Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

O sistema respiratório é composto por um par de pulmões e por vários ductos por onde o ar circula, como as cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.

Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais. Essas cavidades são revestidas por uma camada de células que protegem e produzem um muco que escorre continuamente para a garganta, onde é engolido juntamente com a saliva. Esse muco produzido por essas células umedece as vias respiratórias, além de funcionar como um filtro, que retém partículas sólidas e bactérias que se encontram suspensas no ar. Ainda nas cavidades nasais há células especializadas na percepção de odores.

As cordas vocais se localizam na laringe. Quando o ar é expelido, ele passa por elas, causando vibrações e produzindo o som
As cordas vocais se localizam na laringe. Quando o ar é expelido, ele passa por elas, causando vibrações e produzindo o som

Após passar pelas cavidades nasais, o ar chega até à faringe, um canal comum ao tubo digestório e ao sistema respiratório; e logo depois à laringe, um ducto protegido por peças cartilaginosas onde encontramos as cordas vocais. Logo na entrada da laringe encontramos uma estrutura conhecida como epiglote, que funciona como uma válvula, impedindo que as substâncias que engolimos penetrem nas vias respiratórias, causando engasgamento.

Logo abaixo da laringe encontramos a traqueia, um tubo com 10 cm de comprimento com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos, cuja função é manter a traqueia sempre aberta. A traqueia se divide em dois tubos chamados de brônquios, também protegidos por anéis cartilaginosos. Os brônquios se ramificam para o interior dos pulmões, tornando-se cada vez mais finos, sendo chamados então de bronquíolos; e na extremidade de cada bronquíolo encontramos pequenas bolsas chamadas de alvéolos pulmonares. Traqueia, brônquios e bronquíolos são revestidos por um epitélio ciliado que é rico em células produtoras de muco que aderem partículas de poeira e bactérias que se encontram presentes no ar que respiramos. Todas essas impurezas são varridas através da movimentação dos cílios para a faringe, onde são engolidas e enviadas ao tubo digestório, para serem digeridas e eliminadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A traqueia bifurca-se, formando os brônquios
A traqueia bifurca-se, formando os brônquios

Os pulmões são estruturas esponjosas que medem 25 cm de altura e pesam aproximadamente 700g. Localizados na caixa torácica, os pulmões são revestidos por uma membrana dupla chamada de pleura. No interior dos pulmões encontramos cerca de 600 milhões de alvéolos pulmonares (que são pequenas bolsas com paredes muito finas), envolvidos por uma rede de capilares. É através dessa rede de capilares que ocorre a hematose, processo em que o gás oxigênio presente nos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos, penetrando nas hemácias.

O pulmão de pessoas jovens tem cor rosada e vai escurecendo com a idade, em virtude do acúmulo de impurezas presentes no ar
O pulmão de pessoas jovens tem cor rosada e vai escurecendo com a idade, em virtude do acúmulo de impurezas presentes no ar

O ar dos nossos pulmões é renovado continuamente; assim sempre há gás oxigênio nos capilares sanguíneos que revestem os alvéolos pulmonares. Essa constante renovação de ar é chamada de ventilação pulmonar e ela depende da ação dos músculos intercostais, que ligam as costelas entre si; e do diafragma, uma membrana muito resistente que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

Quando inspiramos o ar no processo de inspiração, ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, sendo que o diafragma abaixa e as costelas sobem, aumentando, dessa forma, o volume da caixa torácica e forçando o ar a entrar nos pulmões. Quando expiramos o ar, no processo de expiração, a musculatura do diafragma e os músculos intercostais se relaxam, diminuindo o volume da caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.

Na figura podemos ver como ocorre o movimento da caixa torácica na inspiração (A) e na expiração (B)
Na figura podemos ver como ocorre o movimento da caixa torácica na inspiração (A) e na expiração (B)

Principais componentes do sistema respiratório humano
Principais componentes do sistema respiratório humano
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

O sistema respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número 1, 2 e 3 na figura a seguir:

Esquema das vias respiratórias
Esquema das vias respiratórias

a) 1- laringe; 2- traqueia; 3- pulmões.

b) 1- traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.

c) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.

d) 1- brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.

e) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.

