Whatsapp icon Whatsapp

Testosterona

Testosterona é um hormônio encontrado em maior quantidade no corpo masculino, onde atua na formação dos órgãos genitais, na produção de espermatozoides, entre outras funções.
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular

A testosterona é um hormônio esteroide (molécula orgânica com esqueleto carbônico formado por quatro anéis) conhecido como hormônio masculino, apesar de também ser encontrada em mulheres. Estima-se que os níveis de testosterona em homens sejam dez vezes maiores que em mulheres. Esse hormônio está relacionado, por exemplo, com o surgimento das características secundárias masculinas, como a distribuição de pelos e aumento da massa muscular.


Onde a testosterona é produzida?

A testosterona é produzida em diferentes locais. Nos homens, ela é produzida, principalmente, no testículo a partir do colesterol por células especializadas desse órgão chamadas de células de Leydig. Já na mulher, a produção é observada, por exemplo, nos ovários. Além desses locais, não podemos esquecer que a testosterona é produzida em menor quantidade em outras partes do corpo de homens e mulheres, como nas glândulas adrenais.


Funções da testosterona

  • Desenvolvimento das estruturas reprodutoras masculinas

  • Aumento de pelos

  • Engrossamento da voz

  • Produção dos espermatozoides

  • Aumento da massa muscular por causa do aumento das fibras musculares

  • Regulação dos lipídios

  • Formação óssea

  • Hematopoiese (formação das células sanguíneas)

Leia também: Espermatogênese

Em mulheres, os níveis de testosterona estão bem abaixo daqueles observados em homens. O aumento desse hormônio acima do normal no corpo feminino está relacionado com o surgimento de variações no ciclo menstrual, queda de cabelo, acne, aumento dos pelos em locais que geralmente apresentam pelos em homens, engrossamento da voz, aumento do volume de músculos e aumento do clítoris.

Os anabolizantes são usados com o intuito de aumentar a massa muscular, entretanto, podem causar danos à saúde
Os anabolizantes são usados com o intuito de aumentar a massa muscular, entretanto, podem causar danos à saúde

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por causa da atuação da testosterona no desenvolvimento muscular, drogas sintéticas que imitam a ação desse hormônio (anabolizantes) são frequentemente utilizadas por atletas tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino. O uso dos chamados anabolizantes garante desenvolvimento de massa muscular, mas pode causar danos ao fígado, engrossamento da voz e aumento dos pelos e da oleosidade da pele. Nos homens, pode causar azoospermia (sêmen sem espermatozoides) e atrofia muscular; em mulheres, podem ocorrer aumento do clitóris e alterações menstruais.

Leia também: Esteroides anabolizantes


Reduções dos níveis de testosterona em homens

Com a idade, os níveis de testosterona caem e, consequentemente, há uma diminuição da massa muscular, aumento da gordura corporal, decrescimento da densidade mineral óssea e redução do apetite sexual. Esses fatores contribuem para uma redução da qualidade de vida masculina.

Redução dos níveis de testosterona no homem
Redução dos níveis de testosterona no homem

Em alguns homens, após a confirmação com exames de que os níveis de testosterona estão abaixo do normal, recomenda-se a reposição hormonal. Essa reposição, geralmente, é benéfica, aumentando a massa muscular, força, densidade mineral, humor e apetite sexual. Vale salientar que, em alguns casos, não se recomenda a terapia hormonal. Assim, os benefícios desse tipo de terapia devem ser avaliados com o médico responsável.

pornliz suckporn porndick
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Composição e efeitos dos esteroides anabolizantes
Veja a estrutura dos esteroides anabolizantes, em que casos eles são receitados pelos médicos e como o uso indiscriminado desses hormônios pode ser mortal.
Espermatogênese
Saiba mais sobre a espermatogênese, o processo responsável pela formação das células reprodutivas masculinas.
Esteróides anabolizantes
Uma substância sintética utilizada em terapia hormonal, contudo também usada indiscriminadamente por muitos fisiculturistas.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
Testículos
Saiba mais sobre os testículos, órgãos do sistema genital masculino responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.