Whatsapp icon Whatsapp

Solstício e equinócio

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam a posição do Sol em relação à Terra e, consequentemente, o início das estações do ano nos hemisférios.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

O solstício ocorre em dois momentos do ano, marcando o início do inverno e do verão. O verão inicia-se em junho no Hemisfério Norte e em dezembro no Hemisfério Sul. Já o inverno tem início em dezembro no Hemisfério Norte e em junho no Hemisfério Sul.

O equinócio ocorre também em dois momentos do ano, marcando o início da primavera e do outono. A primavera inicia-se em março no Hemisfério Norte e em setembro no Hemisfério Sul. Já o outono tem início em setembro no Hemisfério Norte e em março no Hemisfério Sul.

Diferença entre solstício e equinócio

O solstício representa o momento em que o Sol, ao longo de seu movimento aparente, atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador. Isso faz com que um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. Quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Em contrapartida, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno.

Assim, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. Quando é solstício de verão no Hemisfério Sul, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias.

Leia também: Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio

Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador. Isso significa que os raios solares incidem com a mesma intensidade no dois hemisférios, consequentemente, os dias e as noites têm a mesma duração.

O equinócio ocorre em dois momentos do ano. Em março, marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Já em setembro, o equinócio marca o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

Diferença entre solstício e equinócio

Datas dos solstícios e equinócios

Datas dos solstícios e equinócios*De acordo com o horário de Brasília

Solstício, equinócio e estações do ano

O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, leva cerca de 365 dias e, em decorrência da inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios. Sendo assim, esse movimento é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do hemisfério em relação aos raios solares. As estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos dois hemisférios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Movimentos da Terra


As estações do ano são resultantes do movimento de translação da Terra e da incidência de raios solares nos hemisférios.

Os solstícios e os equinócios, fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol, dão início às estações do ano. A incidência dos raios solares de maneira desigual nos hemisférios marca o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno em outro. A incidência dos raios solares perpendicularmente sobre a linha do Equador faz com que os dois hemisférios recebem igualmente a radiação solar. Dessa forma, marca-se o início da primavera em um dos hemisférios e o início do outono no outro.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

 

Início

Fim

Outono

20 de março de 2020 às 00h50min*

20 de junho de 2020 às 18h44min*

Inverno

20 de junho de 2020 às 18h44min*

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

Primavera

22 de setembro de 2020 às 10h31min*

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

Verão

21 de dezembro de 2020 às 07h02min*

20 de março de 2020 às 00h50min*

*De acordo com o horário de Brasília

Movimentos de rotação e translação

A rotação refere-se ao movimento que Terra faz em torno do seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. Já o movimento de translação refere-se ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de aproximadamente 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e com a existência das estações do ano.

Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos dois hemisférios. Como resultado, há as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.

Saiba mais: Como acontecem os movimentos de translação e rotação?

Publicado por Rafaela Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Estações do ano
Estações do ano representam quatro subdivisões dos períodos do ano: verão, outono, inverno e primavera. Cada uma apresenta um padrão climático e características específicas de cada região, ocorrendo de maneira heterogênea nos Hemisférios Sul e Norte. Leia este texto e conheça as particularidades de cada estação do ano.
Inverno
Saiba mais sobre as características do inverno. Entenda o fenômeno do equinócio e sua influência na ocorrência das estações do ano. Veja como é o inverno no Brasil.
Movimento de rotação
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
Movimentos de translação e rotação
O movimento de um objeto qualquer é classificado como sendo de translação, rotação ou uma combinação deles. Veja mais sobre movimento de translação e rotação!
Primavera
A primavera acontece na mesma época do ano no hemisfério Norte e Sul? Saiba a resposta para essa e outras perguntas lendo nosso texto sobre a estação da primavera.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Área de paralelogramo, losango e trapézio" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Área de paralelogramo, losango e trapézio
Nessa aula veremos a diferença entre paralelogramo, losango e trapézio. Posteriormente, veremos como calcular a área do paralelogramo, área do losango e área do trapézio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.