Comidas de Festa Junina
As comidas típicas de Festa Junina são, em grande parte, feitas de milho e de amendoim, mas há espaço para diversos tipos de alimento, como as comidas regionais. Alguns dos pratos típicos das Festas Juninas são:
-
paçoca;
-
pé de moleque;
-
mané pelado;
-
pamonha;
-
curau;
-
canjica;
-
bolo de milho;
-
milho assado.
Leia também: Quais são os símbolos da Festa Junina?
Comidas típicas de Festa Junina
Diversos alimentos fazem parte das comidas típicas das Festas Juninas e são diretamente associados a essa festividade por muitos brasileiros. Muitos dos alimentos mais tradicionais das Festas Juninas são feitos com base no milho e no amendoim, mas existem alimentos de outras variedades. Apesar de muitas similaridades, existem algumas diferenças nas comidas típicas presentes nas Festas Juninas que são realizadas nas diferentes regiões do Brasil:
-
Região Centro-Oeste: os alimentos feitos de milho, como a pamonha, o curau e a canjica, são bastante tradicionais. O milho assado, o milho cozido, o arroz-doce e a sopa paraguaia (consumida no Mato Grosso do Sul) também são bastante populares.
-
Região Norte: as comidas tradicionais da Festa Junina dividem espaço com pratos típicos da culinária nortista. Sendo assim, pratos regionais, como a tapioca, o vatapá do Norte, o tacacá e a maniçoba, fazem parte da Festa Junina nessa região.
-
Região Nordeste: o mungunzá (como é conhecida a canjica nessa região), o pé de moleque, o baião de dois, o cuscuz e o caruru são alguns dos alimentos encontrados. O milho cozido, o milho assado e a pamonha também estão presentes na Festa Junina do Nordeste.
-
Região Sul: um prato muito comum é o arroz carreteiro, assim como o churrasco — dois pratos muito tradicionais na comida sulista. O pinhão também é bastante popular. Já em relação às bebidas, o quentão é bastante consumido, uma vez que as Festas Juninas na região Sul são muito ligadas ao frio, e essa bebida é consumida quente.
-
Região Sudeste: a pipoca, a paçoca, o milho assado, a canjica, o arroz-doce, o bolo de fubá, e o curau são alimentos bastante consumidos. A celebração da Festa Junina na região Sudeste também é marcada por outros tipos de alimentos, como o cachorro-quente, por exemplo.
8 receitas de comidas típicas de Festa Junina
1. Receita de pipoca
- 100 gramas de milho de pipoca
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de óleo
Coloque o óleo na panela e deixe aquecer no fogo baixo. Adicione o milho de pipoca e deixe a panela aberta até os grãos começarem a estourar. Quando isso ocorrer, feche a panela com a tampa. Quando os grãos pararem de estourar, desligue o fogo.
2. Receita de milho cozido
- 4 espigas de milho
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- Manteiga, margarina ou requeijão de acordo com sua preferência
- Água suficiente para os milhos
Coloque a água em uma panela e acenda o fogão no fogo alto. Adicione os milhos, o sal e o açúcar, deixando cozinhar na água por até 20 minutos. Desligue o fogo quando perceber que os grãos amoleceram. Passe a manteiga, a margarina ou o requeijão nas espigas assim que retirá-las da água.
3. Receita de milho assado
- 4 espigas de milho
- Manteiga, margarina ou azeite à vontade
- Sal e condimentos à vontade
Passe a manteiga, a margarina ou o azeite e em seguida coloque o sal e os condimentos que preferir. Coloque as espigas em um forno ou em uma churrasqueira, deixando numa temperatura de 200º C por aproximadamente 30 minutos. Vá virando as espigas para que elas dourem de maneira uniforme e tire-as do forno quando estiverem assadas.
