Whatsapp icon Whatsapp

29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. É uma data comemorativa em homenagem a duas figuras fundamentais da fé cristã: São Pedro e São Paulo.
Pintura mostrando São Pedro e São Paulo, santos católicos celebrados em 29 de junho, no Dia de São Pedro e de São Paulo.
São Pedro (à sua esquerda) e São Paulo (à sua direita) são celebrados em 29 de junho, no Dia de São Pedro e de São Paulo.[1]

Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Essa data comemorativa é uma homenagem a São Pedro e São Paulo, duas figuras fundamentais no surgimento e crescimento do cristianismo no século I. São Pedro, por exemplo, é considerado o fundador da Igreja Católica e o primeiro papa da história.

A celebração desse dia se mistura com as celebrações das Festas Juninas, que acontecessem no Brasil nesse período. Apesar de sua importância, a data não é feriado em grande parte do Brasil. São Pedro foi um dos apóstolos de Jesus, e São Paulo foi um dos principais pregadores do cristianismo no mundo romano, e ambos foram martirizados.

Leia também: 24 de junho — Dia de São João

Resumo sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo

  • O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho.
  • É uma data presente no calendário litúrgico da Igreja Católica.
  • São Pedro e São Paulo são importantes nomes que contribuíram para consolidar o cristianismo.
  • A data, apesar de importante, não é feriado em grande parte do país.
  • A celebração desses dias se mistura com as festividades das Festas Juninas.

Qual a origem do Dia de São Pedro e de São Paulo?

O Dia de São Pedro e São Paulo é uma celebração importante no calendário litúrgico do catolicismo, tendo como data de celebração o dia 29 de junho. Os pesquisadores apontam inúmeros fatores que podem explicar a origem dessa celebração cristã. O primeiro deles diz sobre São Pedro e São Paulo terem sido martirizados no dia 29 de junho.

Além disso, o Dia de São Pedro e São Paulo é uma homenagem ao translado de suas relíquias sagradas. A festividade também reforça a importância dessas duas figuras para o cristianismo e pode ter sido estabelecida como uma estratégia da Igreja Católica para enfraquecer uma celebração pagã que acontecia no final de junho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por qual motivo Dia de São Pedro e de São Paulo é o dia 29 de junho?

O 29 de junho é a data em que se celebra o Dia de São Pedro e São Paulo, e os pesquisadores não têm certeza sobre o porquê de os dois santos católicos serem celebrados nesse dia especificamente. As teorias vigentes a respeito são as seguintes:

  • O 29 de junho foi a data em que os dois foram martirizados.
  • É a data em que as relíquias sagradas dos dois santos foi transportada.
  • 29 de junho teria sido a data de uma festa pagã em Roma para Rômulo e Remo, e a Igreja teria estabelecido a celebração a São Pedro e São Paulo com o objetivo de enfraquecer a festividade pagã.

O que é comemorado no Dia de São Pedro e de São Paulo?

O Dia de São Pedro e São Paulo celebra essas duas figuras muito importantes da tradição religiosa dos cristãos. São Pedro e São Paulo são personagens fundamentais para o surgimento e o crescimento do cristianismo no mundo romano, durante o século I. Ambos são considerados fundadores da Igreja Católica.

Eles enfrentaram a oposição do Império Romano ao cristianismo naquele momento, pregando a mensagem de Cristo e exortando os fiéis. São Pedro, inclusive, é considerado o primeiro papa da Igreja Católica. O dia 29 de junho, portanto, celebra a importância fundamental dos dois para os cristãos.

Além disso, o dia de ambos ser em junho faz com que sua celebração se junte às festividades juninas, marcadas por quermesses e fogueiras.

Acesse também: Festas Juninas — festividade comemorada no mês de junho que tem relação direta com o catolicismo popular

O Dia de São Pedro e de São Paulo é um feriado?

