Setembro Verde
O Setembro Verde é o nome de duas campanhas distintas que são realizadas nesse mês. Essas campanhas atuam pela conscientização sobre a importância da doação de órgãos e pela conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência. As duas campanhas são isoladas, cada qual atuando de maneiras distintas.
A primeira busca popularizar a doação de órgãos e incentivar as famílias a manterem um diálogo sobre isso. A segunda busca garantir espaços na sociedade para as pessoas com deficiência, trazendo-lhes oportunidades e combatendo preconceitos contra elas.
Leia também: Setembro Amarelo — importante campanha que tem como principal objetivo prevenir o suicídio
Resumo sobre o Setembro Verde
-
Setembro Verde é o nome de duas campanhas que ocorrem em setembro e que atuam no incentivo à doação de órgãos e na conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência.
-
São realizadas em setembro porque ambas têm datas comemorativas importantes nesse mês.
-
A campanha pela doação atua para incentivar as pessoas a doarem seus órgãos e a conversarem com seus familiares sobre isso.
-
A campanha pela pessoa com deficiência fala da importância de incluir as pessoas com deficiência, dando-lhes oportunidades e combatendo preconceitos contra elas.
O que é o Setembro Verde?
O Setembro Verde é o nome pelo qual são conhecidas duas campanhas que são realizadas nesse mês. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e a importância desse ato, bem como de uma campanha que trata de defender a inclusão de pessoas que têm algum tipo de deficiência.
As duas campanhas não têm nenhum tipo de ligação, nem foram criadas juntas, mas receberam o mesmo nome. O Setembro Verde, assim como outras campanhas do tipo, é parte de iniciativas do governo para colocar em evidência um assunto ou causa relevante. Como parte dessas campanhas, geralmente são realizadas campanhas publicitárias, palestras e demais ações para levar o assunto à população.
Quais são as campanhas do Setembro Verde?
No Setembro Verde são realizadas duas campanhas diferentes, cada qual tendo sua importância. As campanhas do Setembro Verde são:
-
Conscientização da importância da doação de órgãos como iniciativa para salvar vidas.
-
Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os âmbitos.
Não existem leis federais que estabelecem a iniciativa do Setembro Verde, como ocorre com outras iniciativas, mas existem leis estaduais que determinam a realização das campanhas em seus dois significados. A escolha do mês de setembro nos dois casos não foi uma coincidência, mas proposital. Isso porque as duas campanhas têm datas significativas de grande importância que são celebradas no mês de setembro, sendo elas as seguintes:
-
21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência;
-
27 de setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos.
As duas datas comemorativas têm grande importância, procurando incentivar a doação de órgãos e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Qual o significado do Setembro Verde?
Como as campanhas do Setembro Verde são distintas, o significado de cada uma difere. No caso do Setembro Verde para as pessoas com deficiência, procura-se conscientizar a população sobre a importância de se incluir os deficientes nos mais diferentes ambientes de nosso cotidiano.
Essa inclusão é importante para combater preconceitos que as pessoas possam nutrir e para entender os diferentes tipos de deficiência que existem a fim de garantir melhores oportunidades para as pessoas nessa condição. Isso porque o acesso de pessoas com deficiência à educação é baixo, fazendo com que esse grupo tenha acesso, em grande maioria, a empregos com baixos salários.
O Setembro Verde então procura colocar em evidência formas de garantir a inclusão dessas pessoas, adaptando as estruturas físicas de nossas cidades a elas bem como lhes garantindo oportunidades. Por fim, debates sobre o capacitismo também são importantes na inclusão das pessoas com deficiência.
No caso do Setembro Verde para a doação de órgãos, a campanha procura incentivar a doação de órgãos como forma de salvar vidas. A proposta é incentivar as pessoas a serem doadoras, sendo fundamental que elas mantenham um diálogo com sua família sobre isso. Esse diálogo é importante para permitir que as famílias ajam com rapidez, garantindo a doação de órgãos de um ente querido que tenha falecido.
Qual a importância do Setembro Verde?
Campanhas como o Setembro Verde são muito importantes porque garantem publicidade para assuntos importantes de serem tratados entre a comunidade. Isso porque essas iniciativas permitem que as pessoas tenham acesso a informações sobre as quais, muitas vezes, elas não tinham noção. Além disso, essas iniciativas dão espaço para campanhas educativas. Por fim, é importante mencionar que campanhas desse tipo:
-
garantem oportunidades para pessoas com deficiências;
-
combatem preconceitos;
-
aumentam o conhecimento da população;
-
incentivam a doação de órgãos etc.
Veja também: Outubro Rosa — importante campanha voltada para a conscientização e para a prevenção do câncer de mama
Frases para o Setembro Verde
-
“Deixo a vida continuar. Sou doadora de órgãos.” (Sabrina Figueiredo)
-
“O que fazemos para nós mesmos morre conosco. O que fazemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal.” (Albert Pine)
-
“Pessoas com deficiência em lugares de destaque são capazes de mudar a perspectiva de crianças com deficiência sobre onde elas pertencem.” (Deives Picáz)
Fontes
SANTOS, Nathalia. Você já ouviu falar em setembro verde? Disponível em: https://www.terra.com.br/nos/opiniao/nathalia-santos/voce-ja-ouviu-falar-em-setembro-verde,b5dc1d23f65fdc7992ac9ff522246216mjzo3sx1.html.
REDAÇÃO. Setembro Verde – mês da inclusão social de pessoas com deficiência. Disponível em: https://portal.al.go.leg.br/noticias/136848/setembro-verde.
REDAÇÃO. Setembro Verde: seja o sim que salva vidas! Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/comunicacao/noticias/setembro-verde-seja-o-sim-que-salva-vidas.