Predicado nominal
O predicado nominal é um dos tipos de predicado que existem na língua portuguesa. Ele é caracterizado por ter um nome como núcleo e é responsável por indicar um estado, uma característica ou uma qualidade do sujeito da oração.
Leia também: Sujeito e predicado — os termos essenciais que estruturam a oração
Resumo sobre predicado nominal
-
O predicado nominal é o tipo de predicado que tem como núcleo um nome (adjetivo, substantivo ou pronome).
-
Uma oração com predicado nominal, em geral, terá pelo menos um sujeito, um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.
-
Além do predicado nominal, há o predicado verbal (cujo núcleo é um verbo) e o predicado verbo-nominal (com dois núcleos: um verbo e um nome).
O que é o predicado nominal?
O predicado nominal é o tipo de predicado cujo núcleo é um nome (mais comumente um adjetivo, mas também um substantivo ou mesmo um pronome). Esse tipo de predicado indica um estado, uma característica ou uma qualidade do sujeito da oração. Para ser considerado nominal, o predicado em geral tem os seguintes elementos:
-
Verbo de ligação: é o tipo de verbo que não expressa uma ação, mas um estado ou uma qualidade do sujeito. Ex.: “ser”, “estar”, “permanecer”, “ficar” etc.
-
Predicativo do sujeito: é o termo que atribui uma característica ou um estado ao sujeito, geralmente sendo um substantivo, um adjetivo ou um pronome.
Veja, a seguir, alguns exemplos de predicado nominal:
Sujeito + predicado nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito)
A casa é bonita.
O menino está feliz.
Ela parece cansada.
Nesses exemplos, o predicativo do sujeito é o núcleo do predicado, sendo o elemento principal para entender a oração (“bonita”, “feliz”, “cansada”).
Como se identifica o predicado nominal?
Para identificar o predicado nominal, é preciso analisar a oração localizando o sujeito. O sujeito da oração é aquele que realiza uma ação ou sobre o qual se declara algo, como a característica ou o estado. Depois, é preciso observar se há um verbo de ligação na oração. O verbo de ligação expressa o estado desse sujeito.
Em seguida, é preciso ver se há um predicativo do sujeito, isto é, um termo que qualifica ou explica o estado do sujeito. Esse termo é o núcleo do predicado. Veja:
Sujeito + predicado nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito)
O dia está bem ensolarado.
Nessa oração, o sujeito é “O dia”, seguido de um verbo que é de ligação: “está”. O termo “bem ensolarado” traz uma qualidade do sujeito, sendo que “ensolarado” é um predicativo do sujeito, por ser um adjetivo que qualifica “dia”. Portanto, “está bem ensolarado” é um predicado nominal.
Outros tipos de predicados
Além do predicado nominal, há outros dois tipos de predicado: o verbal e o verbo-nominal.
→ Predicado verbal
O predicado verbal é o tipo de predicado que possui como núcleo um verbo significativo, que é um verbo que expressa uma ação, um fenômeno da natureza ou um processo. Nesses casos, é mais comum dizer que o sujeito da oração realiza ou sofre a ação do verbo.
O verbo significativo expressa uma ação do sujeito, enquanto o verbo de ligação expressa um estado do sujeito, por isso a diferença entre eles. O verbo significativo pode ser intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. É esse verbo que será o núcleo do predicado. Veja alguns exemplos:
Sujeito + predicado verbal
O menino chutou a bola.
A chuva caiu forte.
O bebê dormiu durante toda a tarde.
Nesses exemplos, o verbo é o elemento principal para se entender o predicado: “chutou”, “caiu”, “dormiu”. Portanto, são predicados verbais. Saiba mais detalhes sobre o predicado verbal clicando aqui.
→ Predicado verbo-nominal
O predicado verbo-nominal é o tipo de predicado que tem dois núcleos, um sendo um verbo significativo (verbo que expressa uma ação) e outro sendo um predicativo do sujeito (nome que expressa um estado do sujeito). Veja:
Sujeito + predicado verbo-nominal (verbo significativo + predicativo do sujeito ou do objeto)
O aluno chegou atrasado.
Os jogadores saíram do campo exaustos.
A mãe encontrou o filho distraído.
No primeiro e no segundo exemplos, além do verbo significativo (“chegou” e “saíram”), há um predicativo do sujeito: um adjetivo qualificando o sujeito de cada oração (“atrasado” e “exaustos”, respectivamente). Por sua vez, no último exemplo, além do verbo significativo (“encontrou”), há um predicativo do objeto: um adjetivo qualificando o objeto da oração (“distraído”).
Exercícios resolvidos sobre predicado nominal
Questão 1
Qual das alternativas a seguir apresenta um predicado nominal?
A) O gato dormiu a tarde toda.
B) A menina brincava no parque.
C) O professor explicou a matéria.
D) O céu está nublado.
E) O cachorro latiu para o carteiro.
Resolução:
Alternativa D.
Nela, o sujeito “O céu” é seguido de um verbo de ligação (“está”) e de um predicativo do sujeito (“nublado”), que atribui uma qualidade ao sujeito.
Questão 2
Em qual das orações abaixo o termo destacado não é um predicativo do sujeito?
A) A casa é grande.
B) O menino está doente.
C) Ela parece exausta.
D) O carro correu rápido.
E) O livro é interessante.
Resposta
Alternativa D.
O termo destacado não é um predicativo do sujeito, pois não atribui uma qualidade ao sujeito da oração (“O carro”), e sim ao verbo da oração (“correu”).
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.