Whatsapp icon Whatsapp

Ascaridíase

Verme causador da doença
Verme causador da doença

A ascaridíase é uma verminose provocada pelo verme Ascaris lumbricoides, conhecido como lombriga. A contaminação ocorre quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com ovos do verme.

Ao entrar no organismo, o ovo eclode e libera a larva no intestino delgado, passa pela mucosa até chegar ao intestino grosso aonde chega à maturidade, com aproximadamente 40 cm.

Normalmente a ascaridíase não apresenta sintomas, mas podem ocorrer dores abdominais, náuseas, vômitos, aumento dos sons intestinais, falta de apetite, palidez e emagrecimento. O diagnóstico é feito através do exame de fezes que se contaminado apresenta os ovos do verme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tratamento utiliza medicamentos específicos contra vermes. É recomendável a repetição do tratamento após uma semana para matar larvas restantes.

Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Bicho-geográfico
Quer saber o que é bicho-geográfico? Clique aqui e descubra o que é a larva migrans, como a doença é contraída, quais os sintomas e como é o tratamento.
Esquistossomose
Aprenda um pouco mais a respeito da esquistossomose clicando aqui. Neste texto exploraremos o ciclo da doença, seus sintomas e tratamento.
Oxiurose
Aprenda mais sobre a oxiurose, uma patologia que causa grande prurido na região retal.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.