Tipos de predicado
Os tipos de predicado são três: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. O predicado é a parte da oração que informa algo sobre o sujeito e pode ser classificado de acordo com o seu núcleo. O núcleo do predicado verbal é um verbo que indica uma ação do sujeito. O núcleo do predicado nominal é um nome que qualifica o sujeito. Já o predicado verbo-nominal tem dois núcleos: um verbo de ação do sujeito e um nome que qualifica o sujeito ou um termo do complemento.
Leia também: Quais são os tipos de sujeito?
Resumo sobre tipos de predicado
- Há três tipos de predicado: o verbal, o nominal e o verbo-nominal.
- O predicado verbal tem como núcleo um verbo de ação do sujeito.
- O predicado nominal tem como núcleo um nome que qualifica o sujeito.
- O predicado verbo-nominal tem dois núcleos: um verbo de ação do sujeito e um nome que qualifica ou o sujeito ou um termo do complemento.
- O predicado é o termo da oração que transmite uma ação, condição ou característica atribuída ao sujeito.
Quais são os tipos de predicado?
O predicado representa tudo o que se afirma sobre o sujeito em uma oração. Ele pode indicar uma ação (predicado verbal), expressar um estado ou uma qualidade do sujeito (predicado nominal) ou reunir ação e característica ao mesmo tempo (predicado verbo-nominal).
→ Predicado verbal
É o tipo de predicado cujo núcleo (ou seja, a parte essencial do predicado) é um verbo que indica ação, fenômeno ou processo praticado ou sofrido pelo sujeito. Em outras palavras, o foco do predicado verbal é o que sujeito faz.
Veja:
|
sujeito + verbo de ação + complemento |
Os alunos estudaram muito durante a semana.
O vento soprou forte.
Vocês chegaram?
Nos três casos, temos verbos de ação (“estudaram”, “soprou”, “chegaram”). Esse tipo de verbo carrega o principal sentido da oração. Assim, esses predicados são verbais.
→ Predicado nominal
É o tipo de predicado cujo núcleo é um nome (geralmente, um adjetivo ou substantivo) que indica uma característica, estado ou condição do sujeito. Em outras palavras, o foco do predicado nominal está no que o sujeito é ou em como ele está.
Atenção! O predicado nominal sempre vem acompanhado de um verbo de ligação, que é um tipo de verbo que liga o sujeito ao seu estado ou qualidade. O verbo de ligação não é um verbo de ação, pois não mostra a ação que o sujeito faz ou sofre.
Veja os exemplos:
|
sujeito + verbo de ligação + complemento (estado ou qualidade do sujeito) |
O dia estava lindo.
A professora anda estressada ultimamente.
O menino ficou gravemente doente.
Nessas orações, há verbos de ligação, pois eles não indicam uma ação verbal, e sim um estado ou uma qualidade do sujeito: “estava”, “anda”, “ficou”. Dessa forma, o principal sentido da oração é o nome que qualifica ou descreve o sujeito: “lindo”, “estressada”, “doente”. Portanto, são predicados nominais.
Dica! Os adjetivos que qualificam o sujeito são chamados de predicativos do sujeito.
→ Predicado verbo-nominal
É o tipo de predicado que combina características dos predicados anteriores. Então, o predicado verbo-nominal tem dois núcleos: um verbo de ação e um nome que qualifica um termo na oração.
Dica! Quando o adjetivo qualifica um termo do sujeito, ele é chamado de predicativo do sujeito. Quando qualifica um termo do complemento, ele é chamado de predicativo do objeto.
Veja este exemplo:
| sujeito + verbo de ação + complemento (predicativo do sujeito ou do objeto) |
A atleta chegou cansada.
- A atleta = sujeito
- chegou cansada = predicado verbo-nominal
- chegou = verbo de ação (núcleo verbal)
- cansada = predicativo do sujeito (núcleo nominal)
Nessa oração, há um verbo de ação: “chegou”. Portanto, ele é um núcleo do predicado. Há, também, um adjetivo que qualifica o sujeito: “cansada”. Logo, esse também é um núcleo do predicado. Assim, o predicado tem dois núcleos diferentes: um verbo de ação e um predicativo do sujeito. Portanto, trata-se de um predicado verbo-nominal.
Veja outros exemplos:
A mãe deixou o filho muito chateado.
- A mãe = sujeito
- deixou o filho muito chateado = predicado verbo-nominal
- deixou = verbo de ação (núcleo verbal)
- o filho = complemento verbal (objeto direto)
- muito chateado = predicativo do objeto
- chateado = núcleo nominal
Nesse outro caso, há um verbo de ação, “deixou”, que é o núcleo do predicado. Há um adjetivo, “chateado”, que também funciona como núcleo do predicado, dessa vez caracterizando um termo dentro do complemento (“filho”). Assim, o predicado tem dois núcleos: um verbo de ação e um predicativo do objeto. Portanto, também é um predicado verbo-nominal.
Como saber qual é o tipo de predicado?
Para identificar o tipo de predicado, siga algumas dicas:
- Localize o verbo: a partir dele, você poderá começar a classificação.
- Separe o sujeito do predicado: entenda quais elementos na oração são o sujeito e quais são o predicado. Assim, você entenderá se o predicado expressa uma ação do sujeito ou um estado dele.
- Verifique se o verbo é de ação ou de ligação: isso define se o predicado é verbal ou nominal.
- Analise a presença de adjetivos no predicado: observe se, no predicado, existe algum nome (como um adjetivo) que qualifica um termo do sujeito ou do próprio complemento. Isso indica se o predicado é nominal ou verbo-nominal, a depender do tipo de verbo na oração.
Saiba mais: Como saber quando é uma oração sem sujeito?
Exercícios resolvidos tipos de predicado
Questão 1
Leia a frase:
“É proibida a entrada de pessoas não autorizadas.”
Nesta frase, o predicado é verbo-nominal.
( ) Certo
( ) Errado
Resposta: Errado.
Reorganizando a frase, temos: “A entrada de pessoas não autorizadas é proibida”. Então, o sujeito é “a entrada de pessoas não autorizadas”, seguido pelo verbo de ligação “é” e pelo adjetivo “proibida”, que qualifica o sujeito. Assim, trata-se de um predicado nominal, apenas.
Questão 2
(FUNDATEC, 2025 – Adaptada)
Por Julia Buckley (Disponível em: www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/brasileiros-ja-podem-solicitar-autorizacaode-viagem-para-reino-unido-veja-como/ – texto adaptado especialmente para esta prova)
Considerando o fragmento adaptado do texto “Os aplicativos são mais rápidos”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O sujeito é “Os aplicativos”.
( ) O predicado é classificado como verbal.
( ) A oração apresenta predicativo do sujeito.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – V – F.
B) F – V – F.
C) F – F – V.
D) V – F – V.
E) V – F – F.
Resposta: Alternativa D.
Na oração, o sujeito é “Os aplicativos”. O verbo é de ligação (“são”), e o adjetivo “rápidos” é um predicativo do sujeito. Portanto, trata-se de um predicado nominal.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.