Fósforo

O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções.
O fósforo se faz presente em todos os organismos vivos, se encontra de forma natural em ossos, mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares.

Esse micronutriente, o fósforo, está presente no código genético (DNA e RNA), é responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo. Sendo assim, o corpo precisa do fósforo para equilibrar seu pH, que deve estar sempre constante, garantindo o sucesso das reações químicas responsáveis por manter todos os órgãos funcionando. Os sintomas da deficiência de fósforo são diminuição de apetite, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos e maior suscetibilidade a infecções.

Os alimentos vegetais que derivam de sementes como os cereais e nozes, e os legumes têm níveis elevados de fósforo. A farinha de trigo integral contém uma maior concentração de fósforo que a farinha branca (cerca de três vezes mais).

Leite e ovos possuem alto conteúdo de fósforo, e conseqüentemente derivados do leite como o queijo contém fósforo em quantidades satisfatórias em sua composição. Mas nem todo fósforo presente em nossa dieta tem origem natural, o polifosfato, por exemplo, está presente como aditivo alimentar em alimentos como presunto, frangos congelados pré-embalados. Essa substância retarda a rancidez de alguns produtos, porque são agentes quelantes poderosos e removem os íons ferro e cobre, que são responsáveis pela auto-oxidação de lipídios na carne.
O polifosfato evita a oxidação de carnes congeladas.
O polifosfato evita a oxidação de carnes congeladas.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
Magnésio
Magnésio, mineral essencial para o corpo humano, evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, aumentar a densidade óssea, reações metabólicas, produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.
Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
Propriedades do Cloro
Cloro, gás em temperatura ambiente, cloretos, cloratos, cloreto de sódio, erupções vulcânicas, oxidante, branqueador, desinfetante, Benefícios do cloro, sistemas de saneamento básico, equilíbrio ácido-base, manutenção do Ph sangüíneo, ativação de enzimas, Ação tóxica do Cloro.
O leite é um alimento rico em fósforo que deve fazer parte da nossa dieta
Hipofosfatemia
Entenda o que é a hipofosfatemia, seus sintomas e como o nível de fósforo pode ser corrigido.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
Flúor
Mineral flúor, alimentos que contêm flúor, água fluoretada, frutos do mar, fígado bovino, Teflon, polímero que contém flúor, efeito benéfico no esmalte dental, desmineralização dental, remineralização, osteoporose, manchas no esmalte dos dentes.