É bastante comum em nosso país que celebrações religiosas oriundas do catolicismo sejam feriados. Isso acontece com o Carnaval, a Páscoa, o Corpus Christi, o Dia de Nossa Senhora, o Dia de Finados e o Natal. O Dia de São Pedro e São Paulo, no entanto, não é feriado nacional.

O Dia de São Pedro e de São Paulo é feriado em um estado, Alagoas, e na capital de Roraima, a cidade de Boa Vista. Além disso, é feriado em outras cidades menores espalhadas pelo país. Entre elas, estão: Rolândia (PR), Muriaé (MG) e Carapicuíba (SP).

Qual é a história de São Pedro e de São Paulo?

Pintura mostrando São Pedro e São Paulo, celebrados no dia 29 de junho.
São Pedro e São Paulo são figuras importantes do cristianismo.[2]

São Pedro e São Paulo são dois pilares da fé cristã e foram figuras de fundamental importância para que o cristianismo se consolidasse como um grande religião. Desses dois, apenas São Pedro teve contato direto com Jesus Cristo. Apesar de ter sido contemporâneo de Jesus, São Paulo nunca esteve pessoalmente com ele.

São Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus e era pescador. Inicialmente se chamava Simão, mas abandonou seu ofício e mudou seu nome para seguir Jesus, sendo o primeiro a reconhecê-lo como o Messias. É entendido como o sucessor de Jesus, pois um versículo bíblico dá a entender que ele edificaria a Igreja de Cristo na Terra.

Até por isso é considerado pela Igreja Católica como o primeiro papa da instituição. Ficou marcado por negar, três vezes, a Jesus Cristo quando este estava preso e sendo julgado para ser condenado à crucificação; mas arrependeu-se de seus atos e seguiu como um dos principais pregadores do cristianismo depois da crucificação de Jesus. São Pedro foi crucificado de ponta cabeça pelos romanos, entre 64 e 67.

Por sua vez, São Paulo, originalmente Saulo de Tarso, foi um cidadão romano de família tradicionalmente judaica. Ele perseguia os cristãos, entregando-os às autoridades romanas para que fossem mortos (o cristianismo era proibido no Império Romano nos seus primeiros séculos de existência).

Converteu-se depois de ter tido uma visão de Jesus Cristo ressuscitado. A visão teria o deixado cego por três dias, e, depois que se recuperou, se tornou um dos grandes pregadores do cristianismo. Realizou diversas viagens missionárias e foi perseguido, preso e eventualmente martirizado pelas autoridades romanas. Em 67, São Paulo foi decapitado em Roma.

Créditos de imagem

[1]Renata Sedmakova / Shutterstock

[2]Renata Sedmakova / Shutterstock

Fontes

BORGA, Juliana. Por que São Pedro e São Paulo são celebrados no mesmo dia? Disponível em:

https://universo.paulinas.com.br/conteudo/por-que-sao-pedro-e-sao-paulo-sao-celebrados-no-mesmo-dia-nbsp-/208.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, por que eles são celebrados juntos? Disponível em: https://www.holyart.pt/blog/santos-e-abencoados/sao-pedro-e-sao-paulo-por-que-eles-sao-celebrados-juntos/#A_Historia_de_Sao_Pedro_o_Pescador_de_Homens.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-e-principais-lideres-da-igreja/.

REDAÇÃO. Dia de São Pedro é feriado ou ponto facultativo? Conheça a origem da data. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-sao-pedro-e-feriado-ou-ponto-facultativo-conheca-a-origem-da-data/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
Jesus Cristo
Saiba mais sobre a biografia de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Saiba o que a História diz sobre a sua existência.
Quarta-Feira de Cinzas
Clique no link para saber mais detalhes sobre a Quarta-Feira de Cinzas, data presente no calendário católico.
Simpatias de Festas Juninas
Clique aqui e conheça algumas das principais simpatias de Festas Juninas, uma das principais características dessa festividade.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).