Whatsapp icon Whatsapp

13 de junho — Dia de Santo Antônio

O Dia de Santo Antônio é celebrado em 13 de junho. Santo Antônio é um santo católico popularmente conhecido como o santo casamenteiro.
Pintura de Santo Antônio, em alusão ao Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho.
O Dia de Santo Antônio é celebrado em 13 de junho.[1]

O Dia de Santo Antônio é uma data comemorativa celebrada, na tradição católica, em 13 de junho. Santo Antônio é um santo católico que ficou conhecido por sua capacidade de bom pregador, além de se preocupar com os pobres e supostamente ter realizado dezenas de milagres. É conhecido pelos católicos como o santo casamenteiro.

Na tradição popular é bastante comum que as pessoas façam simpatias a Santo Antônio, principalmente na procura de um amor e de casar-se. A celebração do Dia de Santo Antônio faz parte das celebrações da Festa Junina. No Brasil, esse santo é padroeiro da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Leia também: 29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

Resumo sobre o Dia de Santo Antônio

  • O Dia de Santo Antônio é celebrado no 13 de junho.
  • A data homenageia Santo Antônio, conhecido por ser um grande pregador e por se preocupar com os pobres.
  • Ele é popularmente conhecido como o santo casamenteiro.
  • Diversas simpatias são realizadas para agradar ao santo e conquistar o amor.
  • Santo Antônio é padroeiro de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Qual a origem do Dia de Santo Antônio?

O Dia de Santo Antônio é uma data que celebra um dos mais importantes santos do catolicismo, sendo comemorada em 13 de junho. A data é celebrada em 13 de junho porque foi nesse dia que Santo Antônio faleceu, em 1231. A celebração se consolidou a partir do momento em que ele foi canonizado, em 1232.

No Brasil, é uma das festividades da Festa Junina por influência da cultura portuguesa, uma vez que a Festa Junina foi trazida para cá no período de colonização. Em Portugal, a celebração a Santo Antônio nessa festa remonta ao século XIV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é comemorado no Dia de Santo Antônio?

O Dia de Santo Antônio celebra Santo Antônio, um importante santo católico. Santo Antônio é muito popular e conhecido por ser casamenteiro, ajudando as pessoas a encontrarem o amor e a se casarem. Também é muito relacionado com os que procuram emprego e os que procuram por alimentos. Portanto, o 13 de junho é o dia de homenagear esse santo e os milagres que ele realizou.

Santo Antônio é chamado de santo casamenteiro por quê?

Santo Antônio tem a fama de ser casamenteiro, e, por conta dessa reputação, é tradicional que as pessoas dediquem simpatias a ele a fim de se casarem. Existem algumas histórias usadas para explicar o porquê de Santo Antônio ter essa reputação.

Algumas dessas histórias são consideradas pelos historiadores como lendas. Fala-se que Santo Antônio não concordava com os casamentos arranjados, sendo um crítico dos casamentos realizados por interesses econômicos. Ele acreditava que o matrimônio deveria ser feito com base no amor do casal.

Fala-se também que Santo Antônio ajudou um jovem pobre que queria se casar, mas que não tinha dinheiro. Nessa história, o santo teria desviado parte dos recursos da igreja para garantir ajuda a esse jovem, permitindo que ele se casasse. Existe uma variação desse episódio em que Santo Antônio ajudou um jovem que rogou por sua ajuda para se casar.

5 simpatias para o Dia de Santo Antônio

A relação de Santo Antônio com o casamento fez com que as pessoas se dedicassem a uma série de simpatias a fim de garantir o amor e conseguir se casar. Algumas dessas simpatias são as seguintes:

  1. Acender uma vela rosa coberta de mel e canela. Fazer o pedido de amor para o santo enquanto a vela estiver acesa.

  2. Enterrar um papel com o nome da pessoa amada em um vaso de flores. Em seguida, fazer uma reza para que o santo traga o amor da pessoa.

