Ovários

Os ovários são órgãos do sistema genital feminino responsáveis por produzir as células reprodutivas femininas e os hormônios sexuais denominados de estrógeno e progesterona.

Os ovários são estruturas muito importantes para o corpo da mulher. Eles apresentam funções essenciais para o desenvolvimento do corpo e para a reprodução, tais como a produção de hormônios e o desenvolvimento de células reprodutivas.

Anatomia do ovário

Os ovários são órgãos em formato de amêndoas que possuem cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados na porção superior da cavidade pélvica, um em cada lado do útero.

A superfície do órgão é coberta por um epitélio germinativo e, logo abaixo, há uma camada de tecido conjuntivo (túnica albugínea). Abaixo dessa túnica, existe uma região cortical que abriga os folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento, corpos-lúteos (massa amarelada temporária no ovário que é formada por um folículo que liberou seu ovócito secundário) e corpus albicans (tecido cicatricial no local de um antigo corpo-lúteo). A parte mais interna do ovário é chamada de medula e é constituída por tecido conjuntivo frouxo.

Antes da primeira ovulação, o ovário possui uma coloração rosada e é liso. Após as ovulações sequentes, ele se torna branco acinzentado e sua textura passa a ser rugosa. Isso acontece porque, após cada ovulação, há a formação de cicatrizes.

Produção de hormônios pelo ovário

Os ovários produzem dois importantes hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona, os quais estão relacionados com a reprodução. O estrógeno é um hormônio que garante o crescimento, desenvolvimento e manutenção dos órgãos reprodutivos. É ele também que garante a regeneração do endométrio após a menstruação. Já a progesterona está mais relacionada com a preparação do útero para receber o bebê e com o desenvolvimento de células secretoras de leite durante a gestação. A diminuição dos níveis desse último hormônio leva ao aborto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produção de células reprodutivas (ovogênese)

A ovogênese ocorre no interior dos ovários e está intimamente relacionada com a produção de hormônios. Nesse processo, forma-se, cresce e ocorre a maturação do gameta feminino. Nos seres humanos, a formação desse gameta inicia-se ainda na vida fetal, entretanto, o desenvolvimento só é finalizado na adolescência.

No ovário em formação, as células germinativas diferenciam-se em ovogonias. Durante o primeiro trimestre, ocorrem mitoses que causam o aumento das ovogonias. Por volta do terceiro mês de vida embrionária, as ovogonias entram na meiose e param a divisão na prófase I, sendo nesse ponto chamadas de ovócitos primários. Somente com a puberdade que o ovócito retoma a meiose, um a um em cada ciclo menstrual. Esse ovócito entra na Meiose II, sendo interrompido na metáfase (ovócito secundário). Ocorre, então, a ruptura da parede do folículo maduro e liberação do ovócito secundário (ovulação). Apenas com a entrada do espermatozoide, a divisão meiótica é completada.

CURIOSIDADE: Você sabia que, com a menopausa, ocorre uma regressão no tamanho do ovário?

Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

O ovário é uma estrutura importante do corpo feminino e possui algumas funções. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente uma dessas funções.

a) Produção de espermatozoides.

b) Produção de LH e FSH.

c) Produção de estrógeno.

d) Eliminação do endométrio.

e) Fixação do embrião.

Questão 2

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que se encontra o nome correto do hormônio produzido pelo ovário que está relacionado com a preparação do útero para a chegada do bebê e com a manutenção da gravidez.

a) progesterona.

b) estrógeno.

c) testosterona.

d) adrenalina.

e) prolactina.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
Estrutura anatômica do sistema reprodutor feminino.
Sistema Genital Feminino
Órgãos que constituem o sistema reprodutor feminino.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Menstruação
Entenda o que é a menstruação e descubra por que ocorre esse processo natural e quais os principais distúrbios menstruais que afetam as mulheres.
Hormônios Sexuais
Conheça quando e onde são produzidos os hormônios sexuais masculinos e femininos!
O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
O câncer de ovário geralmente afeta as mulheres acima de 40 anos de idade
Câncer de Ovário
Clique e confira as principais características do câncer de ovário e saiba qual é o seu tratamento.
A fecundação é a penetração do espermatozoide no óvulo com consequente formação do zigoto
Como ocorre a fecundação nos mamíferos?
Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide.
O ovário policístico caracteriza-se pelo aumento de tamanho e vários folículos
Síndrome dos Ovários Policísticos
Compreenda o que é a síndrome do ovário policístico e como ela deve ser tratada.
Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Ovogênese
Saiba mais sobre a ovogênese, um processo essencial para a reprodução.