Whatsapp icon Whatsapp

Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial

A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910.
Hitler discursando em Danzig, cidade conquistada pelos alemães durante a Invasão da Polônia *
Hitler discursando em Danzig, cidade conquistada pelos alemães durante a Invasão da Polônia *

A Segunda Guerra Mundial começou a partir de um ato de agressão da Alemanha Nazista contra a Polônia em 1º de setembro de 1939. O saldo da Segunda Guerra foi de 60 milhões de mortos, além de muita destruição, casos chocantes de violência e uso inapropriado de armas contra civis, como ficou evidente no holocausto, massacre de Katyn, uso de bombas nucleares, entre outros.

Antecedentes da Invasão da Polônia

A popularização do Nazismo levou Adolf Hitler ao poder na Alemanha em 1933. Durante toda a década de 1920 e 1930, Hitler defendeu algumas ideias que foram registradas em seu livro Minha Luta (Mein Kampf). Entre algumas dessas ideias, podemos citar: 1) Hitler pregava abertamente o preconceito contra os judeus (antissemitismo) e atribuía a eles a responsabilidade pelos problemas econômicos alemães; 2) defendia um princípio etnocêntrico que afirmava que a raça germânica (chamada de ariana) era superior aos outros povos; 3) defendia a formação do novo império (reich) alemão a partir da construção de um espaço vital (lebensraum) para que a raça germânica pudesse viver.

A formação desse espaço vital, segundo Hitler, seria realizada em regiões onde havia populações germânicas e regiões onde estava o antigo Império Prussiano, que havia sido fragmentado após a Segunda Guerra Mundial. Para alcançar esse objetivo, Hitler anexou a Áustria, em 1938, e também os Sudetos (região da Tchecoslováquia de população germânica) após a Conferência de Munique.

O outro passo era recuperar territórios que formavam o antigo império prussiano e que se tornaram a Polônia após a Primeira Guerra Mundial. Além disso, territórios poloneses separavam a Prússia Oriental do restante da Alemanha a partir do chamado corredor polonês. O objetivo alemão era, portanto, interligar novamente a Prússia Oriental com a Alemanha.

Para evitar um possível ataque alemão, a Polônia fez acordos com Inglaterra e França em que ambas se comprometiam a defender militarmente a Polônia caso fosse atacada pela Alemanha. A Alemanha Nazista, por sua vez, garantiu, em agosto de 1939, um acordo de não agressão com a União Soviética e que também estipulava a divisão da Polônia entre as duas nações se o território polonês fosse invadido.

Operação Himmler e Invasão da Polônia

Avião alemão sobrevoando a Polônia durante a invasão em 1939
Avião alemão sobrevoando a Polônia durante a invasão em 1939

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A invasão da Polônia foi iniciada na madrugada de 1º de setembro 1939. A justificativa alemã para a invasão foi um suposto ataque polonês contra posições alemãs na fronteira. Esse ataque polonês foi encenado por tropas alemãs na chamada Operação Himmler. Uma vez realizada a invasão, tanto Inglaterra como a França solicitaram satisfações da Alemanha conforme o relato:

A França e a Grã-Bretanha tinham compromissos de ajuda aos poloneses. Os dois países enviaram um ultimato à Alemanha exigindo a imediata paralisação da invasão. Hitler não se deu ao trabalho de responder. Diante disso, a França e a Grã-Bretanha não tiveram outra saída senão declarar guerra à Alemanha, em 3 de setembro|1|.

Uma vez iniciado o conflito, esperava-se que a resistência polonesa pudesse segurar o avanço alemão durante alguns meses, o que acabou não acontecendo. Além disso, o prometido apoio britânico e francês para a Polônia, caso fosse atacada, nunca aconteceu.

A superioridade do exército alemão era evidente, principalmente por possuir armamentos mais modernos. A vitória alemã também é atribuída à utilização da guerra-relâmpago (blitzkrieg), algo inovador na época por aliar ataques coordenados do exército, blindados, artilharia e aviação, pegando o adversário de surpresa. Além disso, a decisão do exército polonês de proteger toda fronteira enfraqueceu o poder de resistência de seu exército.

No dia 17, a União Soviética invadiu a Polônia e ocupou a parte leste do território polonês. A invasão soviética na Polônia foi responsável por inúmeras mortes e atribui-se a essa invasão o massacre de mais de 20.000 oficiais poloneses a mando do serviço secreto soviético em um episódio chamado de massacre de Katyn.

A resistência polonesa durou pouco mais de vinte dias. No dia 28 de setembro, a capital polonesa, Varsóvia, rendeu-se ao exército alemão. O governo polonês exilou-se em Londres, Grã-Bretanha. A ocupação alemã na Polônia durou até 1945, quando foram expulsos pelo avanço dos exércitos da União Soviética.

|1| TOTA, Pedro. Segunda Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das guerras. São Paulo: Contexto, 2013, p.364.

*Créditos da imagem: Everett Historical e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anne Frank
Clique e acesse este texto para saber mais detalhes sobre a vida de Anne Frank. Conheça sua origem, sua vida no confinamento e seu diário.
Selo russo celebrando, em 1995, os 50 anos da vitória sobre os alemães na Batalha de Berlim*
Batalha de Berlim e a queda do Nazismo
Entenda os fatos relacionados à Batalha de Berlim, como a subsequente queda do Nazismo entre os últimos eventos da Segunda Guerra Mundial.
Monumento construído no Rio de Janeiro em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra *
Brasil na Segunda Guerra Mundial
Entenda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com o envio de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira.
Dia D
Entenda como foi Dia D, que marcou o desembarque de tropas Aliadas na Normandia, região ao norte da França, na Segunda Guerra.
O ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Venha conhecer a história da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os fatos que levaram os norte-americanos a participarem do conflito bélico.
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944
Fases da Segunda Guerra Mundial
Conheça a trajetória da Segunda Guerra Mundial no continente europeu em suas duas fases.
Holocausto
Acesse o site e veja o que foi o Holocausto e como os judeus foram perseguidos e mortos pelos nazistas. Conheça a Solução Final de Hitler contra os judeus.
Canhão alemão utilizado durante a campanha de invasão da Noruega em 1940
Invasão alemã na Noruega em 1940
Clique e entenda como foi a invasão alemã sobre a Noruega e saiba quais foram as consequências para os Aliados e para o Eixo.
Soldados alemães invadindo a URSS durante a Operação Barbarossa
Operação Barbarossa
Saiba como ocorreu a Operação Barbarossa, uma das maiores campanhas militares da Segunda Guerra Mundial.
video icon
Biologia
Anelídeos
Nesta videoaula, vamos falar sobre mais um filo de invertebrados, os anelídeos, que são animais com o corpo vermiforme, segmentado e sem patas. O mais famoso representante do grupo são as minhocas, animais muito importantes para o solo e auxiliam também na agricultura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.