que estuda as funções do organismo e cada uma de suas partes.

Separar o estudo da anatomia, do estudo da fisiologia, nem sempre é tarefa fácil, pois conhecer sua estrutura é fundamental para compreender como o organismo funciona. Portanto, essas duas áreas estão, completamente, inter-relacionadas.

Saiba mais: Imunologia — a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e de suas funções

O que é posição anatômica?

A posição anatômica é uma posição padrão adotada nas descrições anatômicas, facilitando, desse modo, a descrição das estruturas do nosso organismo em todo mundo. Um organismo em posição anatômica está em pé (posição ortostática), face virada para frente e olhando para o horizonte, membros inferiores unidos, membros superiores estendidos e com as palmas das mãos voltadas para a frente.

Ilustração do corpo humano em posição anatômica e dos planos anatômicos usados para dividi-lo.
Observe o corpo em posição anatômica e os planos anatômicos usados para dividi-lo.

O corpo pode ser dividido levando-se em consideração as seguintes direções:

  • superior: parte superior do corpo;

  • inferior: parte inferior do corpo;

  • anterior: frente do corpo;

  • posterior: parte de trás do corpo;

  • cefálica: região mais próxima à cabeça;

  • medial: região mais perto da linha mediana do corpo;

  • lateral: região mais próxima da lateral do corpo e mais afastada da linha mediana;

  • proximal: região próxima da raiz do membro;

  • distal: região mais distante da raiz do membro.

Além das direções, não podemos deixar de citar os planos anatômicos, usados para dividir o corpo. Esses planos são:

  • Sagital mediano: divide o corpo em metades: direita e esquerda.

  • Sagital: qualquer plano paralelo ao sagital mediano que divide o corpo em porções direita e esquerda.

  • Horizontal ou transversal: divide o corpo em porção superior e inferior.

  • Frontal ou coronal: divide o corpo em porções anterior e posterior.

Os sistemas do corpo humano: principais órgãos e funções

Ilustração dos sistemas cardiovascular, nervoso, respiratório, digestório, esquelético e muscular.
Observe alguns dos sistemas que constituem o corpo humano.

→ Sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos. Atua impedindo a entrada de micro-organismos no nosso corpo, evitando a perda exagerada de água, protegendo contra a radiação ultravioleta, promovendo percepção sensorial, entre outras funções.

→ Sistema esquelético

O sistema esquelético é formado pelos ossos, cartilagens e ligamentos. Atua, entre outras funções, auxiliando no movimento do corpo, protegendo órgãos internos, armazenando sais minerais e produzindo células sanguíneas.

→ Sistema muscular

O sistema muscular é formado pelos músculos e atua, entre outras funções, na manutenção da postura e realização de movimentos.

→ Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é formado por coração e vasos sanguíneos e atua garantindo a distribuição do sangue para várias partes do corpo.

→ Sistema linfático

Sistema linfático é formado pelos vasos linfáticos e órgãos linfoides. É um importante sistema de drenagem, relacionado com a remoção do excesso de líquido, proteínas e outros materiais dos espaços teciduais.

→ Sistema nervoso

O sistema nervoso pode ser dividido em central e periférico, sendo o primeiro composto por encéfalo e medula espinhal e o segundo constituído por nervos, terminações nervosas e gânglios. O sistema nervoso atua na coordenação e integração dos sistemas orgânicos. É graças a ele que somos capazes de perceber o meio ambiente, interpretar essas informações e gerar respostas.

→ Sistema endócrino

O sistema endócrino é formado pelo conjunto das glândulas endócrinas do nosso corpo, ou seja, glândulas que secretam hormônios. Libera hormônios relacionados com diferentes funções, que vão desde a regulação do crescimento e desenvolvimento até a reprodução.

→ Sistema digestório

O sistema digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas acessórias. Tem como principal função garantir a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos.

→ Sistema respiratório

O sistema respiratório é constituído por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Garante que o oxigênio chegue até nossos pulmões, nos quais é transferido para o sangue, e promove a eliminação de gás carbônico do organismo.

→ Sistema urinário

O sistema urinário é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. É responsável por filtrar o sangue e produzir a urina, um processo que garante a retirada de substâncias tóxicas e que estão em excesso no nosso organismo.

→ Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é formado por testículos, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas. Esse sistema garante a produção dos espermatozoides e sua transferência para o sistema reprodutor feminino.

→ Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é formado por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva. É responsável por produzir os ovócitos, receber o espermatozoide durante a cópula e garantir o desenvolvimento de um novo ser em formação.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Seções de Anatomia humana

Os cinco sentidos e sistemas nervosos periférico e central compõem o sistema sensorial.
Sistema Sensorial
Seção que aborda os mecanismos inerentes às sensações.

Artigos de Anatomia humana

Alvéolos pulmonares
Descubra mais sobre os alvéolos pulmonares clicando aqui. Saiba o que são, como é sua estrutura, qual sua função e o que é o enfisema pulmonar.
Aorta
Conheça mais sobre a aorta, a principal artéria do nosso corpo. Neste texto exploraremos suas características, suas partes e doenças relacionadas a ela.
Artérias
Clique aqui para saber mais sobre as artérias. Veja suas características, algumas das principais artérias do corpo e sua diferença em relação às veias.
Articulação do punho
Articulações
União entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permitindo sua mobilidade.
O reflexo patelar é um ótimo exemplo de resposta rápida e involuntária
Atos reflexos
Clique aqui e compreenda o que são os atos reflexos e como eles acontecem.
Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
Desenho esquemático demonstrando as camadas da pele
Camadas da pele
Conheça mais sobre a estrutura da pele e suas camadas.
Observe os capilares tecidos do olho humano.
Capilares sanguíneos
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os capilares sanguíneos, vasos bastante finos e essenciais para garantir a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
O cérebro é uma parte do encéfalo
Cérebro
Saiba mais sobre o cérebro, porção do sistema nervoso central que está relacionada com emoções, raciocínio e memória.
O tecido ósseo possui uma impressionante capacidade de cicatrização
Cicatrização de fraturas
Descubra como ocorre a cicatrização de fraturas e por que é fundamental procurar um médico após lesionar ossos.
Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
O corpo humano é uma máquina perfeita e formada por diferentes sistemas.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.
A coluna apresenta, naturalmente, curvaturas
Desvios posturais
Lordose, escoliose e cifose: alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuação de seus desvios naturais.
Observe o esquema dos vasos sanguíneos presentes no corpo
Diferenças entre artérias, veias e capilares
Compreenda as diferenças entre artérias, veias e capilares, vasos sanguíneos encontrados em nosso corpo que garantem o transporte do sangue.
Observe as diferentes partes do encéfalo
Encéfalo
Clique aqui e compreenda o que é o encéfalo e conheça suas partes.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
Esôfago
Aprenda mais sobre o esôfago clicando aqui! Neste texto abordaremos as principais características do órgão e algumas doenças que o atingem.
O esqueleto humano é essencial para a nossa sobrevivência, garantindo, por exemplo, a proteção de órgãos internos.
Esqueleto humano
Amplie seus conhecimentos a respeito do esqueleto humano, uma estrutura formada por ossos e cartilagens que garante a sustentação do corpo.
O estômago é uma parte dilatada do sistema digestório que realiza a conexão entre esôfago e intestino delgado.
Estômago
Que tal aprender mais sobre o estômago? Clique aqui e conheça as características desse importante órgão que dá início à digestão das proteínas.
O olho é o órgão responsável pela visão
Estrutura interna dos olhos
Conheça a estrutura interna dos olhos e amplie seus conhecimentos a respeito da visão.
Faringe
Clique aqui e descubra mais sobre a faringe. Neste texto conheceremos as características gerais e aprenderemos mais sobre a faringite. Saiba o que é faringite.
Fígado
Neste texto falaremos mais sobre o fígado, apresentando algumas características desse órgão e as funções por ele desempenhadas.
A junção articulada das vértebras.
Funções da coluna vertebral
Sustentação, proteção, mobilidade e agilidade da estrutura corporal.
A pineal é uma pequena glândula conhecida desde a Antiguidade. No passado, era muito estudada por filósofos que a associavam com funções metafísicas.
Glândula pineal
Você sabe o que é a glândula pineal? Clique aqui e conheça mais sobre essa glândula endócrina e o hormônio por ela produzido.
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva
Glândulas salivares
Saiba mais sobre as glândulas salivares, que são as responsáveis pela produção da saliva e atuam no processo de digestão.
Ilustração do sistema respiratório humano com indicação do nome de cada órgão.
Hematose
Você sabe o que é hematose? Clique aqui e entenda o que é esse processo e como ele ocorre nos seres humanos e em outros animais.
A hematúria é identificada por meio da urina
Hematúria
Saiba o que é hematúria e o que a presença dela indica!
Câncer do intestino pode causar hemorragia digestiva.
Hemorragia digestiva
A hemorragia digestiva é um sinal de que algo não vai bem. Veja aqui algumas de suas causas.
Entre as vértebras há uma estrutura cartilaginosa chamada de disco invertebral
Hérnia de disco
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da hérnia de disco.
A hipófise se divide em adenoipófise e neuroipófise
Hipófise
Saiba quais são as funções dos hormônios sintetizados pela glândula hipófise.
O hipotálamo é uma parte do encéfalo relacionada a várias funções do organismo.
Hipotálamo
Quer conhecer mais sobre o hipotálamo? Clique aqui e conheça as principais funções atribuídas a essa região do encéfalo.
O principal hormônio do sistema genital masculino é a testosterona
Hormônios e o sistema genital masculino
Saiba quais são os hormônios produzidos pelo sistema genital masculino.
Glândulas endócrinas
Hormônios produzidos nas glândulas suprarrenais
Saiba mais sobre os hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais
Hormônios Sexuais
Conheça quando e onde são produzidos os hormônios sexuais masculinos e femininos!
A descoberta do interstício ajuda-nos a compreender o processo de metástase
Interstício
Descubra o que é o interstício, o mais novo órgão descrito por patologistas da Universidade de Nova York. Saiba também as características dessa estrutura e por que não havia sido relatada até o momento. Conheça as funções que o interstício desempenha em nosso corpo e como ele pode ajudar a compreender a metástase.
O intestino delgado pode apresentar até sete metros de comprimento
Intestino delgado
Conheça um pouco mais sobre o intestino delgado e suas principais partes.
Laringe: um importante órgão respiratório e fonador.
Laringe
A laringe tem tamanho variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios. Conheça mais sobre esse órgão tão importante.
Agrupamento de células contendo canalículos linfóides.
Linfonodos
Agrupamento de células contendo canalículos linfóides.
O frênulo liga a língua ao assoalho da boca.
Língua
Conheça aspectos anatômicos e histológicos da língua.
Medula espinhal
Amplie seus conhecimentos sobre a medula espinhal clicando aqui. Conheça as características e funções dessa parte do SNC.
Processos de memorização.
Memória
A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que estas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Confira!
Observe a disposição das meninges, as três membranas que envolvem o sistema nervoso central
Meninges
Compreenda o que são as meninges e a sua função.
Os intestinos são mantidos conectados à cavidade abdominal pelo mesentério
Mesentério
Saiba mais sobre o mesentério, estrutura que passou a ser considerada um órgão em 2016 e que se relaciona com a sustentação dos intestinos.
A estrutura de um nervo contém diversos elementos, como os destacados na imagem
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
Os nervos cranianos são aqueles que se conectam ao encéfalo
Nervos cranianos
Conheça os 12 pares de nervos cranianos e aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso humano. Neste texto, falaremos um pouco a respeito de cada um dos nervos cranianos existentes e de seu papel no nosso organismo. Além disso, falaremos também sobre o que são nervos.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
A hérnia inguinal é uma situação mais frequente em homens
O que é hérnia inguinal?
Saiba o que hérnia inguinal, suas causas, sintomas e formas de tratamento.
Órgãos do corpo humano
Conheça alguns dos principais órgãos do corpo humano, suas características e suas respectivas funções com este texto! Clique aqui e confira!
Os membros inferiores são responsáveis pela nossa sustentação e equilíbrio
Ossos do membro inferior
Conheça os nomes dos ossos do membro inferior, tradicionalmente chamado de perna.
Cada membro superior humano é constituído de 32 ossos.
Ossos do membro superior
Saiba mais sobre como se organizam estes 31 ossos.
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.
O pâncreas é uma glândula mista.
Pâncreas
Você conhece o pâncreas, uma glândula importante do nosso corpo? Neste texto, abordaremos suas características, suas funções e sua relação com o diabetes.
O pênis é o órgão masculino relacionado com a reprodução.
Pênis
Aprenda um pouco mais sobre o pênis humano, sua função e anatomia. Entenda também o que é fimose, circuncisão e as causas do câncer de pênis.
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
As plaquetas são importantes no processo de coagulação do sangue
Plaquetas
Amplie seus conhecimentos a respeito das plaquetas, estruturas presentes no sangue que são formadas a partir de megacariócitos.