Questão 2

Sabemos que o ato de respirar é composto pelos movimentos de inspiração e de expiração, que coordenam a entrada e a saída de ar das vias respiratórias. Marque a alternativa que indica corretamente o que acontece com os músculos intercostais e com o diafragma no momento da inspiração.

a) Músculos intercostais contraem-se e o diafragma relaxa.

b) Músculos intercostais relaxam e o diafragma contrai.

c) Músculos intercostais e o diafragma relaxam.

d) Músculos intercostais e o diafragma contraem.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Em casos de afogamento, é necessário buscar ajuda especializada
Afogamento
Compreenda o que é afogamento, conheça suas principais causas e entenda como a aspiração de água pode levar o corpo à morte por parada respiratória.
Alvéolos pulmonares
Descubra mais sobre os alvéolos pulmonares clicando aqui. Saiba o que são, como é sua estrutura, qual sua função e o que é o enfisema pulmonar.
Articulação do punho
Articulações
União entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permitindo sua mobilidade.
Asma
Já ouviu falar em asma? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença conhecendo seus sintomas e os tratamentos disponíveis.
Brônquios
Amplie seus conhecimentos sobre os brônquios clicando aqui. Veja aqui a função dessas estruturas, suas características e o que é a bronquite.
Ciclo de Krebs
Clique aqui e aprenda mais sobre o ciclo de Krebs. Neste texto explicaremos um pouco a respeito das oito etapas que compõem esse ciclo.
O corpo humano é uma máquina perfeita e formada por diferentes sistemas.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
O câncer de pulmão relaciona-se principalmente com o tabagismo
Câncer de pulmão
Saiba mais sobre o câncer de pulmão, uma doença grave que leva várias pessoas à morte todos os anos.
A coluna apresenta, naturalmente, curvaturas
Desvios posturais
Lordose, escoliose e cifose: alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuação de seus desvios naturais.
Observe como o enfisema pulmonar destrói gradativamente os alvéolos pulmonares
Enfisema pulmonar
Conheça um pouco mais sobre o enfisema pulmonar, uma doença grave e sem cura que geralmente é desencadeada pelo uso de cigarro.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
Faringe
Clique aqui e descubra mais sobre a faringe. Neste texto conheceremos as características gerais e aprenderemos mais sobre a faringite. Saiba o que é faringite.
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas
Fisiologia nas provas do Enem
Entenda como é abordada a Fisiologia nas provas do Enem e verifique a resolução de algumas questões presentes nos últimos anos da prova.
A hematúria é identificada por meio da urina
Hematúria
Saiba o que é hematúria e o que a presença dela indica!
Um órgão do sistema nervoso central.
Hipotálamo
Região reguladora do cérebro associando o sistema nervoso e o sistema endócrino.
O frênulo liga a língua ao assoalho da boca.
Língua
Conheça aspectos anatômicos e histológicos da língua.
É por meio da respiração que conseguimos captar o oxigênio do ar e liberar o gás carbônico
Movimentos respiratórios
Você sabe como ocorrem os movimentos respiratórios? Clique aqui e aprenda mais sobre a inspiração e a expiração.
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
As plaquetas são importantes no processo de coagulação do sangue
Plaquetas
Amplie seus conhecimentos a respeito das plaquetas, estruturas presentes no sangue que são formadas a partir de megacariócitos.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
A respiração pelo nariz garante que o ar entre no sistema respiratório aquecido, umedecido e limpo
Por que devemos respirar pelo nariz?
Entenda por que devemos respirar pelo nariz e conheça as consequências de uma respiração inadequada para o organismo.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
A cartilagem é formada pelos condrócitos e a matriz
Tecido cartilaginoso
Amplie seus conhecimentos sobre o tecido cartilaginoso, um tipo de tecido conjuntivo com função de sustentação.
Ao estudar para o Enem, é importante conhecer alguns dos temas mais recorrentes
Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem
Conheça os cinco temas mais recorrentes em Biologia no Enem e prepare-se para essa prova que tem como principal característica a contextualização.
Órgãos do corpo humano
Conheça alguns dos principais órgãos do corpo humano, suas características e suas respectivas funções com este texto! Clique aqui e confira!