Whatsapp icon Whatsapp

Comidas de Festa Junina

As comidas de Festa Junina são, em grande parte, feitas de milho e de amendoim. Algumas delas são a paçoca, o pé de moleque, a pamonha, o curau e a canjica.
Diferentes tipos de comidas de Festa Junina dispostos sobre uma mesa de madeira.
A Festa Junina é marcada pela fartura de alimentos disponíveis para consumo.

As comidas típicas de Festa Junina são, em grande parte, feitas de milho e de amendoim, mas há espaço para diversos tipos de alimento, como as comidas regionais. Alguns dos pratos típicos das Festas Juninas são:

  • paçoca;

  • pé de moleque;

  • mané pelado;

  • pamonha;

  • curau;

  • canjica;

  • bolo de milho;

  • milho assado.

Leia também: Quais são os símbolos da Festa Junina?

Comidas típicas de Festa Junina

Diversos alimentos fazem parte das comidas típicas das Festas Juninas e são diretamente associados a essa festividade por muitos brasileiros. Muitos dos alimentos mais tradicionais das Festas Juninas são feitos com base no milho e no amendoim, mas existem alimentos de outras variedades. Apesar de muitas similaridades, existem algumas diferenças nas comidas típicas presentes nas Festas Juninas que são realizadas nas diferentes regiões do Brasil:

  • Região Centro-Oeste: os alimentos feitos de milho, como a pamonha, o curau e a canjica, são bastante tradicionais. O milho assado, o milho cozido, o arroz-doce e a sopa paraguaia (consumida no Mato Grosso do Sul) também são bastante populares.

  • Região Norte: as comidas tradicionais da Festa Junina dividem espaço com pratos típicos da culinária nortista. Sendo assim, pratos regionais, como a tapioca, o vatapá do Norte, o tacacá e a maniçoba, fazem parte da Festa Junina nessa região.

  • Região Nordeste: o mungunzá (como é conhecida a canjica nessa região), o pé de moleque, o baião de dois, o cuscuz e o caruru são alguns dos alimentos encontrados. O milho cozido, o milho assado e a pamonha também estão presentes na Festa Junina do Nordeste.

  • Região Sul: um prato muito comum é o arroz carreteiro, assim como o churrasco — dois pratos muito tradicionais na comida sulista. O pinhão também é bastante popular. Já em relação às bebidas, o quentão é bastante consumido, uma vez que as Festas Juninas na região Sul são muito ligadas ao frio, e essa bebida é consumida quente.

  • Região Sudeste: a pipoca, a paçoca, o milho assado, a canjica, o arroz-doce, o bolo de fubá, e o curau são alimentos bastante consumidos. A celebração da Festa Junina na região Sudeste também é marcada por outros tipos de alimentos, como o cachorro-quente, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

8 receitas de comidas típicas de Festa Junina

1. Receita de pipoca

Tigela de vidro com pipoca, uma das comidas de Festa Junina.
Pipoca.

- 100 gramas de milho de pipoca

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de óleo

Coloque o óleo na panela e deixe aquecer no fogo baixo. Adicione o milho de pipoca e deixe a panela aberta até os grãos começarem a estourar. Quando isso ocorrer, feche a panela com a tampa. Quando os grãos pararem de estourar, desligue o fogo.

2. Receita de milho cozido

Milho cozido, uma das comidas de Festa Junina.
Milho cozido.

- 4 espigas de milho

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher de chá de açúcar

- Manteiga, margarina ou requeijão de acordo com sua preferência

- Água suficiente para os milhos

Coloque a água em uma panela e acenda o fogão no fogo alto. Adicione os milhos, o sal e o açúcar, deixando cozinhar na água por até 20 minutos. Desligue o fogo quando perceber que os grãos amoleceram. Passe a manteiga, a margarina ou o requeijão nas espigas assim que retirá-las da água.

3. Receita de milho assado

Milho assado, uma das comidas de Festa Junina.
Milho assado.

- 4 espigas de milho

- Manteiga, margarina ou azeite à vontade

- Sal e condimentos à vontade

Passe a manteiga, a margarina ou o azeite e em seguida coloque o sal e os condimentos que preferir. Coloque as espigas em um forno ou em uma churrasqueira, deixando numa temperatura de 200º C por aproximadamente 30 minutos. Vá virando as espigas para que elas dourem de maneira uniforme e tire-as do forno quando estiverem assadas.

4. Receita de pinhão

Pinhão, uma das comidas de Festa Junina.
Pinhão.

- 1 kg de pinhão

- 1,5 litro de água

- 1 colher de sopa de sal

Coloque a água em uma panela e despeje o pinhão dentro da água, colocando no fogo baixo por 30 minutos. Adicione o sal assim que despejar o pinhão na água e aguarde o período indicado para que o pinhão cozinhe. Após cozido, o pinhão deve ser retirado da água e cortado para que a casca seha retirada.

5. Receita de pamonha

Pamonha sobre uma tábua de madeira, uma das comidas de Festa Junina.
Pamonha.

- 10 milhos

- 10 tiras de queijo coalho

- 200 ml de óleo

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher de chá de açúcar

- Palhas de milho para embalar a pamonha

As espigas de milho devem ser raladas para retirar os grãos e estes devem ser batidos no liquidificador. A massa de milho deve ser colocada em uma panela, juntamente do óleo, sal e açúcar. A massa deve ser misturada e depois colocada dentro das palhas juntamente de uma tira de queijo coalho. Fechar a palha e amarrar para impedir que a massa da pamonha vaze.

6. Receita de amendoim cozido

Tigela com amendoim cozido, uma das comidas de Festa Junina.
Amendoim cozido.

- 1 kg de amendoim

- 2 colheres de sopa de sal

- Água

Depois de lavar o amendoim, ele deve ser colocado dentro de uma panela de pressão com uma quantidade de água suficiente para cobrir a totalidade dos amendoins. Adicione o sal. Feche a panela e deixe por até 20 minutos depois que a panela pegar pressão. Depois desse período, deixe o amendoim esfriar para consumi-lo.

7. Receita de pipoca caramelizada

Vista superior de uma tigela com pipoca caramelizada, uma das comidas de Festa Junina.
Pipoca caramelizada.

- 100 gramas de milho de pipoca

- 1 colher de sopa de óleo

- 200 gramas ou 20 colheres de sopa de açúcar

Estoure o milho de pipoca em uma panela e, em seguida, coloque o açúcar em uma panela separada e coloque no fogo baixo. Mexa o açúcar até ele virar um caramelo e desligue o fogo. Coloque a pipoca no caramelo e mexa até que toda a pipoca esteja caramelizada.

8. Receita de curau

Tigela com curau, uma das comidas de Festa Junina.
Curau.

- 500 ml de leite

- 6 espigas de milho

- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga

- 10 colheres de sopa de açúcar

- Canela de acordo com seu gosto e sua preferência

Rale o milho e coloque os grãos em um liquidificador junto do leite. Bata os dois por cerca de dois minutos, coe a misture e, em seguida, adicione o açúcar e a margarina, mexendo a mistura até que ambos se dissolvam. Coloque essa massa em uma panela no fogo baixo por até 15 minutos para que a mistura engrosse. Deixe a massa do curau em uma vasilha para esfriar e adicione a canela, se preferir.

Milho nas comidas de Festa Junina

Um dos itens mais consumidos nas festas juninas é o milho, e isso pode ser percebido pela variedade de alimentos que são feitos à base de milho, tais como:

  • bolo de milho;

  • milho cozido;

  • milho assado;

  • curau;

  • canjica;

  • pamonha.

Acredita-se que o sucesso do milho na Festa Junina em nosso país tenha relação com a realidade da vida e da colheita no Brasil. Isso porque a festividade era realizada na Europa no momento em que o trigo estava sendo colhido (junho). Aqui no Brasil, não havia muitas plantações de trigo, mas o milho era abundante, o que fez com que o alimento se popularizasse na festa.

O que é a Festa Junina?

A festa junina é uma celebração tradicional da cultura brasileira, sendo realizada no mês de junho em todas as regiões do Brasil. A festividade também pode se estender para julho, sendo celebrada como Festa Julina. Apesar de ser tradicional em nossa cultura, a Festa Junina foi trazida para cá pelos portugueses durante o período da colonização.

Essa festa tem um sentido religioso, uma vez que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro. Contudo, apesar do sentido religioso, as Festas Juninas também são um momento de lazer, reunindo amigos e familiares em um ambiente alegre. As Festas Juninas também são cheias de brincadeiras e são marcadas por uma grande variedade de alimentos. Para saber mais sobre a Festa Junina, clique aqui.

Fontes

CARVALHO, Elen. Milho, o rei das festas juninas. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2016/07/01/milho-o-rei-das-festas-juninas.

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

HERMANN, Vanessa. 83 receitas de festa junina para um arraiá clássico. Disponível em: https://www.receiteria.com.br/receitas-de-festa-junina/.

REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

13 de junho — Dia de Santo Antônio
Clique aqui e conheça a origem do Dia de Santo Antônio, celebrado no 13 de junho. Saiba o que se comemora e conheça cinco simpatias ligadas à data.
24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo
Clique aqui e entenda a origem do Dia de São Pedro e de São Paulo, celebrado em 29 de junho.
Simpatias amorosas de São João
Clique aqui e conheça algumas das simpatias amorosas de São João, um dos grandes destaques das Festas Juninas.
Solstício e equinócio
Solstício e equinócio, fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano, relacionam-se com o movimento aparente do Sol, que interfere na quantidade de radiação solar recebida pela Terra. Saiba as principais características desses fenômenos, quando ocorrem e qual a relação entre eles e as estações do ano.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.