Whatsapp icon Whatsapp

Coroação de Charles III

A coroação de Charles III é a cerimônia que simboliza a entronização de Charles III como rei britânico. Esse evento acontecerá na Abadia de Westminster, em 6 de maio de 2023.
Rei Charles III sentado em trono ao lado de coroa.
Charles III será coroado rei do Reino Unido na cerimônia do dia 6 de maio de 2023. [1]

A coroação de Charles III é um evento marcado para acontecer na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 6 de maio de 2023. Esse evento simboliza a entronização de Charles III como rei do Reino Unido e de sua esposa, Camilla, como a rainha consorte. A abadia sedia as coroações dos monarcas britânicos desde o século XI.

A Coroa britânica prometeu uma cerimônia mais moderna, anunciando que o evento terá uma duração menor e contará com cerca de dois mil convidados. O rei e a rainha consorte farão um percurso de carruagem do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. Eventos serão realizados nos dias seguintes em celebração à coroação do rei.

Leia também: Afinal, o que é uma monarquia?

Resumo sobre a coroação do rei Charles

  • A coroação de Charles III é uma cerimônia que simboliza a entronização do rei britânico.

  • Esse evento também coroará Camilla como rainha consorte britânica.

  • O evento foi marcado para o dia 6 de maio de 2023, na Abadia de Westminster.

  • Foi anunciado pela Coroa britânica que o evento será mais moderno, com duração menor e número reduzido de convidados.

  • No dia 7, a Coroa britânica incentivou a população a organizar festas em celebração à coroação do rei.

Quem é Charles III?

Charles III é o atual rei do Reino Unido, proclamado rei em 8 de setembro de 2022. Sua proclamação como rei aconteceu no mesmo dia do falecimento de Elizabeth II, rainha do Reino Unido durante 70 anos — a mais longeva monarca da história do Reino Unido. Charles III é filho de Elizabeth II com o rei Philip.

 Charles III ao lado de sua mãe e rainha do Reino Unido, Elizabeth II. [2]
 Charles III ao lado de sua mãe e rainha do Reino Unido, Elizabeth II. [2]

Ele nasceu no Palácio de Buckingham, em Londres, em 1948, sendo o herdeiro do trono, uma vez que era o filho mais velho da rainha. Foi o primeiro monarca britânico a se graduar em uma universidade, além de ter sido militar ao longo de sua vida. Contraiu dois casamentos, o primeiro com Diana, com quem teve dois filhos; o segundo com Camilla, sua atual esposa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que Charles III será coroado?

A proclamação de Charles III aconteceu quando ele tinha 73 anos de idade, reconhecendo-o publicamente como rei do Reino Unido. A entronização de um monarca no Reino Unido demanda uma cerimônia de coroação, e a coroação de Charles III foi marcada para acontecer no dia 6 de maio de 2023.

Por meio desse protocolo, uma série de tradições da monarquia britânica são realizadas, o que concretiza simbolicamente a coroação do novo monarca. Por meio desse acontecimento, Charles III será coroado rei e sua esposa, Camilla, será coroada rainha consorte do Reino Unido.

Rei Charles III e a rainha consorte Camilla. (Créditos: Hugo Burnand / Instagram @theroyalfamily | Reprodução).
Rei Charles III e a rainha consorte Camilla. (Créditos: Hugo Burnand / Instagram @theroyalfamily | Reprodução).

A cerimônia de coroação está marcada para acontecer em Londres, na Abadia de Westminster, local que abriga as coroações dos monarcas britânicos desde que Guilherme, o Conquistador, foi coroado lá, em 1066.

Entre a proclamação de Charles III e sua coroação se passou um período de cerca de oito meses, e isso é explicado porque a monarquia britânica optou por dar um maior prazo para que a coroação acontecesse em respeito ao falecimento de Elizabeth II. Isso porque a monarquia não queria transformar o local do velório de Elizabeth II, a Abadia de Westminster, em um local de celebração pouco tempo depois da morte da antiga monarca.

Leia também: Coroação de Napoleão Bonaparte — uma das mais famosas cerimônias do tipo da História

Detalhes da cerimônia de coroação de Charles III

Apesar de a coroação dos monarcas ser uma cerimônia realizada na monarquia britânica desde o século XI, o atual monarca, Charles III, pretende modernizar o evento. Com isso, a cerimônia foi enxugada, o número de convidados e os gastos foram reduzidos, e até detalhes mínimos, como o óleo de unção, foram pensados para se enquadrar aos padrões atuais. Os valores gastos na cerimônia ainda não foram revelados.

A cerimônia de coroação de Charles III tem sido planejada para ter uma duração um pouco superior a uma hora. Tradições básicas serão atendidas, mas uma série de práticas não serão realizadas para que o evento seja mais breve. Em comparação, a cerimônia de coroação de Elizabeth II teve mais de três horas de duração.

Foto oficial da coroação da rainha Elizabeth II e do príncipe Phillip
 Foto oficial da coroação da rainha Elizabeth II e do príncipe Phillip, que foi a primeira cerimônia do tipo a ser televisionada na íntegra.

Além disso, a cerimônia de Elizabeth II teve a presença de cerca de oito mil pessoas, e a cerimônia de Charles III está sendo organizada para receber cerca de dois mil convidados. Entre os presentes já confirmados estão o príncipe Harry (o segundo filho de Charles III). A presença dele é significativa, uma vez que não havia certeza de que ele participaria da cerimônia por causa de seu afastamento da família real britânica.

Entre os convidados confirmados estão:

  • o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva;

  • o presidente da França, Emmanuel Macron;

  • os filhos da rainha consorte, Tom Parker e Laura Lopes;

  • o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak;

  • o rei e a rainha da Espanha, Felipe VI e Letizia.

Vale dizer que haverá espaço também para representantes da sociedade civil.

No dia da coroação, o rei Charles III e a rainha consorte Camilla sairão do Palácio de Buckingham e se encaminharão para a Abadia de Westminster em uma carruagem que fará um percurso de 2,1 km. A carruagem que levará os dois do palácio à abadia será a Carruagem Jubileu de Diamante, utilizada desde 2014.

O percurso de volta será realizado pela Carruagem de Ouro de Estado, utilizada nas coroações desde 1830. O término da coroação não encerra as festividades no Reino Unido. A Coroa britânica planeja realizar um festival no Castelo de Windsor para a população em 7 de maio. No mesmo dia, a Coroa incentiva que as pessoas façam festas localizadas em seus próprios bairros. No dia seguinte, a Coroa britânica orienta que a população realize trabalhos voluntários.

Por fim, o óleo de unção do rei, chamado de Santo Crisma, foi fabricado em Jerusalém e é vegano, conforme anúncio da Coroa britânica. Andrew Lloyd Webber foi convidado para compor a música da coroação, e a cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Canterbury.

Créditos da imagem:

[1] IT Tech Science / Shutterstock

[2] Karl Weller / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Elizabeth II
Clique aqui e saiba sobre a vida de Elizabeth II, a monarca mais longeva da história da coroa britânica. Ela foi rainha do Reino Unido até seu falecimento, em 2022.
Margaret Thatcher
Clique no link e veja mais detalhes sobre a vida de Margaret Thatcher. Veja como ela iniciou sua carreira política e os principais feitos de seu governo.
Monarquia
Clique aqui para saber mais a respeito da forma de governo mais antiga que existe atualmente: a monarquia. Conheça os modelos e as características das monarquias.
Princesa Diana
Clique no link e conheça detalhes da vida da princesa Diana, ex-esposa do príncipe Charles. Confira como ocorreu sua morte, em um fatídico acidente de carro.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!