Whatsapp icon Whatsapp

Magnésio

Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
O Magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, deve ser incluído na dieta de pessoas que desejam evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos e aumentar a densidade óssea. O corpo de um adulto apresenta, aproximadamente, 25 gramas desse micronutriente que participa de centenas de reações metabólicas.

O magnésio é considerado um mineral e está envolvido em funções como produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.

A deficiência de magnésio é rara, já que o mineral é abundante no organismo, no entanto vale ficar atento a doenças que aumentam o risco de deficiência de magnésio, como doença de Crohn, síndrome da má absorção, doença celíaca, doenças renais e alcoolismo crônico.

Boas opções para uma dieta rica em magnésio são as verduras e legumes verdes, cereais integrais e oleaginosas, alimentos de origem vegetal e animal. Carnes e leite apresentam uma quantidade intermediária.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Aplicação dos Sais Inorgânicos
Caráter iônico, Aplicação dos sais inorgânicos, Bicarbonato de sódio, Carbonato de amônio, Carbonato de lítio, Cloreto de amônio, Cloreto de sódio, Fluoreto de estanho II, Iodeto de sódio, Iodeto de potássio, Nitrato de potássio, Permanganato de potássio, Sulfato de bário, Sulfato de cálcio, Sulfato de ferro II, Nitrato de potássio, Sulfato de magnésio.
Flúor (F)
Você sabe qual é o elemento químico flúor? Clique aqui e conheça suas propriedades, características, formas de obtenção, aplicações e história.
Fósforo (P)
Você já ouviu falar do elemento químico fósforo? Clique aqui e conheça suas características, propriedades, obtenção, aplicações e história.
Toxicidade do Cromo
Esse elemento pode ser cancerígeno.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.