  3. Colocar uma fita vermelha no sutiã por sete dias, e, depois desse tempo, colocar a fita em um envelope, lacrá-lo e depositá-lo no altar de Santo Antônio.

  4. Encher a boca de água e dar voltas na fogueira da Festa Junina. O primeiro nome que ouvir será o nome de seu marido ou esposa.

  5. Meça numa fita branca o cumprimento de três palmos e então corte-a. Em seguida, amarre a fita em uma imagem de Santo Antônio, deixando-a lá até que a pessoa encontre um parceiro. Depois que isso acontecer, a fita deve ser deixada em uma igreja.

Veja também: Quais são as principais simpatias de São João?

É feriado no Dia de Santo Antônio?

O 13 de junho não é feriado nacional no Brasil, entretanto algumas cidades consideram o dia como feriado municipal. Uma das cidades que celebram o Dia de Santo Antônio é Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A data é feriado na capital sul-mato-grossense porque Santo Antônio é seu padroeiro. Outras cidades brasileiras que celebram o Dia de Santo Antônio são: Juiz de Fora, em Minas Gerais; e Osasco, em São Paulo.

Qual a história de Santo Antônio?

A tradição religiosa diz que Santo Antônio nasceu em 15 de agosto de 1195, na cidade de Lisboa. Existe alguma polêmica sobre a sua data de nascimento, com alguns afirmando que ela pode ter acontecido em 1188 ou 1191. Não se sabe muitos detalhes sobre sua infância, mas sabe-se que o seu nome não era Antônio, mas Fernando (alguns também afirmam que seu nome era Bulhões).

Entrou para a ordem dos franciscanos após ter tido contato com padres missionários dessa ordem religiosa e adotou um estilo de vida simples, preocupando-se com os pobres e com as missões religiosas.

Esteve no Marrocos para atuar como missionário, mas sua saúde fê-lo abandonar o local. Esteve também na Península Itálica, onde atuou intensamente. Nesse local, descobriu-se como um grande pregador, tendo boa habilidade retórica e um enorme conhecimento teórico. Foi à França para combater a heresia dos cátaros, e, quando retornou à Península Itálica, assumiu posições importantes na estrutura da Igreja Católica.

Faleceu em 13 de junho de 1321, e, logo após, foi iniciado seu processo de canonização. Foram atribuídos a Santo Antônio 53 milagres, incluindo curas milagrosas e até a ressuscitação de uma menina que teria morrido afogada. Em 1946, Santo Antônio foi reconhecido como doutor da Igreja.

Crédito da imagem

[1]Renata Sedmakova / Shutterstock

Fontes

OKUMURA, Renata. Dia de Santo Antônio é celebrado nesta terça-feira; entenda a importância da data. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/dia-de-santo-antonio-celebrado-13-junho-entenda-a-importancia-da-data-nprm/.

REDAÇÃO. Neste dia 13, celebra-se a memória de Santo Antônio, muito mais que o santo casamenteiro. Disponível em: https://www.paulus.com.br/portal/imprensa-memoria-de-santo-antonio-santo-casamenteiro/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo
Clique aqui e entenda a origem do Dia de São Pedro e de São Paulo, celebrado em 29 de junho.
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
Festa Junina
Clique aqui e saiba o que é a Festa Junina. Conheça sua origem, seu significado, suas datas e suas principais características.
Jesus Cristo
Saiba mais sobre a biografia de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Saiba o que a História diz sobre a sua existência.
Quarta-Feira de Cinzas
Clique no link para saber mais detalhes sobre a Quarta-Feira de Cinzas, data presente no calendário católico.
Simpatias de Festas Juninas
Clique aqui e conheça algumas das principais simpatias de Festas Juninas, uma das principais características dessa festividade.
Simpatias de São João
Clique aqui e conheça algumas das principais simpatias de São João, um dos principais santos celebrados nas Festas Juninas.