Whatsapp icon Whatsapp

Símbolos da Festa Junina

Alguns dos principais símbolos da Festa Junina são as bandeirinhas (ou bandeirolas), a fogueira, a quadrilha, o forró, o sertanejo, as roupas xadrez e as comidas típicas.
Ilustração mostrando alguns dos símbolos da Festa Junina.
A Festa Junina é uma festividade muito tradicional no Brasil e é marcada por diversos símbolos.

Os símbolos da Festa Junina são elementos que rementem a essa tradicional celebração, que acontece no mês de junho no Brasil. Alguns dos símbolos mais tradicionais da Festa Junina são:

  • bandeirinhas (ou bandeirolas);

  • fogueira;

  • roupas xadrez;

  • comidas típicas;

  • forró e sertanejo;

  • quadrilha.

Leia também: Quais são as principais simpatias da Festa Junina?

Principais símbolos da Festa Junina

A Festa Junina é uma festividade que acontece em todas as regiões do Brasil, havendo alguns símbolos que automaticamente remetem a ela. Entre os mais tradicionais, estão:

  • bandeirinhas (ou bandeirolas);

  • fogueira;

  • roupas xadrez;

  • comidas típicas;

  • forró e sertanejo;

  • quadrilha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual o significado dos símbolos juninos?

Bandeirinhas (ou bandeirolas), um dos principais itens da decoração da Festa Junina.
As bandeirinhas (ou bandeirolas) são um dos principais itens da decoração da Festa Junina.

As bandeirinhas (ou bandeirolas) são um item fundamental da decoração da Festa Junina e remetem aos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. São coloridas e alinhadas uma ao lado da outra por meio de um barbante.

A associação dos santos a essas bandeiras se deve ao tempo em que a imagem deles era pendurada junto das bandeirolas. Para alguns pesquisadores, as bandeirinhas foram uma influência budista na festividade, uma vez que os portugueses, no período das Grandes Navegações, adotaram dos budistas o costume de usar tecidos coloridos para imprimir orações neles.

Fogueira acesa, outro símbolo tradicional da Festa Junina.
Na Festa Junina, a fogueira está ligada a São João.

A fogueira é um dos símbolos mais tradicionais da Festa Junina, fortemente ligada a São João. Na tradição católica, a fogueira remonta ao nascimento de João Batista, sendo acesa por Isabel, sua mãe, a fim de comunicar o nascimento de seu filho. Os historiadores, por sua vez, apontam que a fogueira tem raízes pagãs. Acredita-se que as fogueiras eram acesas no solstício de inverno para afastar maus espíritos e garantir uma boa colheita.

Pessoas usando roupa xadrez, ligada ao estilo caipira, um dos principais símbolos da Festa Junina.
O xadrez está muito presente na vestimenta usada na Festa Junina.

O xadrez, por sua vez, é um elemento presente nas roupas e em alguns itens decorativos das Festas Juninas. O xadrez era bastante tradicional em roupas usadas na Escócia e chegou ao Brasil no século XVIII. Como a Festa Junina, o xadrez também se relacionou fortemente com a cultura caipira, passando a ser visto como sua vestimenta símbolo.

Comidas típicas da Festa Junina, um dos principais símbolos dessa festividade.
As comidas feitas à base de milho e de amendoim são um dos traços mais marcantes da Festa Junina.

As comidas típicas da Festa Junina são principalmente aquelas feitas à base de amendoim e milho. A fartura de alimentos é uma das grandes marcas da festa no Brasil. Entre os alimentos tradicionais, estão a pamonha, o curau, a pipoca, a paçoca, o mané pelado, a canjica, o pé de moleque, entre outros.

O forró e o sertanejo são dois ritmos musicais fortemente ligados à Festa Junina, sendo que o forró é mais popular nas edições do Nordeste e o sertanejo, às do Centro-Oeste e Sudeste.

Pessoas dançando quadrilha, a dança mais tradicional da Festa Junina.
A quadrilha é a dança mais tradicional da Festa Junina.[1]

A quadrilha, por sua vez, é uma dança bem tradicional da Festa Junina, sendo trazida ao Brasil por influência francesa. Ela era praticada na França como uma dança palaciana e era amplamente praticada pela nobreza francesa, sendo chamada de quadrilles. A dança chegou ao Brasil no século XIX.

Algumas curiosidades sobre os símbolos juninos

  • A quadrilha é, originalmente, uma dança de origem inglesa que foi levada para a França durante o período da Guerra dos Cem Anos.

  • Na cultura popular, existem diversas simpatias que podem ser feitas com a fogueira de São João.

  • Os balões já foram um símbolo junino e eram usados para avisar do início da festa. O grande risco de causarem incêndios fez com que seu uso fosse abandonado.

Festa Junina

A Festa Junina é uma das celebrações mais populares e tradicionais na cultura brasileira. Realizada em junho (e, com frequência, se estendendo para julho — Festa Julina), tem um sentido religioso vinculado ao cristianismo católico. Tradicionalmente, suas edições celebram Santo Antônio, São João e São Pedro, santos católicos.

A Festa Junina foi introduzida no Brasil pelos portugueses durante o período da colonização. Acredita-se que a festividade tenha chegado aqui no século XVI, e, inicialmente, sua conotação religiosa era muito forte, inclusive, sendo conhecida como Festa Joanina, em referência a São João.

No Brasil, a Festa Junina foi fortemente influenciada pela gama de culturas aqui presente. Além disso, aqui ela ficou muito relacionada, na cultura popular, às zonas rurais e a um estilo de vida caipira. A festividade se tornou bastante popular e hoje é uma das mais tradicionais de nosso país. Para saber mais detalhes sobre a Festa Junina, clique aqui.

Crédito de imagem

[1]Quadrilha Chamego Bom / IFCE Maracanaú Eventos / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

13 de junho — Dia de Santo Antônio
Clique aqui e conheça a origem do Dia de Santo Antônio, celebrado no 13 de junho. Saiba o que se comemora e conheça cinco simpatias ligadas à data.
24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo
Clique aqui e entenda a origem do Dia de São Pedro e de São Paulo, celebrado em 29 de junho.
Simpatias amorosas de São João
Clique aqui e conheça algumas das simpatias amorosas de São João, um dos grandes destaques das Festas Juninas.
Simpatias de Festas Juninas
Clique aqui e conheça algumas das principais simpatias de Festas Juninas, uma das principais características dessa festividade.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.