Whatsapp icon Whatsapp

Exército Vermelho

O Exército Vermelho foi um exército pertencente à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946. Representou a maior força terrestre dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
Militares do Exército Vermelho reunidos em Londres.
O Exército Vermelho foi a principal força terrestre dos Aliados na Segunda Guerra.

O Exército Vermelho foi um exército pertencente à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, criado após a Revolução de Outubro de 1917 pelos bolcheviques, com o objetivo de fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923).

Sua função era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência. O mais notável líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky, que assumiu a liderança quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na guerra civil.

Leia também: Domingo Sangrento — terrível episódio que precedeu a Revolução Russa

Resumo sobre o Exército Vermelho

  • O Exército Vermelho foi um exército pertencente à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, criado após a Revolução de Outubro de 1917 pelos bolcheviques.
  • Seu objetivo era fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923).
  • Sua função era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência.
  • Seu mais notável líder foi Leon Trotsky, que assumiu a liderança do exército quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na Guerra Civil.
  • O Exército Vermelho defendia os ideais da Revolução Bolchevique, em seu início, e os ideais comunistas da União Soviética, até sua dissolução.
  • O Exército Branco se opunha ao Exército Vermelho: era formado por forças contrárias à Revolução Russa e ao socialismo bolchevique e de diferentes origens, como anticomunistas, liberal-democratas e defensores do czarismo.

O que significa o Exército Vermelho?

O Exército Vermelho de Trabalhadores e Camponeses, chamado simplificadamente de Exército Vermelho, pertenceu à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, sendo sua principal tropa militar durante todo o período. Em sua fundação, contava com um efetivo de aproximadamente 5,5 milhões de homens e chegou a mais de 34 milhões durante a Segunda Guerra Mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Exército Vermelho?

Lênin, Trotsky e líderes comunistas russos durante o congresso que fundou o Exército Vermelho.
Lênin, Trotsky e líderes comunistas russos durante o congresso que fundou o Exército Vermelho.

O Exército Vermelho foi criado após a Revolução de Outubro de 1917, na segunda fase da Revolução Russa, pelos bolcheviques, com o objetivo de fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923). Em 1946, o Exército Vermelho foi incorporado às Forças Armadas Soviéticas com o nome de Exército Soviético e existiu até o fim da URSS, em 1991.          

Veja também: Invasão da Polônia — ofensiva que deu início à Segunda Guerra Mundial

Qual a função do Exército Vermelho?

A função do Exército Vermelho era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência. Dessa maneira, foi a principal força de infantaria em importantes conflitos, como a Guerra Civil Russa, guerras contra o Japão e a China, invasão da Polônia, Segunda Guerra Mundial, invasão da Manchúria e conflitos contra opositores do comunismo no Leste Europeu.

Durante a época da Guerra Civil Russa, contava com um efetivo de aproximadamente 5,5 milhões de homens, e, à época da Segunda Guerra Mundial, esse número aumentou para mais de 34 milhões, tornando-se a maior força terrestre dos Aliados durante os conflitos europeus da Segunda Guerra Mundial.

Quem era o líder do Exército Vermelho?

O comandante em chefe do Exército Vermelho era o líder da União Soviética, Josef Stalin, que governou de abril de 1922 a outubro de 1952. Além disso, a administração soviética possuía órgãos próprios para lidar com as forças armadas, como o Comissariado do Povo para a Guerra e Assuntos Marítimos, que teve como líderes Nikolay Dukhonin, Leon Trotsky, Nikolai Stogov e Alexander Svechin.

Certamente, o mais notável líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky (1879-1940), importante intelectual marxista e revolucionário bolchevique que assumiu a liderança do exército quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na Guerra Civil.

Leon Trotsky, um dos mais notáveis líderes do Exército Vermelho.
Leon Trotsky, um dos mais notáveis líderes do Exército Vermelho.

Após a morte de Lênin, Trotsky protagonizou uma disputa pelo poder contra Stalin, sendo expulso e exilado da URSS e terminando sua vida no México, assassinado a mando do governo de seu adversário.

O que o Exército Vermelho defendia?

O Exército Vermelho defendia os ideais da Revolução Bolchevique, em seu início, e os ideais comunistas da União Soviética, até sua dissolução. Tendo participado de diversas guerras, sua posição sempre foi a de atuar em nome da ideologia soviética e do direcionamento do Partido Comunista e do Soviete Supremo, que o governavam.

A insígnia do Exército Vermelho contém os símbolos do comunismo.
A insígnia do Exército Vermelho contém os símbolos do comunismo.

Qual a diferença entre Exército Vermelho e Exército Branco?

O Exército Branco foi formado no contexto da Guerra Civil Russa e se opunha ao Exército Vermelho. Organizado entre 1917 e 1923, era formado por forças contrárias à Revolução Russa e ao socialismo bolchevique, tendo diferentes origens, como anticomunistas, liberal-democratas e defensores do czarismo.

O Exército Branco recebeu ajuda dos Aliados da Primeira Guerra Mundial, organizados na Tríplice Entente. Contava com um efetivo de cerca de 2,4 milhões de homens e teve como principais lideranças Alexandr Kolchak, Vladmir Kappel e Anton Denikin. Durante o conflito, antagonizou o Exército Vermelho e foi derrotado por ele, quando a guerra civil foi definida e se estruturou a URSS.

Saiba mais: Bolcheviques x mencheviques — quem eram esses grupos e o que eles representavam

Exercícios resolvidos sobre o Exército Vermelho

1. O Exército Vermelho foi a principal tropa militar soviética e foi criado no contexto:

a) da Guerra Fria

b) da Guerra Civil Russa

c) da Segunda Guerra Mundial

d) da Revolução de Fevereiro de 1917

Resposta: B. O Exército Vermelho foi criado durante a Guerra Civil Russa.

2. Entre os principais líderes do Exército Vermelho, notabilizou-se:

a) Leon Trotsky

b) Vladmir Lênin

c) Karl Marx

d) Iúri Andropov

Resposta: A. Leon Trotsky foi um dos mais notáveis líderes do Exército Vermelho.

Fontes

FILHO, Daniel Aarão Reis. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Unesp, 2004.

FITZPATRICK, Sheila. Breve História da União Soviética. São Paulo: Todavia, 2023.

KENEZ, Peter. História da União Soviética. São Paulo: Edições 70, 2017.

Publicado por Tiago Soares Campos

Artigos Relacionados

Bolcheviques e mencheviques
Descubra quem são os bolcheviques e os mencheviques. Conheça a sua origem, seus principais líderes e o que cada grupo defendia na Revolução Russa.
Domingo Sangrento e a Revolução de 1905
Clique aqui e entenda a relação que há entre o massacre que ocorreu em São Petersburgo, conhecido como Domingo Sangrento, e a Revolução de 1905 na Rússia.
Josef Stalin
Clique no link para saber mais sobre a vida de Josef Stalin. Veja detalhes sobre sua atuação revolucionária e sobre o seu governo.
Leon Trotsky
Acesse este link para ver detalhes sobre a vida de Leon Trotsky, um dos grandes revolucionários russos do século XX.
Revolução Russa
Clique aqui e entenda o que foi a Revolução Russa. Conheça os aspectos relacionados a esse acontecimento e saiba quais foram suas consequências.
Revolução Russa – A crise e a queda do czarismo
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
União Soviética
Clique e acesse para ler sobre a história da União Soviética. Entenda como ela se formou e como acabou, em 1991. Confira seus principais acontecimentos!
video icon
Escrito"Educação e Cultura" sobre a imagem de um quadro-negro e livros.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!