Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Digestão

Digestão

O aparelho digestório humano é formado por um sistema de órgãos interligados formando um extenso ducto com aproximadamente 9 metros de comprimento linear, constituído pela boca, seguido pela faringe, estômago, intestino e ânus.

Dispostas ao longo da superfície desse aparelho, interna ou externamente, existem estruturas anexas, como por exemplo, os dentes, a língua e diversas glândulas (salivares, estomacais, vesícula biliar, fígado e pâncreas), colaborando diretamente com o mecanismo de digestão dos alimentos, seja por processo mecânico ou químico. Sendo o princípio básico da digestão, o processamento de substâncias resultantes na degradação de partículas e moléculas absorvíveis pelo organismo.

No interior da boca inicia-se o fracionamento das partículas alimentares através da mastigação, aumentando a superfície de contato do alimento com as enzimas (amilase salivar ou ptialina, quebrando amido em maltose e glicose), secretadas pela glândula salivar, formando uma massa (bolo alimentar) revolvida pela movimentação da língua, facilitando a deglutição.

Em seguida, na região da faringe, a epiglote efetua o fechamento da laringe (canal respiratório), funcionando como uma válvula, permitindo a passagem do bolo alimentar em direção ao esôfago, impedindo que o mesmo passe para a via respiratória (traquéia / pulmão).

Porém, a glote pode falhar, permitindo que o alimento ingerido ao invés de passar pelo esôfago, em direção errada, entre pela laringe, causando obstrução da via respiratória (ato de engasgar), podendo o indivíduo nessa situação ficar sufocado. Em resposta, o organismo induz um refluxo através da tosse, redirecionando o alimento para a boca.

Em condições normais, o bolo alimentar desce pelo esôfago através de contrações peristálticas, empurrando o alimento por esse segmento do tubo digestório, desembocando na cavidade do estômago. Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula denominada cárdia, cuja musculatura (esfíncteres) interrompe o retorno do bolo.

No estômago, as glândulas presentes na parede desse órgão, sintetizam e secretam enzimas digestivas (pepsina) que degradam as proteínas em peptídeos. Diferente da amilase salivar, que atua em pH levemente ácido tendendo a neutro (6 a 7), a pepsina necessita de um meio ácido (2 a 3) para quebrar os polipeptídios.

Nesse local o bolo alimentar permanece durante um período de 2 a 4 horas, sendo transformado em uma massa ácida de textura pastosa e coloração esbranquiçada, conhecida por quimo. É no estômago que ocorre parte da absorção da água e sais minerais.

O quimo formado no estômago é encaminhado para o intestino, órgão dividido em delgado e grosso, sendo o delgado subdividido em duodeno, jejuno e íleo. No duodeno estão inseridos pequenos condutos por onde são transportados fluidos enzimáticos armazenados na vesícula biliar (bile) e no pâncreas (insulina, glucagon e suco pancreático).

Essa porção no intestino continua absorvendo, por meio das vilosidades de sua superfície interna, água e sais minerais, bem como aminoácidos, alterando a consistência do quimo.

Já o intestino grosso, subdividido em: seco, cólon e reto, continua a absorver substâncias e também vitaminas. Em sua porção terminal (o reto), as fezes ficam armazenadas e eliminadas pelo ânus (orifício final do trato digestório).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Órgãos do aparelho digestório humano.
Órgãos do aparelho digestório humano.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

O bolo alimentar, após a deglutição, segue pelo esôfago até atingir o estômago. Ele se move pelo esôfago através de movimentos involuntários denominados:

a) Movimentos ameboides.

b) Movimentos peristálticos.

c) Movimentos circulares.

d) Movimentos da epiglote.

e) Movimentos de deglutição.

Questão 2

A digestão é um processo que se inicia na boca com o auxílio dos dentes e da substância produzida pelas glândulas salivares. Masque a alternativa que explica corretamente que substância é produzida por essas glândulas.

a) As glândulas salivares produzem a saliva, uma secreção que contém a enzima pepsina, responsável pela quebra dos peptídeos.

b) As glândulas salivares produzem a saliva que contém diversas enzimas, tais como lactase, sacarase e maltase.

c) As glândulas salivares produzem a bile, substância que age na quebra de gorduras.

d) As glândulas salivares produzem a saliva, uma secreção onde se encontra a enzima ptialina.

e) As glândulas salivares produzem peptidase, uma substância que age sobre as gorduras.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Origem da vida
Entenda mais sobre a origem da vida por meio deste texto. Conheça as ideias do criacionismo, da panspermia e da hipótese criada por Oparin e Haldane.
A coloração das folhas de hortelã ocorre em virtude da presença de clorofila
Por que as plantas são verdes?
Compreenda por que algumas plantas são verdes e outras não.
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Relógio biológico
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Uma das funções da saliva é manter o pH da cavidade bucal
Saliva
Saiba mais sobre a saliva, uma secreção produzida por glândulas que é essencial para a nossa saúde.
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.
Depois de um dia de estudo, nada melhor do que dormir!
Sono e o aprendizado
A importância de uma boa noite de sono para o aprendizado.
O intestino delgado pode apresentar até sete metros de comprimento
Intestino delgado
Conheça um pouco mais sobre o intestino delgado e suas principais partes.
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa localizada na laringe
Epiglote
Conheça as principais características da epiglote, estrutura do corpo que garante uma respiração adequada!
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva
Glândulas salivares
Saiba mais sobre as glândulas salivares, que são as responsáveis pela produção da saliva e atuam no processo de digestão.
O quimo e o quilo são formados, respectivamente, no estômago e no intestino
Quimo e quilo
Entenda a diferença entre quimo e quilo e aprenda como e onde esses dois produtos da digestão são formados no sistema digestório.
Chamado popularmente de verdura, e cientificamente como fruto.
Vegetais comestíveis
Canal que traz informações sobre diversas frutas, verduras, legumes, dentre outras peças vegetais.
As minhocas podem substituir os fertilizantes – mais caros e prejudiciais ao ambiente.
Minhocas e suas galerias
Descubra o porquê das minhocas serem bastante reconhecidas na agricultura.