A inflamação do apêndice é denominada apendicite
Por que existe o apêndice?
O apêndice humano não possui função alguma. Certo ou errado? Errado! Leia e saiba mais sobre essa pequena região de nosso intestino.
As pregas vocais estão localizadas na laringe
Pregas vocais
Conheça mais a respeito da anatomia das pregas vocais e como elas atuam no processo de fonação.
Próstata
A próstata é um órgão importante do sistema reprodutor masculino. Entenda o que é, qual a função e as alterações que ocorrem na próstata clicando aqui.
Pulmão
Clique aqui e conheça mais sobre o pulmão, um órgão do sistema respiratório. Neste texto exploraremos as características e função do órgão.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Saliva
Saiba mais sobre a saliva, uma secreção produzida por glândulas que é essencial para a nossa saúde.
O sangue é um tecido conjuntivo com propriedades especiais.
Sangue
Clique aqui e entenda o que é sangue, conheça seus componentes e suas funções. Aprenda também um pouco mais a respeito dos tipos sanguíneos!
Sistema cardiovascular
Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular, aqui! Neste texto, abordaremos os órgãos que fazem parte desse sistema e como ocorre a circulação do sangue.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
Ilustração do corpo humano rodeado das glândulas que compõem o sistema endócrino
Sistema endócrino
Quer aprender mais sobre o sistema endócrino? Clique aqui e entenda o que é esse sistema, as principais glândulas que o compõem e sua função.
Entre as funções exercidas pelo sistema esquelético, podemos destacar o auxílio no movimento do nosso corpo
Sistema esquelético
Compreenda mais sobre os componentes do sistema esquelético e as suas funções.
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Ilustração de dois corpos humanos, masculino e feminino, retratando a presença do sistema linfático em cada um deles
Sistema linfático
Neste texto conheceremos melhor o sistema linfático, suas características, seus órgãos relacionados e as funções que desempenha no organismo humano.
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular e esquelético
Sistema Locomotor
Aprenda um pouco mais sobre as características gerais do sistema locomotor com este texto.
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinhal
Sistema Nervoso Central
Entenda o Sistema Nervoso Central (SNC), a parte do sistema nervoso composta pelo encéfalo e pela medula espinhal.
O Sistema Nervoso Periférico apresenta como componentes os nervos e os gânglios
Sistema Nervoso Periférico
Entenda o Sistema Nervoso Periférico, uma parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que atua no transporte de informações.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
O sistema respiratório garante a captação de oxigênio atmosférico, essencial para a realização da respiração celular.
Sistema respiratório
Aprenda um pouco mais a respeito do sistema respiratório clicando aqui. Neste texto conheceremos os órgãos desse sistema e os movimentos respiratórios.
Os testículos são encontrados no interior do saco escrotal
Testículos
Saiba mais sobre os testículos, órgãos do sistema genital masculino responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona.
Traqueia
Amplie seus conhecimentos a respeito da traqueia clicando aqui! Neste texto falaremos mais a respeito das características desse órgão e sua função.
As unhas são estruturas protetoras, mas também estão relacionadas com a estética
Unhas
Conheça a anatomia das unhas e alguns dos principais problemas que afetam essas estruturas.
Uretra
Saiba mais sobre a uretra e sua função, entenda a diferença entre a uretra masculina e feminina e veja o que é uretrite.
O útero é um órgão, encontrado na mulher, que apresenta o formato de pera.
Útero
Conheça um pouco mais a respeito do útero. Clique aqui e veja as partes que o constituem e as doenças a ele relacionadas, além de conhecer sua importante função.
Ilustração em 3D do sistema reprodutor feminino.
Vagina
Clique aqui e saiba mais sobre a vagina, órgão do sistema reprodutor feminino que é um canal muscular de 10 cm a 15 cm.
As varizes são veias tortuosas e dilatadas que podem ser vistas em várias partes do corpo.
Veias
Amplie seus conhecimentos sobre as veias conhecendo mais sobre sua estrutura e sua função. Entenda também o que são varizes, um problema que afeta essas estruturas.
video icon
Português
Argumento por confronto | Tipos de argumento para redação
O argumento por confronto é muito utilizado em debates e em discussões públicas. Contudo, ele também pode ser bem aproveitado em um texto que expresse ponto de vista. Nesta aula, o profº. Guga mostra o que é, como fazer e quando usar esse argumento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas