Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Setembro
  4. 21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social.

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.


♦ Deficiência física

O paciente apresenta problemas no seu corpo que comprometem o desenvolvimento de funções físicas. Esse tipo é encontrado, por exemplo, em paraplégicos ou em pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas.


♦ Deficiência auditiva

As pessoas com eficiência auditiva, por sua vez, são aquelas que possuem perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição. Essa perda da capacidade de ouvir pode ser causada por problemas diversos, tais como doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais, lesões, entre outras causas.


♦ Deficiência visual

As pessoas com deficiência visual são aquelas que apresentam problemas que dificultam a visualização de objetos. É considerado deficiente visual aquele que é cego ou apresenta uma baixa visão. Vale ressaltar que problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


♦ Deficiência mental

Na deficiência mental, as pessoas apresentam funcionamento mental abaixo da média. Vale destacar que, para ser considerada uma deficiência, os sintomas devem surgir antes dos 18 anos de idade.

Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de deficiência e cada uma é responsável por um tipo diferente de limitação. Muitas vezes, essas limitações podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo; por isso, faz-se de extrema necessidade o desenvolvimento de medidas de inclusão.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo.

Assim sendo, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas.

Curiosidade: A Lei 13.146 de Julho de 2015 representou um grande marco na luta das pessoas com deficiências e instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). De acordo com essa lei, passou a ser crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, assim como abandonar pessoas com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres, apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência e reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem.

Entre os principais problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, está a falta de acessibilidade
Entre os principais problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência, está a falta de acessibilidade
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore.
21 de setembro – Dia da Árvore
Entenda a importância do Dia da Árvore e por que essa data foi escolhida clicando aqui. Neste texto abordaremos ainda a importância das espécies arbóreas tanto ecológica quanto economicamente. Citaremos também as consequências da retirada de nossas árvores.
16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
Saiba como surgiu o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e entenda a importância dessa data!
 O processo de educação inclusiva
Uma nova prática inclusiva
Formação de gestores e educadores para a Educação Inclusiva.
Os indivíduos com deficiência mental apresentam dificuldade no equilíbrio.
Deficiência Mental
Deficiência mental, o que é deficiência mental, características da deficiência mental, o tratamento para a deficiência mental, os níveis existentes na deficiência mental, como diagnosticar a deficiência mental.
08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização
Entenda como foi criado o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, e toda a representatividade que a data possui.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
Quais são as causa da surdez?
Surdez
Porque ocorre, quais os tipos e o que devemos fazer para nos prevenir da surdez.