Oxiurose

A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal.

A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis. A doença atinge qualquer classe social e é muito comum na infância, ocasionando, principalmente, prurido retal, normalmente no período noturno.

A doença pode ser transmitida por várias formas diferentes: direta, indireta e retroinfestação. Na forma direta, o paciente leva o parasito do ânus para a boca. Isso acontece principalmente porque a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos adequadamente. Na forma indireta, os ovos do helminto encontrados nos alimentos, nas roupas ou até mesmo na poeira podem contaminar uma pessoa. Já a retroinfestação ocorre quando as larvas eclodem na região perianal e migram para o ceco, onde se tornam indivíduos adultos.

O ciclo biológico do nematódeo inicia-se com a ingestão do ovo, que segue até o intestino delgado. Nesse órgão, as larvas eclodem e seguem para o ceco, onde se tornam adultos e reproduzem-se. O macho é então eliminado com as fezes, e as fêmeas migram para a região perianal onde colocam seus ovos e morrem em seguida. A migração ocorre normalmente no período noturno.

A doença normalmente está associada à irritabilidade e a sono inquieto em virtude da coceira retal causada pelas fêmeas nessa área e pela eclosão dos ovos. O prurido intenso pode fazer com que o paciente coce a região com muita força, propiciando o surgimento de lesões que podem ocasionar infeções secundárias. Alguns pacientes apresentam sintomas como vômitos, dores abdominais e fezes sanguinolentas, entretanto, essas ocorrências não são específicas da doença. Essa patologia gera bastante desconforto no paciente, porém, não leva a quadros graves nem à morte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para diagnosticar a oxiurose, o médico analisa os sintomas e realiza exames para confirmar a presença do parasito. Os exames laboratoriais mais comuns são o método de Hall e o método de Graham, que usam, respectivamente, o swab anal ou a fita gomada para colher material da região do ânus.

Após a confirmação do diagnóstico, medicamentos são utilizados para eliminar o parasito. Além do fármaco, é importante orientar o paciente e familiares para que tenham bons hábitos de higiene, lavando sempre as mãos e mantendo as unhas cortadas para evitar que parasitos se acumulem nessas estruturas. Além disso, é importante não coçar a região anal e trocar roupas de cama e toalhas.

Ao perceber algum sintoma desagradável, procure imediatamente seu médico.

O parasito Enterobius vermicularis é o causador da oxiuríase ou enterobíase
O parasito Enterobius vermicularis é o causador da oxiuríase ou enterobíase
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Verme causador da doença
Ascaridíase
Ascaridíase, o que é ascaridíase, o que provoca a ascaridíase, o que a ascaridíase provoca, os sintomas da ascaridíase, o tratamento para a ascaridíase.
Doença que causa a elefantíase.
Filária
Filaria Wuchereria bancrofti, Elefantíase, Doença, Verme nematódeo, Vasos linfáticos, Ciclo de vida, Invertebrado patogênico, Hospedeiros: Mosquito hematófago, Culex, Larvas infectantes, Microfilárias, Inchaço dos membros.
Criança com esquistossomose.
Esquistossomose
Equistossomose, Doença, Barriga d’água, Platelmintos, Trematódeos, Schistosoma, Parasitas, Hospedeiros, Miracídio, Caramujo planorbídeo, Cercaria, Ribeirinhos, Ventosas, Sintomas, Medidas profiláticas.
Trichuris trichiura é o verme causador da tricocefaliase
Tricocefalíase
: Tricocefalíase, o que é tricocefalíase, como ocorre a tricocefalíase, o que a tricocefalíase provoca no organismo, como detectar a tricocefalíase, o tratamento para a tricocefalíase.
A hipertrofia ocorre em uma pequena parcela dos afetados pela filariose
Filariose
Doença causada pelo verme Wuchereria bancrofti, transmitida pela fêmea de determinadas espécies de mosquitos, podendo ter como conseqüência a elefantíase.
Rastros da larva migrans
Bicho geográfico
Saiba o que é o bicho geográfico, quais são seus sintomas e tratamento