Flúor

O flúor é um mineral natural encontrado em muitos solos, é largamente distribuído pela natureza.

Veja a lista de alguns alimentos que contêm flúor:

• Os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada;
• Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor;
• Frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor;
• Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor.

O flúor é considerado essencial devido ao seu efeito benéfico no esmalte dental, por isso algumas empresas de serviço público adicionam flúor à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Mas como o flúor ajuda a prevenir cáries?

O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes que ainda não nasceram (crianças) e nos que já se formaram. O flúor possui estas propriedades porque trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em nossa boca.

Processo de formação da cárie dentária:

- O esmalte dos dentes é sólido, consiste de vários filamentos juntos feitos de minerais;

- Quando comemos, as bactérias presentes na saliva formam ácidos no exterior do dente que entram nos filamentos do esmalte causando a desmineralização dental;

- Esse processo de desmineralização pode produzir um ponto fraco na superfície do dente;

- Se não houver tratamento pode surgir cárie no esmalte, criando uma cavidade;

- O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária abrandando a quebra do esmalte e acelerando o processo natural de remineralização.

É válido lembrar que o consumo excessivo não traz mais benefícios dentários, pelo contrário, o flúor em excesso causa manchas no esmalte dos dentes e osteoporose. Então como saber se está recebendo quantidade suficiente de flúor?

Se a água que você bebe contiver flúor, somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para que adultos e crianças tenham dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries. Se a água de sua comunidade não for fluoretada, então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para serem ingeridos diariamente.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O polifosfato evita a oxidação de carnes congeladas.
Fósforo
Fósforo e suas funções no organismo, metabolismo dos glicídios, metabolismo intermediário de açúcares, micronutriente, balanço ácido-básico do organismo, anemia, fraqueza muscular, polifosfato, agentes quelantes, auto-oxidação de lipídios.
Damasco é uma fruta rica em Manganês.
Manganês
Metais de transição, metabolismo de carboidratos, excesso de manganês no organismo, deficiência de manganês, manganês afeta a capacidade reprodutiva, metais pesados, absorvido no intestino delgado.
Recém-nascidos precisam de fosfato de cálcio para desenvolver os ossos.
Cálcio
Mineral Cálcio, aleitamento materno, alimentos ricos em cálcio, derivados do leite, laticínios, fosfato de cálcio, osteoporose, baixos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, controle hormonal, redução de sintomas da tensão pré-menstrual.
Oleaginosas: fonte rica em magnésio.
Magnésio
Magnésio, mineral essencial para o corpo humano, evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, aumentar a densidade óssea, reações metabólicas, produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.
Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes
Cuidados com os dentes
Descubra quais são os principais cuidados que devemos ter com os dentes para garantir um sorriso bonito e uma maior eficiência na mastigação.
Mariscos do mar são ricos em mineral zinco.
Zinco
Componente essencial no sítio ativo de muitas enzimas, Funções do Zinco no organismo, metabolismo celular, função neurológica, reprodução, síntese de hormônios, transmissão do impulso nervoso.
Gesso para imobilizações é fabricado a partir de Sulfato de Cálcio.
Aplicação dos Sais Inorgânicos
Caráter iônico, Aplicação dos sais inorgânicos, Bicarbonato de sódio, Carbonato de amônio, Carbonato de lítio, Cloreto de amônio, Cloreto de sódio, Fluoreto de estanho II, Iodeto de sódio, Iodeto de potássio, Nitrato de potássio, Permanganato de potássio, Sulfato de bário, Sulfato de cálcio, Sulfato de ferro II, Nitrato de potássio, Sulfato de magnésio.
Cobre
Toxicidade do cobre, papel fundamental no metabolismo dos organismos vivos, acúmulo no organismo, cupremias, taxas de cobre, acúmulo maléfico, metal pesado, ácido nítrico, sintomas de intoxicação, excesso de cobre no organismo, sulfato de cobre é letal em humanos.
Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
Propriedades do Cloro
Cloro, gás em temperatura ambiente, cloretos, cloratos, cloreto de sódio, erupções vulcânicas, oxidante, branqueador, desinfetante, Benefícios do cloro, sistemas de saneamento básico, equilíbrio ácido-base, manutenção do Ph sangüíneo, ativação de enzimas, Ação tóxica do Cloro.
Antimônio é componente de sombras para olhos.
Antimônio
Antimônio, doses corretas de antimônio no organismo, toxicidade do antimônio, metal sólido de cor cinza prateada, induzir o vômito em pacientes, Óxido de Antimônio, fabricação de maquiagens, sais de antimônio.