4. Receita de pinhão
- 1 kg de pinhão
- 1,5 litro de água
- 1 colher de sopa de sal
Coloque a água em uma panela e despeje o pinhão dentro da água, colocando no fogo baixo por 30 minutos. Adicione o sal assim que despejar o pinhão na água e aguarde o período indicado para que o pinhão cozinhe. Após cozido, o pinhão deve ser retirado da água e cortado para que a casca seha retirada.
5. Receita de pamonha
- 10 milhos
- 10 tiras de queijo coalho
- 200 ml de óleo
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- Palhas de milho para embalar a pamonha
As espigas de milho devem ser raladas para retirar os grãos e estes devem ser batidos no liquidificador. A massa de milho deve ser colocada em uma panela, juntamente do óleo, sal e açúcar. A massa deve ser misturada e depois colocada dentro das palhas juntamente de uma tira de queijo coalho. Fechar a palha e amarrar para impedir que a massa da pamonha vaze.
6. Receita de amendoim cozido
- 1 kg de amendoim
- 2 colheres de sopa de sal
- Água
Depois de lavar o amendoim, ele deve ser colocado dentro de uma panela de pressão com uma quantidade de água suficiente para cobrir a totalidade dos amendoins. Adicione o sal. Feche a panela e deixe por até 20 minutos depois que a panela pegar pressão. Depois desse período, deixe o amendoim esfriar para consumi-lo.
7. Receita de pipoca caramelizada
- 100 gramas de milho de pipoca
- 1 colher de sopa de óleo
- 200 gramas ou 20 colheres de sopa de açúcar
Estoure o milho de pipoca em uma panela e, em seguida, coloque o açúcar em uma panela separada e coloque no fogo baixo. Mexa o açúcar até ele virar um caramelo e desligue o fogo. Coloque a pipoca no caramelo e mexa até que toda a pipoca esteja caramelizada.
8. Receita de curau
- 500 ml de leite
- 6 espigas de milho
- 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
- 10 colheres de sopa de açúcar
- Canela de acordo com seu gosto e sua preferência
Rale o milho e coloque os grãos em um liquidificador junto do leite. Bata os dois por cerca de dois minutos, coe a misture e, em seguida, adicione o açúcar e a margarina, mexendo a mistura até que ambos se dissolvam. Coloque essa massa em uma panela no fogo baixo por até 15 minutos para que a mistura engrosse. Deixe a massa do curau em uma vasilha para esfriar e adicione a canela, se preferir.
Milho nas comidas de Festa Junina
Um dos itens mais consumidos nas festas juninas é o milho, e isso pode ser percebido pela variedade de alimentos que são feitos à base de milho, tais como:
-
bolo de milho;
-
milho cozido;
-
milho assado;
-
curau;
-
canjica;
-
pamonha.
Acredita-se que o sucesso do milho na Festa Junina em nosso país tenha relação com a realidade da vida e da colheita no Brasil. Isso porque a festividade era realizada na Europa no momento em que o trigo estava sendo colhido (junho). Aqui no Brasil, não havia muitas plantações de trigo, mas o milho era abundante, o que fez com que o alimento se popularizasse na festa.
O que é a Festa Junina?
A festa junina é uma celebração tradicional da cultura brasileira, sendo realizada no mês de junho em todas as regiões do Brasil. A festividade também pode se estender para julho, sendo celebrada como Festa Julina. Apesar de ser tradicional em nossa cultura, a Festa Junina foi trazida para cá pelos portugueses durante o período da colonização.
Essa festa tem um sentido religioso, uma vez que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro. Contudo, apesar do sentido religioso, as Festas Juninas também são um momento de lazer, reunindo amigos e familiares em um ambiente alegre. As Festas Juninas também são cheias de brincadeiras e são marcadas por uma grande variedade de alimentos. Para saber mais sobre a Festa Junina, clique aqui.
Fontes
CARVALHO, Elen. Milho, o rei das festas juninas. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2016/07/01/milho-o-rei-das-festas-juninas.
CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.
HERMANN, Vanessa. 83 receitas de festa junina para um arraiá clássico. Disponível em: https://www.receiteria.com.br/receitas-de-festa-junina/.
REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.