Whatsapp icon Whatsapp

Química e a taça da Copa do Mundo

A taça da Copa do Mundo apresenta relação com a Química por causa dos materiais ou substâncias que a compõem, como o ouro 18 quilates e a malaquita.
Taça da Copa do Mundo é uma mistura de diferentes metais e sais*
Taça da Copa do Mundo é uma mistura de diferentes metais e sais*

A Química e a taça da Copa do Mundo, importante premiação para a melhor seleção de futebol do planeta, relacionam-se por conta da composição desse material.

Na taça temos a presença de duas misturas importantes: 5 kg de ouro 18 quilates (mistura sintética) e 1,7 kg do minério denominado malaquita.

Exemplo de minério contendo o metal cobre
Exemplo de minério contendo o metal cobre

O ouro 18 quilates é uma mistura sintética, já que não é encontrado na natureza. No caso da taça da Copa do Mundo, temos uma mistura composta por 75% de ouro puro, 12,5% de prata e 12,5% de cobre.

Exemplo de prata pura, separada do minério
Exemplo de prata pura, separada do minério

Antes da formação do ouro 18 quilates, cada um desses metais é obtido na natureza – o ouro está misturado a cascalho ao passo que a prata e o cobre são presentes em minérios. O ouro é separado pelos métodos da dissolução fracionada e evaporação. Já a prata e o mercúrio são separados dos minérios pelo método da flotação.

Depois de separados, os metais (ouro, prata e cobre) são submetidos ao processo de fusão, transformados em líquidos e colocados no molde que dará o formato à taça da Copa do Mundo.

Detalhes (figuras humanas, ouro e malaquita) da taça da Copa do Mundo
Detalhes da taça da Copa do Mundo
Créditos da imagem: amino/ Shutterstock.com

O corpo principal da taça da Copa do Mundo, composto por ouro 18 quilates, apresenta duas figuras humanas segurando o globo terrestre e posicionadas em uma base formada pelo mineral malaquita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mineral malaquita
Mineral malaquita

A malaquita é um mineral composto por diversos carbonatos (sais inorgânicos), principalmente pelo carbonato de cobre II (CuCO3), que é derretido e serve como base para o corpo principal de ouro 18 quilates da taça da Copa do Mundo.


Curiosidades sobre a taça da Copa do Mundo

⇒ O primeiro troféu da Copa do Mundo, denominado taça Jules Rimet, apresentava uma composição química de apenas ouro 18 quilates.

Taça Jules Rimet
Taça Jules Rimet

Crédito da imagem: Lefteris Papaulakis / Shutterstock

⇒ A taça Jules Rimet foi utilizada até a Copa de 1970, quando a seleção brasileira de futebol, após ganhar o terceiro título mundial, recebeu o direito de ficar em definitivo com a taça;

⇒ A taça Jules Rimet foi roubada no ano de 1983, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);

⇒ Após esse roubo, nenhuma seleção passou a ter o direito de levar para casa a taça original da Copa do Mundo;

⇒ A atual taça da Copa do Mundo, utilizada pela primeira vez em 1974, foi desenhada pelo italiano Silvio Gazzaniga e construída pelo também italiano Milano Bertoni;

⇒ Existem espaços para a escrita dos campeões mundiais no troféu atual apenas até 2038, ou seja, para a Copa de 2040 outra taça será produzida.

*Crédito da imagem: fifg/ Shutterstock.com

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos, com título disputado por 32 seleções
Copa do Mundo
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Copa do Mundo de Futebol. Neste texto você poderá ver uma rápida definição da competição e de sua importância esportiva assim como acompanhar a evolução do evento e ter acesso a informações básicas.
Mascote da 21ª edição da Copa do Mundo*
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Diego Maradona
Saiba tudo sobre Diego Maradona. Veja os maiores momentos da carreira e polêmicas que envolveram sua vida pública. Saiba os prêmios recebidos pelo craque.
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
Evolução da bola de futebol
Saiba sobre a composição e a modernização do símbolo do futebol.
Produção de liga metálica a altas temperaturas
Ligas Metálicas
Conheça a composição e aplicação de algumas das ligas metálicas mais importantes, tais como o aço, o aço inox, o ouro 18 quilates, a amalgama, a solda, entre outros.
Maracanã
Conheça a história do Maracanã! Veja quando ele foi construído e como foi esse processo. Relembre os principais eventos sediados nesse estádio.
O metal tungstênio possui duas propriedades muito importantes para a sua aplicação em lâmpadas: ele conduz eletricidade e possui alto ponto de fusão
Propriedades dos Metais
Conheça as principais propriedades dos metais e como elas são explicadas por sua estrutura na forma de retículo cristalino e pelo seu tipo de ligação química.
O nome Zabivaka significa 'aquele que marca o gol' em russo
Zabivaka, o Mascote da Copa 2018
Já conhece o Zabivaka? Esse é o nome do mascote oficial da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Neste texto falaremos um pouquinho mais sobre ele, quem o criou, o que seu nome significa e também conheceremos um pouco mais a respeito das características do animal que ele representa: o lobo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas