Whatsapp icon Whatsapp

Maracanã

O Maracanã, construído para abrigar jogos da Copa do Mundo de 1950, é um dos maiores estádios do Brasil e um dos que mais fazem parte da história do futebol brasileiro. Sediou jogos importantes tanto da Seleção Brasileira quanto dos maiores clubes brasileiros, e presenciou momentos trágicos, como o Maracanazo, a derrota brasileira na Copa de 1950.

Esse estádio também sediou a Copa do Mundo de 2014 e presenciou a Seleção Alemã conquistar o seu quarto título. Foi também o local onde Pelé marcou o seu milésimo gol, em 1969. Títulos importantes para o Brasil foram conquistados lá, como o do torneio de futebol das Olimpíadas, em 2016, e o da Copa América de 2019.

Acesse também: Copa da Rússia - uma das últimas Copas do Mundo, disputada em 2018

Construção

O Maracanã foi construído, a partir de 1948, para sediar jogos da Copa do Mundo de 1950.[1]
O Maracanã foi construído, a partir de 1948, para sediar jogos da Copa do Mundo de 1950.[1]

O Maracanã, também conhecido como Estádio Jornalista Mário Filho, localizado no Rio de Janeiro, tem sua história diretamente ligada com a Copa do Mundo de 1950, evento que foi sediado pelo Brasil. Tudo começou quando Célio de Barros, delegado brasileiro da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), foi enviado para a França para participar do congresso organizado pela Federação Internacional de Futebol Associação, a Fifa.

Esse congresso foi realizado em 1938, durante a Copa do Mundo que acontecia naquele ano, e ele levava a proposta brasileira de sediar a competição no ano de 1942. A candidatura brasileira não era favorita porque o país não tinha um grande estádio para receber o evento. O historiador Hilário Franco Júnior afirma que a Alemanha era a provável próxima sede porque tinha uma boa estrutura por conta das Olimpíadas de 1936|1|.

O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, acabou fazendo com que as Copas de 1942 e 1946 não acontecessem. Quando o mundial retornou, em 1950, só o Brasil interessou-se por sediá-lo. A proposta brasileira incluía a disponibilização de seis estádios, e nela também estava a proposta de construir-se um grandioso estádio na capital do país na época, o Rio de Janeiro.

O projeto de construção do estádio carioca mobilizou a imprensa local, e decidiu-se, na época, que ele seria construído no terreno do Derby Clube, local onde eram realizadas corridas de cavalo. Em 16 de julho de 1947, a imprensa do Rio de Janeiro divulgou que o estádio deveria ter lugar para, pelo menos, 150 mil pessoas.

Tudo o que envolveu a construção do Maracanã gerou muita polêmica no Rio, do local onde o estádio seria construído até a forma de financiamento da obra. Um dos maiores apoiadores da sua construção foi o jornalista Mário Rodrigues Filho, diretor do Jornal dos Sports. Esse jornal esportivo fez uma cobertura diária da construção do Maracanã.

O projeto vencedor estipulou a capacidade do Maracanã para 155 mil pessoas, e a pedra fundamental do estádio foi lançada em 20 de janeiro de 1948. A construção estendeu-se por todo o ano de 1948, 1949 e parte de 1950, e a inauguração aconteceu em 16 de junho de 1950, e no dia seguinte, 17, foi realizado seu primeiro jogo. Esse jogo foi travado entre a Seleção do Rio de Janeiro e a Seleção de São Paulo, e recebeu cerca de 150 mil espectadores, que assistiram à vitória do último time por 3x1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Eventos

O Maracanã foi palco de inúmeros eventos esportivos, incluindo duas Copas do Mundo (1950 e 2014), duas Copas América (1989 e 2019), uma Copa das Confederações (2013), um Pan-Americano (2007), uma Olimpíada (2016) e um Mundial de Clubes (2000). Além disso, lá aconteceram partidas marcantes de campeonatos, como o Brasileiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca, a Libertadores etc.

O último título da Seleção Brasileira, conquistado em 2019 durante a Copa América, aconteceu no Maracanã, quando a nossa seleção derrotou o Peru por 3x1. No Maracanã o Brasil também conquistou o torneio de futebol das Olimpíadas de 2016, quando derrotou a Alemanha nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar de 1x1. Agora veremos um resumo de algumas dessas competições que tiveram jogos nesse estádio.

Copa do Mundo de 1950

A Copa do Mundo de 1950 foi o evento de estreia do Maracanã e cercado de expectativas para a Seleção Brasileira. As maiores seleções europeias, como Áustria, Alemanha e França, não participaram dessa Copa porque estavam focando em sua reconstrução após a guerra. Os grandes nomes desse evento eram, portanto, Brasil e Uruguai.

Na primeira fase, o Brasil, fez as seguintes partidas:

Partida

Estádio

Brasil 4x0 México

Maracanã

Brasil 2x2 Suíça

Pacaembu

Brasil 2x0 Iugoslávia

Maracanã

 

O Brasil classificou-se em primeiro lugar com cinco pontos e seguiu para o Quadrangular Final. Nesse quadrangular, ele enfrentou Suécia, Espanha e Uruguai. Nos dois primeiros jogos, o país obteve resultados expressivos, derrotando a Suécia por 7x1 e a Espanha por 6x1, e ambas partidas foram no Maracanã. Bastava empatar com o Uruguai para ser campeão.

A decisão com o Uruguai aconteceu no dia 16 de julho de 1950, e até hoje é uma das maiores tragédias esportivas do Brasil. O Maracanã estava abarrotado de gente e tinha 199.854 pessoas assistindo a esse jogo. O Brasil saiu ganhando, mas tomou a virada uruguaia com gols de Schiaffino e Ghiggia.

Os relatos contam que o Maracanã ficou em silêncio e que a Taça Jules Rimet foi entregue de maneira tímida aos uruguaios campeões. O relato do capitão uruguaio, Obdulio Varela, sobre o acontecimento resume o que foi esse evento para os brasileiros na época, quando diz que “a tristeza dos brasileiros foi muito maior que a alegria dos uruguaios”|2|.

Acesse também: A química da Taça da Copa do Mundo

Copa das Confederações de 2013

Em 2013, o Maracanã sediou a final da Copa das Confederações. O Brasil venceu a Espanha por 3x0.[2]
Em 2013, o Maracanã sediou a final da Copa das Confederações. O Brasil venceu a Espanha por 3x0.[2]

Em 2013, o Maracanã foi uma das sedes da Copa das Confederações, um evento teste realizado no ano anterior à Copa do Mundo. Essa competição teve a participação das seguintes seleções: Brasil, Uruguai, Itália, Espanha, Taiti, México, Nigéria e Japão. O Maracanã sediou duas partidas na Fase de Grupos, que foram:

  • México 1x2 Itália – Grupo A

  • Espanha 10x0 Taiti – Grupo B

A final foi disputada entre Brasil e Espanha, no 30 de junho de 2013. A partida também aconteceu no Maracanã, contou com 73.531 espectadores e teve como resultado uma vitória da Seleção Brasileira por 3x0, com dois gols de Fred e um de Neymar. Esse foi o quarto título do Brasil nessa competição, disputada pela última vez, em definitivo, na Rússia, em 2017.

Acesse também: Conheça o mascote da Copa do Mundo disputada na Rússia

Copa do Mundo de 2014

A Alemanha venceu a Argentina por 1x0 no Maracanã e conquistou a Copa do Mundo de 2014.[3]
A Alemanha venceu a Argentina por 1x0 no Maracanã e conquistou a Copa do Mundo de 2014.[3]

O Maracanã passou por uma profunda reestruturação para sediar tanto a Copa das Confederações de 2013 quanto a Copa do Mundo de 2014. A escolha do Brasil como sede deu-se em 2007, sendo o país o candidato único para receber o evento. A reconstrução do estádio foi polêmica porque modificou muito do seu design original e, além disso, foi muito cara, custando cerca de 1,4 bilhão de reais.

Outra crítica a respeito da Copa 2014 e ao Maracanã deu-se pela construção da tabela que fez com que o Brasil só pudesse jogar no principal estádio da Copa caso chegasse à final. Sabemos que isso não aconteceu porque o país sofreu uma derrota vexatória na semifinal e perdeu para a Alemanha por 7x1.

As partidas realizadas no Maracanã durante essa Copa foram as seguintes:

Partida

Fase

Argentina 2x1 Bósnia e Herzegovina

Grupo F

Espanha 0x2 Chile

Grupo B

Bélgica 1x0 Rússia

Grupo H

Equador 0x0 França

Grupo E

Colômbia 2x0 Uruguai

Oitavas

França 0x1 Alemanha

Quartas

Alemanha 1x0 Argentina

Final

 

A final foi realizada em 13 de julho de 2014, e a Alemanha venceu na prorrogação com um gol marcado por Mario Götze. Esse foi o quarto título de Copa do Mundo da Seleção Alemã. Para saber mais sobre esse evento sediado pelo nosso país, leia: Copa do Mundo de 2014.

Curiosidades

O Maracanã já sediou grandes partidas do futebol brasileiro, e presenciou o milésimo gol de Pelé, em 1969.[2]
O Maracanã já sediou grandes partidas do futebol brasileiro, e presenciou o milésimo gol de Pelé, em 1969.[2]
  • O primeiro gol do Maracanã foi realizado por Didi na partida inaugural, que aconteceu em 17 de junho de 1950.

  • A capacidade atual do Maracanã é de 78 mil pessoas.

  • O Maracanã e o Estádio Azteca, na Cidade do México, foram os únicos que receberam duas finais de Copa do Mundo.

  • O maior público já registrado no Maracanã foi na decisão da Copa de 1950, totalizando 199.854 espectadores.

  • O maior público em uma partida de clubes no Maracanã deu-se em 15 de dezembro de 1963, quando 194.603 pessoas assistiram Flamengo 0x0 Fluminense pelo Campeonato Carioca.

  • Pelé marcou o seu milésimo gol no Maracanã durante a partida Vasco 1x2 Santos, em 19 de dezembro de 1969.

  • O nome “maracanã” é de origem tupi-guarani, significando “semelhante a um chocalho”. Faz referência a um pássaro chamado maracanã-guaçu, muito comum na região do estádio antes de sua construção.

  • O nome atual do Maracanã é uma homenagem ao jornalista Mário Rodrigues Filho, um dos grandes defensores de sua construção no final da década de 1940.

  • Zico é o artilheiro do Maracanã, tendo feito 333 gols nele.

Notas

|1| FRANCO JÚNIOR, Hilário. Dando tratos à bola: ensaios sobre futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 32.

|2| Idem, p. 33.

Créditos das imagens

[1] spatuletail e Shutterstock

[2] A.PAES e Shutterstock

[3] AGIF e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Copa do Mundo
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Copa do Mundo de Futebol. Neste texto você poderá ver uma rápida definição da competição e de sua importância esportiva assim como acompanhar a evolução do evento e ter acesso a informações básicas.
Copa do Mundo 2014 no Brasil
Após 64 anos, a Copa do Mundo volta ao Brasil em 2014. Conheça detalhes da competição e a entenda melhor.
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Química e a taça da Copa do Mundo
Clique agora e conheça a relação entre Química e a taça da Copa do Mundo, aprendendo qual é a verdadeira composição desse importante troféu entregue ao campeão mundial de futebol. Ele é composto em grande parte por ouro 18 quilates e por uma menor parcela do mineral malaquita.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.