Exército Vermelho
O Exército Vermelho foi um exército pertencente à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, criado após a Revolução de Outubro de 1917 pelos bolcheviques, com o objetivo de fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923).
Sua função era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência. O mais notável líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky, que assumiu a liderança quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na guerra civil.
Leia também: Domingo Sangrento — terrível episódio que precedeu a Revolução Russa
Resumo sobre o Exército Vermelho
- O Exército Vermelho foi um exército pertencente à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, criado após a Revolução de Outubro de 1917 pelos bolcheviques.
- Seu objetivo era fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923).
- Sua função era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência.
- Seu mais notável líder foi Leon Trotsky, que assumiu a liderança do exército quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na Guerra Civil.
- O Exército Vermelho defendia os ideais da Revolução Bolchevique, em seu início, e os ideais comunistas da União Soviética, até sua dissolução.
- O Exército Branco se opunha ao Exército Vermelho: era formado por forças contrárias à Revolução Russa e ao socialismo bolchevique e de diferentes origens, como anticomunistas, liberal-democratas e defensores do czarismo.
O que significa o Exército Vermelho?
O Exército Vermelho de Trabalhadores e Camponeses, chamado simplificadamente de Exército Vermelho, pertenceu à Rússia e à União Soviética entre 1918 e 1946, sendo sua principal tropa militar durante todo o período. Em sua fundação, contava com um efetivo de aproximadamente 5,5 milhões de homens e chegou a mais de 34 milhões durante a Segunda Guerra Mundial.
Qual a origem do Exército Vermelho?
O Exército Vermelho foi criado após a Revolução de Outubro de 1917, na segunda fase da Revolução Russa, pelos bolcheviques, com o objetivo de fazer frente às forças militares contrárias à revolução, sobretudo o Exército Branco, durante a Guerra Civil Russa (1917-1923). Em 1946, o Exército Vermelho foi incorporado às Forças Armadas Soviéticas com o nome de Exército Soviético e existiu até o fim da URSS, em 1991.
Veja também: Invasão da Polônia — ofensiva que deu início à Segunda Guerra Mundial
Qual a função do Exército Vermelho?
A função do Exército Vermelho era servir de principal tropa militar russa e soviética durante o período de sua existência. Dessa maneira, foi a principal força de infantaria em importantes conflitos, como a Guerra Civil Russa, guerras contra o Japão e a China, invasão da Polônia, Segunda Guerra Mundial, invasão da Manchúria e conflitos contra opositores do comunismo no Leste Europeu.
Durante a época da Guerra Civil Russa, contava com um efetivo de aproximadamente 5,5 milhões de homens, e, à época da Segunda Guerra Mundial, esse número aumentou para mais de 34 milhões, tornando-se a maior força terrestre dos Aliados durante os conflitos europeus da Segunda Guerra Mundial.
Quem era o líder do Exército Vermelho?
O comandante em chefe do Exército Vermelho era o líder da União Soviética, Josef Stalin, que governou de abril de 1922 a outubro de 1952. Além disso, a administração soviética possuía órgãos próprios para lidar com as forças armadas, como o Comissariado do Povo para a Guerra e Assuntos Marítimos, que teve como líderes Nikolay Dukhonin, Leon Trotsky, Nikolai Stogov e Alexander Svechin.
Certamente, o mais notável líder do Exército Vermelho foi Leon Trotsky (1879-1940), importante intelectual marxista e revolucionário bolchevique que assumiu a liderança do exército quando da sua organização e foi fundamental para a vitória bolchevique na Guerra Civil.
Após a morte de Lênin, Trotsky protagonizou uma disputa pelo poder contra Stalin, sendo expulso e exilado da URSS e terminando sua vida no México, assassinado a mando do governo de seu adversário.
O que o Exército Vermelho defendia?
O Exército Vermelho defendia os ideais da Revolução Bolchevique, em seu início, e os ideais comunistas da União Soviética, até sua dissolução. Tendo participado de diversas guerras, sua posição sempre foi a de atuar em nome da ideologia soviética e do direcionamento do Partido Comunista e do Soviete Supremo, que o governavam.
Qual a diferença entre Exército Vermelho e Exército Branco?
O Exército Branco foi formado no contexto da Guerra Civil Russa e se opunha ao Exército Vermelho. Organizado entre 1917 e 1923, era formado por forças contrárias à Revolução Russa e ao socialismo bolchevique, tendo diferentes origens, como anticomunistas, liberal-democratas e defensores do czarismo.
O Exército Branco recebeu ajuda dos Aliados da Primeira Guerra Mundial, organizados na Tríplice Entente. Contava com um efetivo de cerca de 2,4 milhões de homens e teve como principais lideranças Alexandr Kolchak, Vladmir Kappel e Anton Denikin. Durante o conflito, antagonizou o Exército Vermelho e foi derrotado por ele, quando a guerra civil foi definida e se estruturou a URSS.
Saiba mais: Bolcheviques x mencheviques — quem eram esses grupos e o que eles representavam
Exercícios resolvidos sobre o Exército Vermelho
1. O Exército Vermelho foi a principal tropa militar soviética e foi criado no contexto:
a) da Guerra Fria
b) da Guerra Civil Russa
c) da Segunda Guerra Mundial
d) da Revolução de Fevereiro de 1917
Resposta: B. O Exército Vermelho foi criado durante a Guerra Civil Russa.
2. Entre os principais líderes do Exército Vermelho, notabilizou-se:
a) Leon Trotsky
b) Vladmir Lênin
c) Karl Marx
d) Iúri Andropov
Resposta: A. Leon Trotsky foi um dos mais notáveis líderes do Exército Vermelho.
Fontes
FILHO, Daniel Aarão Reis. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo: Unesp, 2004.
FITZPATRICK, Sheila. Breve História da União Soviética. São Paulo: Todavia, 2023.
KENEZ, Peter. História da União Soviética. São Paulo: Edições 70, 2017.