Setembro
A data comemorativa mais conhecida de setembro, no Brasil, é o dia 7, Dia da Independência do Brasil. Em 1822, D. Pedro I proclamou a independência do país em relação a Portugal às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. O dia 7 é o único feriado nacional do mês, mas setembro possui muitas outras celebrações.
Leia também: Setembro Amarelo – campanha de conscientização que visa à prevenção do suicídio
Datas comemorativas de setembro
Já no dia 1º, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física. A data tem como objetivo valorizar esse profissional e foi escolhida por coincidir com o dia em que entrou em vigor a Lei 9696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e que criou o Conselho Federal e os Regionais de Educação Física.
Em seguida, no dia 3, comemora-se o Dia do Biólogo e, assim como o Dia do Profissional de Educação Física, o dia foi escolhido por causa da data de regulamentação da profissão: 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo.
O dia 5 é lembrado como o Dia da Amazônia, data que visa a chamar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. A data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. Vale lembrar que a Amazônia é o maior bioma do Brasil possuindo, aproximadamente, sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul, sendo o habitat de inúmeras espécies de seres vivos.
O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado no dia 8. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1967. Tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de saber ler e escrever. Também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos.
No dia 16, comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal, firmado em 1987. O protocolo foi importante para a proteção da camada, já que reduziu a produção e o consumo de produtos que causam seu desgaste. A camada de ozônio é um fino envoltório formado por gás ozônio (O3), que envolve a Terra e protege os organismos vivos da radiação emitida pelo Sol.
O Dia da Árvore é celebrado também em setembro, no dia 21. Na data, é importante fazer a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.
Veja também: 11 de setembro: um dia de atentados terroristas
Lista de outras datas comemorativas do mês de setembro
Veja a seguir outras celebrações no mês de setembro:
-
Dia 1º
– Dia da Bailarina
-
Dia 2
– Dia do Repórter Fotográfico
-
Dia 3
– Dia do Guarda Civil
-
Dia 5
– Dia do Irmão
-
Dia 6
– Dia do Sexo
-
Dia 8
– Dia Mundial da Fisioterapia
-
Dia 9
– Dia do Administrador
– Dia do Médico Veterinário
-
Dia 10
– Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
-
Dia 11
– Dia Nacional do Cerrado
-
Dia 13
– Dia do Agrônomo
-
Dia 14
– Dia do Frevo
-
Dia 15
– Dia do Cliente
– Dia de Nossa Senhora das Dores
– Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
– Dia Internacional da Democracia
-
Dia 16
– Dia do Caminhoneiro
-
Dia 19
– Dia Nacional do Teatro
– Dia do Ortopedista
-
Dia 20
– Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho)
– Dia do Engenheiro Químico
-
Dia 21
– Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
– Dia da Tia
– Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer
-
Dia 22
– Dia do Contador
-
Dia 23
– Dia dos Filhos
– Dia Internacional das Línguas de Sinais
– Dia de Combate ao Estresse
-
Dia 25
– Dia Internacional do Farmacêutico
– Dia do Rádio
-
Dia 26
– Dia dos Primos
– Dia Nacional dos Surdos
-
Dia 27
– Dia de São Cosme e Damião
– Dia Nacional de Doação de Órgãos
– Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo
-
Dia 30
– Dia da Secretária