Ascaridíase

A ascaridíase é uma verminose provocada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido como lombriga. A contaminação ocorre quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com ovos do verme.

Ao entrar no organismo, o ovo eclode e libera a larva no intestino delgado, passa pela mucosa até chegar ao intestino grosso aonde chega à maturidade, com aproximadamente 40 cm.

Normalmente a ascaridíase não apresenta sintomas, mas podem ocorrer dores abdominais, náuseas, vômitos, aumento dos sons intestinais, falta de apetite, palidez e emagrecimento. O diagnóstico é feito através do exame de fezes que se contaminado apresenta os ovos do verme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tratamento utiliza medicamentos específicos contra vermes. É recomendável a repetição do tratamento após uma semana para matar larvas restantes.

Verme causador da doença
Verme causador da doença
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Ciclo da Ancilostomose
Ancilostomose
A ancilostomose, conhecida como amarelão, é provocada por vermes e pode causar dores musculares, hipertensão, tonturas e outros sintomas. Confira!
O parasito Enterobius vermicularis é o causador da oxiuríase ou enterobíase
Oxiurose
Aprenda mais sobre a oxiurose, uma patologia que causa grande prurido na região retal.
Criança com esquistossomose.
Esquistossomose
Equistossomose, Doença, Barriga d’água, Platelmintos, Trematódeos, Schistosoma, Parasitas, Hospedeiros, Miracídio, Caramujo planorbídeo, Cercaria, Ribeirinhos, Ventosas, Sintomas, Medidas profiláticas.
Rastros da larva migrans
Bicho geográfico
Saiba o que é o bicho geográfico, quais são seus sintomas e tratamento