Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Fisiologia
  4. Espermatogênese

Espermatogênese

No processo de espermatogênese, que ocorre nos testículos, são formados os gametas masculinos denominados de espermatozoides.

A formação dos gametas, células responsáveis pela reprodução, é um processo denominado genericamente de gametogênese. Quando o processo ocorre para a formação do gameta masculino, podemos denominá-lo de espermatogênese.

Etapas da espermatogênese

A espermatogênese, processo de formação dos espermatozoides, ocorre em três etapas principais: o período de multiplicação, o período de crescimento e o período de maturação.

 

 

Espermatogênese é o processo responsável pela formação dos espermatozoides
Espermatogênese é o processo responsável pela formação dos espermatozoides

Período de multiplicação: As células precursoras denominadas de espermatogônias (2n) multiplicam-se por mitose. A multiplicação, que acontece na parede dos túbulos seminíferos, é relativamente lenta até a puberdade e, após esse período, torna-se intensa. Essa fase da espermatogênese pode ocorrer por toda a vida do homem.

Período de crescimento: As espermatogônias aumentam de tamanho e passam a ser chamadas de espermatócitos primários ou espermatócitos I (2n).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Período de maturação: No período de maturação, ocorre o processo de meiose. Primeiramente os espermatócitos primários passam pela primeira divisão meiótica e dão origem a dois espermatócitos secundários ou espermatócitos II (n). Inicia-se, então, a segunda divisão meiótica, que origina duas espermátides (n).

Após o fim do processo de divisão celular, as espermátides iniciam um processo denominado de espermiogênese, em que ocorre a transformação dessas células em espermatozoides. Nessa importante etapa, a espermátide alonga-se, seu núcleo migra para a região mais extrema da célula e formam-se o acrossomo e a cauda. O acrossomo tem papel primordial na fecundação, uma vez que libera substâncias necessárias à penetração no ovócito secundário. A cauda, por sua vez, é fundamental para a locomoção desse gameta.

Os espermatozoides são os gametas masculinos do homem
Os espermatozoides são os gametas masculinos do homem
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

A gametogênese é um processo em que ocorre a formação dos gametas. Nas mulheres, o processo é chamado de ovogênese; nos homens, espermatogênese. Na espermatogênese, observa-se modificação nas células precursoras até que elas se tornem um espermatozoide viável. Quais células formadas durante esse processo são diploides?

a) Espermatozoides e espermátides.

b) Espermatogônias e espermatócitos primários.

c) Espermatócitos primários e espermatócitos secundários.

d) Espermatogônias e espermátides.

e) Espermatócitos primário e espermatozoides.

Questão 2

Durante a formação de um espermatozoide, diversos processos acontecem para que a célula precursora dê origem ao gameta. Um dos processos finais é a formação do acrossomo e da cauda do espermatozoide. Essas mudanças ocorrem no período conhecido como:

a) Período de maturação.

b) Espermiogênese.

c) Período de crescimento.

d) Período de multiplicação.

e) Metamorfose.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Apesar de frequentemente ser chamado de óvulo, na ovulação é liberado um ovócito secundário
Ovogênese
Saiba mais sobre a ovogênese, um processo essencial para a reprodução.
Os testículos são encontrados no interior do saco escrotal
Testículos
Saiba mais sobre os testículos, órgãos do sistema genital masculino responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona.
A fecundação é o processo em que o espermatozoide funde-se ao ovócito secundário
Fecundação humana
Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino (espermatozoide) funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário).
A testosterona relaciona-se com o aumento da massa muscular
Testosterona
Que tal conhecer um pouco mais a respeito da testosterona? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante hormônio, conhecido como hormônio masculino. Nesse texto falaremos onde a testosterona é produzida, quais são as suas principais funções no organismo e os danos ocasionados por sua redução em homens idosos.
A mitose e a meiose são processos de divisão celular.
Mitose e meiose
Conheça as principais diferenças entre a mitose e a meiose, os dois processos de divisão celular que ocorrem nas células eucariontes.
Sistema reprodutor masculino
Clique aqui para entender melhor o sistema reprodutor masculino, os órgãos que o compõem, bem como as funções por eles desempenhadas.
Espermatozoides
Saiba mais sobre os espermatozoides clicando aqui. Conheça a função dessas células, sua estrutura e sua formação.
O ovócito e os espermatozoides são formados por meio do processo de gametogênese.
Gametogênese
Amplie seus conhecimentos a respeito da gametogênese, processo que leva à formação dos gametas masculinos e femininos. Neste texto, abordaremos os principais pontos da ovogênese e da espermatogênese e a diferença entre esses dois processos. Além disso, resolveremos um exercício a respeito desse importante tema.
A fecundação é a penetração do espermatozoide no óvulo com consequente formação do zigoto
Como ocorre a fecundação nos mamíferos?
Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide.