Whatsapp icon Whatsapp

Zabivaka, o Mascote da Copa 2018

Zabivaka é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O nome Zabivaka significa “aquele que marca o gol” em russo.
O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo
O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo

Zabivaka é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O mascote foi criado pela estudante de design Ekaterina Bocharova e conseguiu o título de mascote da copa de 2018 após votação popular (garantiu 53% dos votos). Na luta pelo título de mascote estavam um tigre e um gato, que obtiveram, respectivamente, 27% e 20% dos votos do povo russo. O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo.


O que o Zabivaka representa?

Zabivaka é um lobo antropomórfico, ou seja, um lobo que apresenta características humanas. Na Rússia, o lobo é bastante conhecido e um importante predador. Existem diferentes espécies de lobo, sendo uma das espécies mais relevantes o chamado lobo-cinzento.

O lobo-cinzento, no passado, foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta. Atualmente, no entanto, essa espécie já se tornou extinta em várias partes onde costumava existir. De acordo com a International Union for Conservation of Nature (IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza, em português), o lobo-cinzento deixou de existir em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos Estados Unidos.

O lobo-cinzento foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta
O lobo-cinzento foi a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no planeta


Características do lobo-cinzento

O lobo-cinzento é um canídeo que vive geralmente em bandos, que são chamados de alcateias. Nas alcateias, são encontrados um casal que se reproduz, os filhotes desse casal e alguns adultos que não se reproduzem. A alcateia ajuda-se de diferentes formas, como no momento da caça e até para cuidar dos filhotes. Inicialmente os filhotes alimentam-se de leite, porém, após o primeiro mês de vida, começam a receber os alimentos que são trazidos pelos membros da alcateia que já são capazes de caçar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça também: Lobo-guará

Os lobos-cinzentos apresentam uma alimentação bastante variada. Destaca-se o consumo de ungulados, animais como veados e alces. No que diz respeito aos seres humanos, os lobos geralmente não realizam ataques. Porém, atualmente, vemos uma destruição frequente do habitat desses animais, o que causa a busca de alimento em outras áreas, facilitando assim o encontro do lobo com o homem e o aumento do risco de ataques.

Os lobos, geralmente, não atacam seres humanos
Os lobos, geralmente, não atacam seres humanos

Os lobos comunicam-se por meio de uivos, sinal utilizado em várias situações. Ao iniciar ou finalizar uma caçada, por exemplo, é comum que os lobos uivem. Além disso, os lobos utilizam essa forma de comunicação para sinalizar algum perigo, avisar que o território possui dono ou ainda localizar algum membro perdido.

Esses animais apresentam uma expectativa de vida de cerca de 13 anos. A maturidade sexual é atingida por volta dos três anos de idade.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Mascote da 21ª edição da Copa do Mundo*
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
Evolução da bola de futebol
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
Taça da Copa do Mundo é uma mistura de diferentes metais e sais*
Química e a taça da Copa do Mundo
Clique agora e conheça a relação entre Química e a taça da Copa do Mundo, aprendendo qual é a verdadeira composição desse importante troféu entregue ao campeão mundial de futebol. Ele é composto em grande parte por ouro 18 quilates e por uma menor parcela do mineral malaquita.
África do Sul 2010, a Copa da superação
África do Sul: o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo de Futebol
A superação de um país afetado por uma política racial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.